À medida que os dias vão ficando mais curtos e mais frios, sabe bem um cheirinho quente. Não a castanhas ou a lareira mas talvez a rosa, baunilha, anis, âmbar, almíscar ou couro, ingredientes comuns nos perfumes de inverno. Diz-se que o verão é a estação da alegria, das férias, da paz de espírito, das aventuras e da diversão como se, em contraste, o inverno fosse o tempo da tristeza. Ou como se frio, chuva e um céu cinzento só nos trouxessem sentimentos de desolação. Mas se este é o seu caso — se passa o inverno a desejar que chegue de novo o tempo quente -, a verdade é os perfumes de inverno podem ter a capacidade de reverter estas emoções mais cinzentas porque os seus ingredientes são mais fortes, amadeirados e quentes — para nos darem uma sensação de bem-estar na alma e na pele.

O calor faz com que as fragrâncias se intensifiquem (daí que são mais leves para não nos sufocarem) mas o frio “cola-as” à pele, tornando mais difícil que o aroma venha à superfície. Daí que o inverno peça cheiros bem fortes, intensos e duradouros à prova das mil e uma camadas de roupa que usamos. Cheiros que se consigam “descolar” da pele e deixar-nos uma sensação calorosa que perdure ao longo do dia.

Para evitar que vá para as perfumarias dar cabo do seu nariz a cheirar fragrâncias, escolhemos 18 perfumes que cheiram a inverno e que vão tornar os próximos meses bem mais quentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR