O WhatsApp vai aumentar a idade mínima exigida para poder usar a aplicação. Atualmente, os termos de utilização da plataforma de mensagens indicam que é necessário ter pelo menos 13 anos para usar a app mas o objetivo é elevar essa fasquia para os 16 anos. 

A alteração foi partilhada no Twitter da WeBetaInfo, a plataforma responsável pela monitorização da atividade no WhatsApp. A ideia é efetivar a mudança nas próximas semanas – de maneira a que esteja em vigor antes de ser oficializado o regulamento geral de proteção de dados da Europa, a 25 de maio.

Este aumento da idade mínima levanta uma questão que já existe com outras aplicações: ainda que seja apontada uma idade mínima, não é requerida qualquer validação dessa mesma idade. Logo, uma criança com menos de 16 anos pode mentir e indicar que é mais velha. No Facebook e no Tinder, por exemplo, a idade mínima de utilização sobe para os 18 anos mas também não existe qualquer verificação.

De recordar que o WhatsApp pertence ao Facebook, que foi recentemente envolvido num escândalo de proteção de dados dos utilizadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR