Os novos HomePods da Apple, lançados no dia 9 de fevereiro nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, já estão a deixar a sua marca — mas não é no mundo da tecnologia. Nas suas críticas à nova “smart speaker” da empresa, a Wirecutter e a Pocket-lint descobriram que a HomePod tinha manchado as superfícies de madeira em que a tinham colocado, tendo outros donos da coluna reportado o mesmo problema desde então.
Ao que parece, a base de silicone da coluna estraga o óleo aplicado nas mesas de madeira, deixando uns inestéticos anéis brancos na superfície. Na página oficial de apoio ao cliente para a HomePod, a Apple afirma que “não é incomum que qualquer coluna com uma base de silicone de redução de vibrações possa deixar marcas quando colocada em algumas superfícies de madeira”.
So some HomePods are staining wood tables, leaving a white ring behind.
Apple's official response: "We recommend placing your HomePod on a different surface"
If that isn't CLAASIC Apple, I don't know what is ????
https://t.co/bwEda4qK1r pic.twitter.com/Eb0gKYEwVi— Marques Brownlee (@MKBHD) February 15, 2018
Se se perguntar à Siri qual é a solução para tratar das marcas deixadas pela HomePod, ela provavelmente irá responder algo como “ponha-me noutro sítio” ou “espalhe óleo na superfície”. Afinal, foi esse o conselho que a Apple deu aos compradores da coluna.
Em declarações à Wirecutter, a empresa disse que as marcas “podem melhorar passado uns dias após ter removido a coluna da superfície de madeira” e recomendou os utilizadores tentassem “limpar a superfície com o método de olear sugerido pelo fabricante”. Se estiver muito preocupado com a sua mesa, a Apple aconselha a “colocar a sua HomePod noutra superfície”.
also, here’s my subtle HomePod ring. please don’t tell me to oil my wood pic.twitter.com/4gE452qtUB
— Federico Viticci (@viticci) February 14, 2018
Pode estar a pensar “não basta pôr uma toalha ou um napperon debaixo da coluna, que o assunto fica resolvido?”. Bem, sim e não. É uma questão de escolha entre a “saúde” da mesa e a eficácia da HomePod. Isto porque, efetivamente, pôr a coluna em cima de um tecido impede que a mesa fique manchada. Contudo, esse mesmo tecido não permite que o som reflita na superfície de forma tão eficaz, o que reduz a qualidade do som. Por isso, soluções (fictícias, como bom humor) como um “HomePod Napperon” retiram o propósito da coluna.
I think I found a solution to the Apple HomePod white ring issue. #Apple #HomePod pic.twitter.com/6OLc6pqHcO
— ???????????????????? (@swight) February 15, 2018
Na Amazon, já há quem venda suportes de parede para a nova “smart speaker” da Apple. Basta estar disposto a pagar mais 42 dólares para instalar a HomePod, cujo preço ronda os 350 dólares. A coluna chega a França e Alemanha esta primavera, não havendo ainda data para o lançamento da coluna em Portugal.