A época das folhas secas pelo chão e das castanhas assadas está aí, sim, e não há que deprimir porque o verão já lá vai. Aliás, há uma série de práticas que o podem fazer mudar de ideias quanto à estação e, desta forma, apreciá-la, a começar por casa. Reunimos oito dicas para que o seu espaço se prepare a rigor para este outono.
Tenha mantas e almofadas confortáveis por perto
Há um provérbio que diz “no outono o sol tem sono”. E não é o único. Nesta altura do ano o sofá vai ser mesmo um dos seus melhores amigos de fim de semana ou de fim de dia. Por isso, aproveite a “ronha” sem remorsos. Mantas e almofadas são dois dos elementos essenciais para que neste campo seja bem sucedido. Escolha os que condizem com a estação: práticos e confortáveis (tricô e crochet encaixam bastante bem na época). Se receber amigos em casa, pode também estender o conceito tendo umas quantas mantas enroladas num cesto para que os convidados as possam usar enquanto se dão longas conversas.
Diga sim às cores quentes
Quer seja na escolha das mantas e roupa de cama ou nos objetos de decoração e até no papel de parede, as cores terra, mais fortes e quentes, reforçam a sensação de aconchego. Entre elas, o castanho, o verde musgo, o azul, os tons vermelhos, laranja e amarelos. Arrisque, mudar a decoração em cada estação tem mais vantagens do que as estéticas, é uma forma de estar focado num objetivo e, desta forma, sentir-se motivado e descontraído.
Recupere móveis antigos
Se há algum móvel antigo guardado na despensa ou na garagem, traga-o para um espaço visível da casa. Os objetos rústicos não devem ficar de lado, nesta estação. Muito pelo contrário: além de elegância, as madeiras conferem conforto ao espaço. E se for preciso recuperar algum deles, arrisque um curso de restauro e reciclagem de móveis. Na escola Artlier, por exemplo, aprende métodos e materiais tradicionais, tais como “o polimento a goma-laca, restauro de embutidos e marqueteria, remendos em madeira ou folha e colagens com grude”. O valor do curso começa nos 80€.
Aproveite as folhas secas
Sim, é exatamente o que está a pensar: levar as folhas secas que encontra na rua para dentro de casa. É a forma mais direta de compor o cenário de outono dentro de portas. Guarde as folhas que vai encontrando e que gosta. Depois, em casa, com criatividade, aproveite-as para as colocar em molduras, fazer quadros ou colocá-las em jarras para enfeitar.
Recupere os cortinados e os tapetes
Se guardou os cortinados e os tapetes no verão, está na hora de os recuperar. Fazem todo o sentido no outono. Tecidos quentes, mais pesados, de malha, flanela, lã, vão tornar o ambiente mais agradável. Se estiver a pensar ainda em comprá-los, aposte nas cores quentes e em padrões como o axadrezado escocês.
Continue a aproveitar a varanda, o terraço e o jardim
Não deixe de aproveitar o espaço exterior, sempre que possível. As mantas também funcionam aqui, tenha sempre um conjunto delas em cestos de verga, por exemplo. As velas ajudam a compor o ambiente, assim como as floreiras com as plantas da época. Arrisque ainda nas grinaldas, para que tudo fique a rigor e tenha ainda mais vontade de aproveitar este espaço.
Use velas
Muitas e por todas as divisões. As velas criam ambientes intimistas e, ao mesmo tempo, ajudam a relaxar. Pode optar por tê-las em qualquer canto da casa, com os devidos cuidados que requerem. Em castiçais, dentro de lanternas, em frascos de vidro, as opções são variadas. E pode sempre optar pelas que têm cheiros que o remetam para a época do outono.
Leia os livros que há muito quer ler, ouça as músicas que estão em pausa
Muito ao estilo hygge e lagom, a última sugestão é de que aproveite para fazer atividades que o relaxem dentro de casa, sem que tenha de ficar aborrecido porque lá fora chove e não pode ir passear. Sinta-se confortável a ler os livros que há muito tem pendentes e a ouvir playlists relaxantes.
“Hygge”. A palavra mágica que faz da Dinamarca o país mais feliz do Mundo