Um lince-ibérico foi colocado à venda na plataforma de classificados online OLX. O anúncio, que foi entretanto retirado, já está a ser investigado pelo Ministério Público, disse à Lusa o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

O anúncio referia que tinha capturado o animal em vias de extinção na zona de Alcoutim, no Algarve, através de uma armadilha para raposas. O estabelecia um preço “negociável” de 1.500 euros e descrevia a venda como “urgente”. Na descrição do anúncio, podia ler-se que “o animal é muito bravo, mas com o tempo irá ficar mais manso” e que a venda era necessária porque “não podia ser apanhado com ele em casa” e o lince-ibérico já teria atacado o filho “inúmeras vezes”.

A Agência Lusa também cita uma fonte policial, que refere que a imagem que acompanhava o anúncio tinha sido retirada de uma reportagem televisiva e a venda podia nem sequer ser fidedigna. Contudo, a mesma fonte lembrava que “desapareceu um lince em agosto na zona de Alcoutim e em setembro foi encontrada uma coleira, que pode pertencer a esse animal e foi entregue ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas para determinar a quem pertencia. Isto já permite também pensar que o animal possa mesmo ter sido capturado e posto à venda”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alcoutim, no Algarve, é um dos 16 concelhos do distrito de Faro onde estão os primeiros linces-ibéricos libertados no âmbito do programa de recuperação da espécie realizado por Espanha e Portugal.

De recordar que, em 2016, a Lei n.º 95/2017 foi aprovada na sequência de uma petição pública levada a cabo por duas associações de apoio animal e tem como principal objetivo evitar a comercialização de animais selvagens e de companhia em plataformas de venda online.

OLX compromete-se a retirar todos os anúncios que não cumpram nova lei da venda de animais