A Waymo, a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia para tornar autónomos os veículos automóveis, dentro do gigante Google, tornou público um vídeo impressionante a todos os níveis. Colocando o espectador literalmente dentro da acção, devido a ter sido filmado com câmaras a 360º, o filme mostra o que o sistema vê e como evita obstáculos, peões, ciclistas e outros veículos, isto enquanto se desloca no ponto A para o B, sem que qualquer ser humano toque no volante ou pressione os pedais, ou até que o informe sobre a cor do semáforo que se aproxima. Um conselho: veja o vídeo no seu smartphone, pois é aí que ele revela todo o seu potencial e prepare-se para ser surpreendido.

Os veículos sem condutor da Waymo operam há já mais de sete anos em diversos locais, com ênfase em Phoenix, onde os táxis autónomos transportam passageiros a bordo de monovolumes da Fiat Chrysler Automobiles, mais precisamente uma frota de Chrysler Pacifica. O sistema da Waymo recorre a câmaras de alta definição, mas também a radares e a sistemas Lidar, tudo para “ver” o que está à sua volta, para depois recorrer ao sistema de inteligência artificial da Google e antecipar o que os outros veículos, ciclistas e peões vão fazer, optando pela forma mais segura de lidar com a situação. A ausência de acidentes, causados por esta frota de veículos autónomos, fala por si.

Segundo a Waymo, os seus veículos acumularam já mais de 8 milhões de quilómetros, mas se os primeiros 1.600 km tardaram seis anos a ser percorridos, nos seis meses seguintes a frota desta divisão da Google armazenou informações relativas a mais 4.800 km, atingindo os 8 milhões de quilómetros apenas três meses depois. E a recolha de dados não fica por aqui, antes pelo contrário, acelera cada vez mais, visando dotar o sistema de condução autónoma com a capacidade necessária para lidar com qualquer tipo de situação. Ou pelo menos assim assegura a Waymo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR