Numa altura em que está a desenvolver uma nova gama de modelos 100% eléctricos, a família I.D., a Volkswagen decidiu ir buscar alguns ensinamentos, em termos de design, a uma das companhias que, embora não sendo da área automóvel, melhor tem trabalhado este aspecto: a Apple.

O reconhecimento desta “inspiração” em produtos como o iPhone e o iPad, entre outros gadgets tecnológicos, foi assumido pelo principal designer da marca germânica. Klaus Bishoff defende que adopção da simplicidade como elemento orientador dos futuros Volkswagen eléctricos – algo que também marca o design da Apple – representará o corte com o passado recente, quando os veículos eram desenhados visando transmitir, acima de tudo, uma imagem de evolução e progresso tecnológico.

Estamos a procurar redefinir os valores da Volkswagen para a era da electrificação”, afirmou o responsável máximo pelo design na marca alemã, em declarações reproduzidas pela Automotive News Europe. “Aquilo que está em jogo é tentar criar algo o mais significativo, purista e limpo possível, sem deixar de colocar em evidência toda uma nova arquitectura”, acrescentou.

Bishoff revelou ainda que a Volkswagen aproveitará o Salão Automóvel de Genebra, no início de Março, para dar a conhecer uma primeira ideia do aspecto dos modelos eléctricos que se seguirão aos protótipos I.D. já desvendados. Mas não levantou mais a ponta do véu.

Recorde-se que todo o Grupo Volkswagen anunciou já um investimento de 34 mil milhões de euros em veículos eléctricos, tecnologia de condução autónoma e negócios de mobilidade digital, até 2022. E só a marca Volkswagen tem previsto gastar cerca de 6.000 milhões de euros numa nova plataforma modular, denominada MEB, destinada a servir de base para mais de 20 modelos 100% eléctricos, dos quais são já conhecidos os protótipos I.D. (hatchback), I.D. Crozz (crossover) e I.D. Buzz (microbus).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR