455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ministério Público

Ministério Público

Acórdão dos Hammerskins lido esta segunda-feira

Após adiamente em abril, realiza-se esta segunda-feira a leitura do acórdão do julgamento do processo hammerskins. A procuradora Rita Brandão considera existirem provas para condenar os 27 arguidos.
Operação Marquês

Operação Marquês. Alteração "não viola princípio"

O Conselho Superior da Magistratura esclareceu, referente as críticas de José Sócrates, que a substituição da juíza do processo da Operação Marquês "não viola o princípio do juiz natural".
Tribunal

MP pede prisão efetiva para ex-comandante da GNR

Procuradora do MP, acusado de denegação de justiça e violação de domicílio profissional, refere que a forma como o ex-comandante da GNR conduziu o processo foi "contra todas as normas legais".
Noticiário

19h. MP arquivou há 1 mês caso de Jéssica

O Observador teve acesso ao despacho do Ministério Público sobre o processo, onde se leem os motivos do arquivamento. Instituição considerou que "não existia situação de perigo".
Ministério Público

MP indicia quatro pessoas por tráfico de drogas

O Ministério Público indiciou quatro pessoas pela prática de tráfico de estupefacientes agravado e um destes arguidos é suspeito de agir a partir da cadeia.
Noticiário

20h. Urgências. PR pede "soluções de fundo"

Presidente da República sublinha que problema vem de trás e recusa culpar Marta Temido e o Governo socialista. E ainda, Ministério Público quer José Sócrates com medidas de coação mais apertadas.
Noticiário

19h. MP. Sócrates "sem limites para a desfaçatez"

Ministério público faz duras críticas a José Sócrates pelas viagens não comunicadas ao Brasil. Antigo PM arrisca-se agora a ver a medida de coação alterada. Marcelo sugere reforma de fundo na Saúde.
Corrupção

AIMinho: Acusação contém "falsidades grosseiras"

António Marques considera que acusação do megaprocesso por fraude de quase 10 milhões de euros contém "falsidades grosseiras" e aludiu mesmo a uma "epifania que a acusação algures em Lisboa teve".
Crime

Detido casal estrangeiro na "Operação Locker" 

Jovens de 20 e 22 anos apoderaram-se de cartões de crédito e fizeram pelo menos 315 pagamentos em superfícies comerciais portuguesas, com as operações a atingirem um montante de cerca de 40 mil euros.
José Sócrates

Sócrates retoma subvenção vitalícia

José Sócrates reitera que não tem de comunicar as suas viagens ao Brasil aos tribunais e não receia que a sua medida da coação seja agravada: "Nada temo". E diz que é o próprio que paga deslocações.
Ministério Público

Violência doméstica: Onze detidos no Seixal

O Ministério Público do Seixal comunicou "11 detenções, uma das quais em flagrante delito" por violência doméstica. Suspeito deste último caso ficou em prisão preventiva.
Noticiário

16h. Arrancam as obras no bairro Padre Cruz

Ligação em direto, neste jornal, ao bairro Padre Cruz onde começam as obras de reabilitação. Ainda, o Ministério Público abre inquérito à morte de um bebé no hospital das Caldas da Rainha.
Noticiário

15h. Caldas da Rainha. Morte de bebé investigada

Causa da morte terá sido provocada pela falta de obstetras. E apesar da descida do ISP, os preços da energia sofreram a maior subida desde 1985.
Ministério Público

Caldas da Rainha. MP investiga morte de bebé

Grávida perdeu o bebé na noite de quarta para quinta-feira, alegadamente por falta de obstetras no hospital das Caldas da Rainha. Família não apresentou queixa.
Ministério Público

PSD apresenta queixa contra concessionária ESSE

PSD apresentou uma queixa ao Ministério Público contra a empresa concessionária do estacionamento ESSE por considerar que as taxas cobradas estão acima dos valores legalmente definidos.
Ministério Público

Ex-presidente de Lar acusado de burla tributária

O ex-presidente do Lar do Comércio em Matosinhos foi acusado pelo Ministério Público de burla tributária. No total foi deduzida acusação contra três arguidos.
PSP

Juiz repreende vigilância da PSP a filho de Vieira

A PSP garante que só foi feito um reparo no que toca ao barulho e que não estava em causa qualquer interação entre elementos da PSP e Tiago Vieira. Caso passou-se no gabinete de Carlos Alexandre.
Ministério Público

Autoridade Tributária desmente Vieira sobre almoço

Luís Filipe Vieira disse inicialmente que almoçou com os inspetores que fizeram buscas em sua casa, numa entrevista que deu na passada segunda-feira. Depois concretizou que foram inspetores do Fisco.
Ministério Público

Julgados por tentativa de sair do país com milhões

Três das arguidas estão acusadas pelo crime de contrabando, enquanto a outra arguida e o arguido respondem por prática de uma contraordenação aduaneira de descaminho.
Ministério Público

PSP nega almoço com Vieira. PJ não esteve na busca

A PSP admite ter apoiado a ação de investigação, mas afirma que os polícias realizaram estritamente as suas funções. A PJ lembra que nem sequer esteve nas buscas. MP e AT ainda não se pronunciaram.
Football Leaks

Football Leaks: MP recusa afastar procuradora

O Ministério Público recusou o afastamento da procuradora do julgamento do processo Football Leaks, pedido pelos arguidos devido à realização de uma reunião da magistrada com inspetores da PJ.
Polícia Judiciária

