Não tem as cores da bandeira na capa nem galos de Barcelos no interior mas as suas 148 páginas são dedicadas exclusivamente ao que se faz em Portugal. Esta quinta-feira, dia 16 de novembro, chega às bancas uma nova revista em papel com a marca Observador. Depois do sucesso alcançado com as duas edições de aniversário, trata-se de um número especial que alarga o conceito da rubrica “100% Português” a diversas áreas do Lifestyle e que pretende mostrar o melhor da criatividade nacional.

Dividida em verbos como “criar”, “comprar”, “sair”, “comer” e “beber”, a nova revista reúne alguns dos melhores artigos publicados na secção de Lifestyle ao longo de dois anos e meio — devidamente atualizados ou mesmo apresentados com um novo formato — e uma série de histórias inéditas 100% portuguesas. Não vou mentir: a escolha dos temas não foi fácil, mas isso diz mais da energia criativa do país e da abundância de assuntos que podiam ser tratados do que de uma possível indecisão editorial.

Entre os conteúdos da Observador Lifestyle encontram-se uma seleção dos artesãos que estão a revolucionar produtos tradicionais com um design inovador, a escolha das melhores lojas nacionais, a explosão das adegas desenhadas por arquitetos de prestígio, o boom das marcas para crianças e mais de 90 sugestões para oferecer neste Natal (ou, como diz o ditado, quando um homem quiser). Há ainda espaço para noticiar o renascimento da Olaio e o crescimento da joalharia portuguesa, para assinalar quem ousa pensar diferente numa rubrica batizada de “Ideias Luminosas” e até para conhecer a história dos rebuçados Dr. Bayard numa banda desenhada de Nuno Saraiva.

A coordenação editorial ficou a meu cargo e do João Miguel Tavares e toda a Observador Lifestyle foi desenhada de raiz pela Silvadesigners, com o envolvimento incansável do Jorge Silva e a magia do Luís Alexandre, que se entregou a cada página com a mesma dedicação. Na minha nada suspeita (ou modesta) opinião, a revista está muito, muito bonita. Mas esse foi o objetivo desde o início: fazer um objeto que apeteça guardar e folhear muitas vezes, e acima de tudo uma revista de Lifestyle diferenciada de todas as outras que existem no mercado português.

O preço de capa? 4,90 euros. São três cêntimos por página para conhecer (esperamos nós) um retrato do país moderno, criativo e vibrante. Sem galos de Barcelos mas cheio de futuro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR