E é assim o futebol. Por mais contas que se façam… o que conta é mesmo o que se passa dentro de campo.
Na semana passada apresentámos as nossas primeiras contas da época, com o Benfica como favorito ao título. Mas bastou uma jornada para virar tudo do avesso. Com as vitorias confortáveis do Sporting e Porto e o deslize do Benfica, temos agora um campeonato bem diferente pela frente.
Para tristeza dos dois autores, o Porto é agora o grande favorito, com uma probabilidade de 42%, seguido pelo Sporting, com 32% e só depois o Benfica com 25%. Ou seja, com 5 pontos de atraso à entrada da sétima jornada, o penta passou de uma forte possibilidade a uma miragem.
https://observador.pt/interativo/primeira-liga-as-probabilidades-de-vitoria-equipa-a-equipa/
Claro que ainda há muito campeonato pela frente, e Rui Vitória já deu mostras de que é capaz de dar a volta a maus inícios de época, mas ainda assim, e a julgar pelas últimas jornadas, esta tarefa parece cada vez mais difícil. Lá para baixo, na liga dos últimos, as coisas estão ainda mais competitivas. Com pelo menos 8 equipas em risco sério de despromoção. O desportivo das Aves lidera este “campeonato”, seguido do Paços de Ferreira e Chaves.
Veremos se as próximas jornadas não mudam este panorama… cá estaremos para atualizar novamente os números – até lá, é largar o excel, aproveitar o bom tempo do início de Outono e… ver a bola rolar!