MP acusa chefe da PJ de Évora de agredir inspetor

Paulo Ferrinho terá apertado pescoço de inspetor. Foi acusado de ofensas à integridade física, abuso de poder e denúncia caluniosa. MP também quer investigar vítima, por suspeitas de agredir detidos.
Ministério Público

Bastonária dos Enfermeiros constituída arguida

Em causa está o alegado pagamento indevido de quilómetros. Além da bastonária, existem mais dez arguidos -- todos fazem parte da Ordem dos Enfermeiros.
PRR

Fraudes no PRR? "Mecanismos de controlo existem"

Em entrevista ao Público e Renascença, o novo presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR garante: "Existem mecanismos de controlo" e nível de desvio de fundos tende a ser "relativamente reduzido"
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande: Advogada critica MP

A advogada do antigo vice-presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público de só ter acusado arguidos no fim da linha das responsabilidades.
Ministério Público

"Rei dos aspiradores" acusado pelo MP

O Ministério Público acusou o empresário alemão conhecido como o "rei dos aspiradores" de "de cinco crimes de aliciamento de menores para fins sexuais".
Noticiário

9h. MP quer Salgado com pena de prisão de dez anos

Ministério Público justifica que crimes do ex-banqueiro revelam que agiu por "pura ganância". Ainda, chefe da diplomacia europeia mostra-se confiante de que embargo a petróleo russo vai ter impacto.
Noticiário

8h. CE. Embargo é "forma de pressão" à Rússia

No segundo dia do encontro do Conselho Europeu, Charles Michel sublinha a importância deste avanço nas sanções. Ainda, Ministério Público quer que Ricardo Salgado tenha uma pena de prisão de dez anos.
Ministério Público

Giovani. MP pede condenação de apenas 1 acusado

O procurador do Ministério Público pediu a condenação a uma pena "nunca inferior a seis anos" de um dos sete acusados da morte de Luís Giovani, descartando o crime de homicídio.
Noticiário

20h. Crimes de 4 milhões de euros levam MP a agir

Um inquérito que fez quatro arguidos, nas zonas de Lisboa, Algarve, entre outras. Informação publicada na página do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, que dirige o inquérito.
O Bom, o Mau e o Vilão

Obrigado pela informação, camarada Carvalhas

O Ministério Público (que exige explicações a Sócrates), a PGR (que não dá informações sobre abusos na Igreja) e Carlos Carvalhas (que perorou sobre a guerra na Ucrânia) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ministério Público

Procuradora Ana Carla Almeida sai do DCIAP

Especialista no combate aos desvios de fundos europeus, magistrada cessa funções a 31 de agosto e deixa duras críticas à falta de fiscalização da execução do Programa de Recuperação e Resiliência.
Acidente

Aberto inquérito a acidente que fez 3 mortos na A1

Objetivo do inquérito é averiguar as circunstâncias em que ocorreu o acidente com um autocarro, na Autoestrada 1, que provocou ainda 33 feridos, cinco dos quais em estado crítico.
Guerra na Ucrânia

MP investiga alegada burla. 22 queixas de tráfico

Autoridades confirmam investigação a grupo de Facebook por suspeitas de burla, sob pretexto de apoio a refugiados. SEF, que investiga indícios de tráfico, já enviou ao MP dados sobre alegadas burlas.
Noticiário

3h. Sócrates. MP já entrou com requerimento

Advogado de Sócrates já reagiu, e alega que não é da competência do Ministério Público pedir a reavaliação da medida de coação motivada pela ausência.
Ministério Público

10 anos de prisão a acusado de dezenas de burlas

O Ministério Público conseguiu provar que o suspeito enganou 32 pessoas ao longo de seis anos e ter-se-á apropriado de mais de 370 mil euros. O homem encontra-se em prisão domiciliária.
Ministério Público

MP investiga contratação de jurista em Vimioso

Queixa diz que município de Vimioso contratou jurista sem as qualificações obrigatórias para exercer assessoria jurídica naquele município do distrito de Bragança.
Noticiário

2h. Ministério Público pede explicações a Sócrates

Ao que o Observador apurou, caso a resposta de Sócrates ao tribunal a estas questões não seja satisfatória, o Ministério Público poderá mesmo reavaliar as medidas de coação ao antigo governante
Noticiário

23h. Monkeypox. DGS confirma 14 casos em Portugal

Mais nove casos de infeção pelo vírus foram confirmados pelas autoridades de saúde. E, Ministério Público quer que José Sócrates esclareça ao Tribunal porque não comunicou viagens ao Brasil.
Fogo de Pedrógão Grande

MP quer condenação de funcionários da Ascendi

O Ministério Público pediu a condenação a uma pena de prisão superior a cinco anos dos três funcionários da Ascendi, no processo dos incêndios de junho de 2017, em Pedrógão Grande.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Vítimas "mereciam proteção dos arguidos"

A procuradora do MP considera que a questão é se "o fogo de 2017 escapou ao domínio dos arguidos", acrescentando que era exigível que os arguidos tivessem cumprido os seus deveres.
Fogo de Pedrógão Grande

MP pede prisão efetiva para funcionário da ex-EDP

O Ministério Público pediu prisão efetiva para funcionário da ex-EDP Casimiro Pedro, pronunciado por 63 crimes de homicídio, no processo dos incêndios de junho de 2017, em Pedrógão Grande.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.