O blogue Mercado de Benfica revelou esta semana, mais concretamente na quarta-feira, mais alguns emails que terão sido alegadamente trocados por elementos da estrutura diretiva dos encarnados, neste caso por Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD. De acordo com a revista Sábado, existem indícios de como as águias queriam influenciar e ganhar peso junto de algumas estruturas de influência como a arbitragem ou a Federação Portuguesa de Futebol, como estará expresso num documento feito em PowerPoint com o título “Ganhar, vencer, ser o melhor”.

Aí, e ao longo de 49 slides preparados para a VIII Reunião de Quadros do clube em junho de 2012, preparados para “definir e implementar uma estratégia coerente a cinco anos”, estarão revelados os objetivos numa “vertente externa”. Entre várias metas faziam parte “o reforço do controlo/influência nas diferentes áreas do poder na indústria”, a nível de “Federação e respetivos Conselhos de Arbitragem”, “poder político”, “meios de comunicação/media” e “judicial”.

A publicação faz ainda referência a uma troca de emails entre Domingos Soares Oliveira e o presidente das águias, Luís Filipe Vieira. O responsável pela pasta financeira dos encarnados terá partilhado aquilo que considerava ser um “pensamento perverso”, em março de 2012, a propósito do tema da centralização dos direitos televisivos. Nessa conversa, Soares Oliveira levanta a possibilidade de ser o próprio Benfica a “comprar” os clubes médios e pequenos (além de tirar da Liga o então líder, Mário Figueiredo), equacionando ainda a hipótese do clube da Luz aceitar essa mesma centralização pagando um valor até 500 mil euros a cada um desses conjuntos mais pequenos.

Por fim, a correspondência agora divulgada mostrará também alegados indícios de que terá sido o Benfica a pagar as despesas judiciais dos dois funcionários da empresa de segurança Prossegur envolvidos no mediático “caso do túnel”, entretanto julgado no Tribunal da Relação de Lisboa, onde cinco jogadores do FC Porto (Hulk, Sapunaru, Cristian Rodríguez, Helton e Fucile) foram acusados de agressão a stewards que se se encontravam nessa zona do recinto na Luz após um clássico no final de 2009.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR