O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, cancelou a sua participação num festival em Jerusalém, em junho, e decidiu aderir ao boicote cultural a Israel, de acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira por aquela entidade.

No comunicado, Tiago Rodrigues começa por explicar que, embora se oponha “de forma veemente à opressão do povo palestiniano pelo governo israelita”, aceitou o convite para apresentar a peça “By Heart”, em junho, no Israel Festival, em Jerusalém, “promovido por uma organização sem fins lucrativos que se apresenta como um projeto artístico que promove uma sociedade plural e pacífica”.

Entretanto, apercebeu-se, “através das comunicações oficiais do festival”, que a edição deste ano “‘marca o 70º aniversário da independência do Estado de Israel'”.

“A menção desta celebração por parte do festival não é acompanhada de uma única palavra de crítica à conduta do Estado de Israel face ao povo palestiniano durante os últimos 70 anos. Este é um anúncio de grande significado político sobre o qual não fui informado quando fui convidado a participar no festival. Não aceito que o meu trabalho artístico seja usado com motivos políticos sem o meu acordo”, lê-se no comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR