Rádio Observador

Mapas

Portugal é assim tão pequeno? Estes mapas mostram o nosso verdadeiro tamanho

1.795

A projeção Mercator, com que os mapas foram desenhados, faz com que alguns países pareçam maiores ou mais pequenos do que realmente são. Mas há um site que mostra o seu verdadeiro tamanho.

The True Size Of...

Há um problema com os mapas que atualmente usamos: eles levam-nos ao engano. Os caminhos estão todos certos, os rios estão bem desenhados e as cidades estão todas corretamente indicadas, mas há um erro crasso nestes mapas de papel que existem: o tamanho. A maior parte dos países parece muito maior ou muito mais pequeno do que realmente é. Na realidade, a gigantesca Rússia não é muito maior que o norte de África. E o Brasil é muitíssimo maior que a Gronelândia.

A culpa é da projeção Mercator, os cálculos que transformam o globo terrestre numa folha de papel transferindo as linhas de latitude e de longitude numa grelha com linhas horizontais e verticais. Isso é bom para os navegadores, que com este mecanismo tiveram uma melhor perceção das posições relativas dos países e dos percursos marítimos entre elas. Mas é mau para todas as outras pessoas, que interpretam mal os tamanhos e áreas dos países quando comparados entre si.

E isso leva-nos a perguntar: será que Portugal é assim tão pequeno quanto isso? A resposta pode ser encontrada no site “The True Size Of“: basta procurar por um país e arrastá-lo pelo mapa fora para comparar o seu tamanho com o dos outros países do mundo. Foi o que fizémos com Portugal. E descobrimos que sim, é mesmo pequeno. Mas talvez não seja tão pequeno quanto julgamos. Veja as comparações na fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Ambiente

Ser ambientalista agora é muito fácil

Salvador Malheiro

Qual é a estratégia de descarbonização quando, neste mandato, o Bloco quis a todo o custo taxar as energias renováveis, se opôs à construção de barragens, à energia eólica e à exploração de lítio?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)