Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.
Yulia Rybakova, modelo russa plus size, posava na passadeira vermelha do Festival de Cannes, que terminou no último sábado, quando um desconhecido lhe pisou a cauda do vestido e a deixou em cuecas. Um desconhecido? Yulia mostrou uma reação de choque muito pouco convincente, ao mesmo tempo que os convidados à volta reagiram com constrangimento. O referido desconhecido apressou-se a completar o vestido com a saia que tinha caído, voltado rapidamente a apertar a peça na parte da frente, à volta da cintura da modelo.
O incidente foi, na verdade, uma situação encenada para publicitar os atributos de Yulia, que surge frequentemente a usar lingerie e fatos de banho em produções fotográficas. A fraca naturalidade da sua reação e a facilidade com que a parte de baixo do vestido saiu e voltou a ser vestida corroboram a teoria de que tudo não terá passado de uma encenação.
Além disso, a modelo acabou mesmo por partilhar o vídeo do “percalço” na sua conta de Instagram. Os comentários não são, na maioria, simpáticos. Podem ler-se expressões como: “Que truque tão barato”, “És patética” e “Isto é claramente planeado para causar controvérsia”.