A fotografia não teve um inventor. Teve vários. Nicéphore Niépce foi o primeiro a conseguir fixar uma imagem de forma permanente. Louis Daguerre tornou o processo fotográfico rápido e acessível. William Henry Fox Talbot inventou os negativos e a primeira câmara digital foi desenvolvida por um engenheiro da Kodak, Steve Sasson.

Só que Niépce demorou oito horas a fixar essa primeira imagem. As que Daguerre captava eram reveladas recorrendo a uma substância tóxica: vapores de mercúrio. O calótipo de Talbot era muito pouco nítido e a câmara de Sasson não ia além do preto e branco, 0,01 megapixels e demorava 23 segundos a registar a fotografia numa cassete.

Ou seja, a fotografia como hoje a entendemos exigiu aperfeiçoamento. E continua a exigi-lo, em busca de maior nitidez, alcance e rapidez. Mas esse aperfeiçoamento não deve ser exclusivo da tecnologia. Também pode ser aplicado ao local onde ela se exibe e adquire.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É por isso que o espaço de fotografia do El Corte Inglés foi aperfeiçoado, oferecendo maior destaque aos produtos e conforto aos clientes.

É por isso que a oferta de produtos nesse mesmo espaço é também aperfeiçoada constantemente, abrangendo todos os tipos de acessórios e câmaras, das instantâneas ou compactas às topo de gama profissionais, algumas delas exclusivas.

É por isso que os funcionários que ali trabalham procuram, também eles, aperfeiçoar-se, estudando todos os produtos expostos, para que a frase “em que posso ser útil?” não seja entendida como mera cortesia.

É por isso que os preços da loja, já de si competitivos e com condições especiais de financiamento, são ainda aperfeiçoados em constantes campanhas de desconto.

Finalmente, é também por isso que nem sequer é preciso sair de casa para beneficiar de tudo isto, já que a plataforma online foi igualmente aperfeiçoada: está mais segura, rápida e intuitiva, com vários métodos de pagamento disponíveis, incluindo PayPal e Multibanco.

Podia dizer-se que é tudo uma questão de perspetiva: afinal, estamos a falar de fotografia. Mas não, é mesmo uma questão de perfeição.