O mundo da moda ficou sem reação. Aliás, passadas mais de 24 horas do desfile da Balenciaga, que aconteceu este domingo, em Paris, ainda ninguém sabe muito bem o que dizer. A marca francesa surpreendeu tudo e todos com uma colaboração, no mínimo, insólita. Já o desfile se aproximava do fim quando surgiram as primeiras modelos com Crocs. De facto, Demna Gvasalia, o diretor criativo da maison, fez uma colaboração com a marca e transformou as famosos chinelos confortáveis em sandálias de plataforma com 10 centímetros de altura.

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“Os Crocs têm sido muitas coisas — práticos, confortáveis e resistentes — mas nunca foram cool. Até agora.” A frase pode ler-se num artigo da Vogue britânica, publicado instantes após o desfile. A verdade é que os Crocs são das peças mais renegadas pelo mundo na moda, o que não tem impediu a marca americana, fundada em 2002, de chegar aos quatro cantos do mundo. Com mais de 300 milhões de pares vendidos em mais de 90 países, a empresa, cotada em bolsa, continua a ter no modelo Clog o seu best-seller. E foi precisamente esse o ponto de partida da Balenciaga que, além de lhes ter subido o salto, também os encheu de pins. A pergunta é: será que vai pegar?

Com as últimas coleções, a marca atravessa um pico de popularidade. Depois do logotipo de campanha de Bernie Sanders e do famoso saco azul da Ikea, a Balenciaga continua a mostrar que a moda se pode apropriar de tudo e que não há nada que não possa passar de feio e banal e cool num estalar de dedos, que é como quem diz num desfile em Paris.

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É um sapato muito inovador. É leve, é uma peça única feita de espuma moldada e, para mim, este tipo de técnicas e materiais são muito Balenciaga”, afirmou o designer, nos bastidores do desfile.

Esta não é a primeira vez que um designer de moda tenta fazer dos Crocs um objeto de desejo. Em fevereiro, Christopher Kane deixou meio mundo de olhos pregados ao chão. O designer deu o seu toque aos chinelos e levou-os para o desfile da coleção outono-inverno 2017/18, na Semana da Moda de Londres. Uma das versões, com pelo, está à venda por 495€. O designer não ficou por aí e voltou à carga agora em setembro, desta vez com aplicações cintilantes sobre o material resinoso de que são feitos os Crocs.

No Facebook, a Balenciaga já oficializou a colaboração. A maison anunciou que as sandálias estarão à venda em exclusivo nas suas lojas (físicas e online), mas só na próxima primavera. Até lá, quem ficou com vontade de antecipar a tendência vai ter de recorrer aos originais.