Augusto Inácio está de volta ao futebol do Sporting como diretor geral, numa altura em que André Geraldes está impedido de exercer funções desportivas e de contactar qualquer elemento do clube e da SAD. Mas as novidades nos leões não ficam por aqui: Bruno de Carvalho decidiu deixar de estar no banco nos jogos da equipa.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com Augusto Inácio para que este assuma, de imediato, o cargo de Diretor Geral do futebol. Augusto Inácio ficará com a responsabilidade da gestão plena do Futebol Profissional do Sporting Clube de Portugal, reportando ao Conselho de Administração da SAD. Com a contratação de Augusto Inácio, a Sporting SAD regressa à matriz original do projeto iniciado há cinco anos pela atual Direção e Administração”, confirma o comunicado dos leões, prosseguindo: “Por decisão do próprio, o Presidente do Conselho de Administração da SAD e do clube deixará de estar presente no banco de suplentes no jogos da equipa de Futebol Profissional, exercendo as suas funções institucionais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foi com todo o orgulho e com todo o gosto que recebi o convite do presidente Bruno de Carvalho para retomarmos um projeto que iniciámos em 2013. O Sporting necessitou agora dos meus serviços e estou aqui com toda a honra e orgulho o clube. A minha ambição é a mesma de todos os sportinguistas, que é levar este clube a patamares elevados e sermos campeões, trabalharmos de forma unida porque o mais importante é dar alegrias aos nossos sócios, adeptos e simpatizantes. Podem contar com toda a entrega e exigência”, comentou Inácio ao canal do clube.

“Estou à vontade para falar do André Geraldes, acho que é um grande ser humano e além disso é um homem muito competente. Não acredito em nada do que se tem passado e posso adiantar já, em primeira mão, que quando o André Geraldes estiver livre destas situações, é um elemento com que vou contar na minha estrutura porque é um homem muito válido, não só para a estrutura como para o Sporting”, rematou.

Operação Cashball quer saber como era financiado o alegado saco azul do Sporting e desconfia do envolvimento de mais dirigentes do clube

Como é anunciado no comunicado, este é um regresso à primeira fórmula de Bruno de Carvalho no futebol verde e branco, com Inácio como responsável do futebol profissional e o também ex-jogador Virgílio a continuar encarregue do futebol de formação. Em 2011, Inácio foi anunciado como diretor do futebol a par de Marco Van Basten, que seria o treinador em caso de triunfo; nas eleições seguintes, a fórmula manteve-se (na parte de chefia, não técnica), já depois de Inácio ter passado pelos romenos do Vaslui e pelo Moreirense.

Em 2015, com a chegada de Jorge Jesus aos leões, Inácio passou para as Relações Internacionais do clube, com a pasta da “prospeção, desenvolvimento e operacionalização de protocolos com clubes estrangeiros na área da cooperação técnica”, além de ser comentador no canal do clube. Ainda teve um convite aliciante de França, mas acabou por regressar ao banco no Moreirense, conseguindo uma surpreendente vitória na Taça da Liga. Acabou por sair, esteve depois quatro meses no Zamalek mas acabou por abandonar o cargo após uma autêntica novela.

Augusto Inácio esteve retido no Zamalek, pediu ajuda à Embaixada, rescindiu e vai sair do Egito

Nesta altura, Inácio tinha voltado à condição de comentador, na RTP 3. De referir que o novo diretor geral do futebol, figura que não tinha sido preenchida desde a saída de Octávio Machado (André Geraldes tinha funções algo diferentes enquanto team manager), é um dos quatro elementos do Sporting que foi campeão como jogador (1980 e 1982) e treinador (2000), juntando-se a Fernando Mendes, Juca e Mário Lino.

Inácio. “O Sporting campeão em 2000? Nem o Spielberg”

Formado em Alvalade, Inácio ganhou dois Campeonatos e duas Taças de Portugal pelo Sporting, tendo depois rumado ao FC Porto onde, além de três Campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça, venceu ainda a Taça dos Clubes Campeões Europeus (1987), a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental. Começou nas Antas como treinador dos juniores, passou pelo Rio Ave, foi adjunto de Bobby Robson nos dragões e representou depois Marítimo, Felgueiras, Marítimo, Desp. Chaves, Sporting (com um Campeonato e uma Supertaça), V. Guimarães, Belenenses, Al-Ahli (Qatar), Beira-Mar (onde ganhou a Segunda Liga), Ionikos (Grécia), Foolad (Irão), Interclube (Angola), Naval, Leixões, Vaslui (Roménia) e Moreirense, antes de passar a diretor do futebol leonino, em 2013.