Um urso entrou num campo de futebol russo antes de começar o jogo da terceira divisão, entre o Mashuk-KMV e Anghust. Tima, como se chama o urso, depois de entrar em palco começou a bater palmas, incentivando o público a fazer o mesmo. No entanto, as imagens divulgadas na internet geraram, até agora, uma onda de indignação.
A organização dos direitos dos animais, a PETA, condenou a atuação que considerou “chocante e cruel”, em entrevista à BBC. “O urso é o símbolo da Rússia e intocável, usá-lo para servir num jogo de futebol e entregar a bola é absolutamente perigoso”, disse Elisa Allen, diretor da organização PETA. “Os ursos são animais selvagens e têm necessidades específicas”.
[Vídeo do momento em que o urso entrou no campo de futebol:]
https://www.youtube.com/watch?v=gWiVfbLy5tI
Mas a PETA não foi a única a manifestar-se contra a exibição do urso. Os comentários nas redes sociais multiplicaram-se em poucas horas. Alguns internautas também consideram que o animal sofreu maus tratos durante a prestação, mas outros acham que não.
https://twitter.com/nayxne/status/985939878809690112
Eu queria de verdade entender o que passa na cabeça de uma pessoa quando decide “adestrar” vulgo maltratar um urso pra ele entrar na copa com uma bola KKK
— AMANDA (@amandasoaaress) April 17, 2018
https://twitter.com/JvRude/status/986036829538410497
Através de uma publicação no Facebook, a equipa Angusht revelou que Tima ia atuar na cerimónia de abertura do Mundial de futebol na Rússia. No entanto, a BBC adiantou que a FIFA negou que tal iria acontecer.