Uma das janelas do gabinete da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa e a de um andar superior, onde funciona uma sala de reuniões, terão sido atingidas por disparos. Ao que o Observador apurou junto fontes sociais-democratas, a PSP foi chamada esta segunda-feira de manhã ao Fórum Lisboa, onde funciona a AML, para tomar conta da ocorrência. Ao chegar ao local, os agentes terão verificado que os vidros terão sido danificados por disparos e não por arremesso de pedras. O líder da bancada do PSD na AML, Luís Newton, disse ao Observador que se o ato “foi intencional” os deputados municipais do PSD “não se deixarão intimidar“.

Certo é que não havia ninguém nas salas na altura dos disparos, que poderão ter ocorrido durante o fim-de-semana ou na segunda-feira de manhã antes da abertura do edifício onde funciona a AML. Luís Newton diz ainda que, mesmo que “não tenha sido intencional [atingir o gabinete do PSD], há brincadeiras que não fazem sentido” e que “não se disparam contra janelas”.

Sobre o facto de o gabinete atingido ser o do PSD, Luís Newton destaca que “em três mandatos como deputado municipal” nunca viu nada assim. E por isso espera que “a perícia policial possa compreender a origem dos disparos para depois compreender as motivações dos disparos“. E questiona: “Foram duas janelas atingidas: uma do PSD e outra de uma sala de reuniões. Com tantas janelas que existem no edifício, porque foi atingida logo a do PSD?

Depois de uma primeira visita da PSP, o Observador sabe que, mais tarde, uma outra equipa de peritagem da polícia deslocou-se ao local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR