Mapas

Portugal é assim tão pequeno? Estes mapas mostram o nosso verdadeiro tamanho

1.795

A projeção Mercator, com que os mapas foram desenhados, faz com que alguns países pareçam maiores ou mais pequenos do que realmente são. Mas há um site que mostra o seu verdadeiro tamanho.

The True Size Of...

Há um problema com os mapas que atualmente usamos: eles levam-nos ao engano. Os caminhos estão todos certos, os rios estão bem desenhados e as cidades estão todas corretamente indicadas, mas há um erro crasso nestes mapas de papel que existem: o tamanho. A maior parte dos países parece muito maior ou muito mais pequeno do que realmente é. Na realidade, a gigantesca Rússia não é muito maior que o norte de África. E o Brasil é muitíssimo maior que a Gronelândia.

A culpa é da projeção Mercator, os cálculos que transformam o globo terrestre numa folha de papel transferindo as linhas de latitude e de longitude numa grelha com linhas horizontais e verticais. Isso é bom para os navegadores, que com este mecanismo tiveram uma melhor perceção das posições relativas dos países e dos percursos marítimos entre elas. Mas é mau para todas as outras pessoas, que interpretam mal os tamanhos e áreas dos países quando comparados entre si.

E isso leva-nos a perguntar: será que Portugal é assim tão pequeno quanto isso? A resposta pode ser encontrada no site “The True Size Of“: basta procurar por um país e arrastá-lo pelo mapa fora para comparar o seu tamanho com o dos outros países do mundo. Foi o que fizémos com Portugal. E descobrimos que sim, é mesmo pequeno. Mas talvez não seja tão pequeno quanto julgamos. Veja as comparações na fotogaleria.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)