Portugal e Espanha vão testar a próxima grande aposta dos fabricantes de automóveis: os carros autónomos. Para isso vão ter de ser abertos dois corredores para os carros circularem, que também já têm trajeto marcado. Um entre Porto e Vigo e outro entre Évora e Mérida, avança o jornal Público na edição deste domingo.

É nestes percursos que vão ser criados que vai estar disponível a rede 5G, a próxima geração de redes móveis e que vai permitir que os carros autónomos comuniquem uns com os outros nas estradas, permitindo que circulem sem percalços.

Ainda este mês, Viseu tinha anunciado que ia dispor de um veículo autónomo, não poluente e que vai substituir o funicular da cidade. Em Cascais, também vão ser feitos testes em dois veículos autónomos destinados ao transporte público de passageiros, adianta o mesmo jornal.

Viseu. Chegou o Viriato, o novo transporte público elétrico não tripulado

No início de abril foi assinado um acordo entre o secretário de Estado das Infra-estruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, e pelo sub-secretário de Estado espanhol da Administração Interna, em que ficou firmado que os dois países devem tentar estabelecer uma partilha de informações relativa às estradas e ao trânsito, mas também para definir regras que permitam “desenvolver a condução autónoma e contribuir para um uso mais harmonioso e bem sucedido das tecnologias avançadas em veículos”, conforme o documento a que o Público teve acesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR