Estava escrito nas estrelas. Algum dia José Maria Ricciardi tentaria ser presidente do clube do seu coração: o Sporting Clube de Portugal. Hoje é esse dia. Fonte próxima de Riccardi confirmou ao Observador que o banqueiro vai candidatar-se a presidente do Conselho Diretivo do clube leonino.
O anúncio formal será feito numa entrevista que o agora candidato irá dar à Correio da Manhã TV às 20h.
Para já, José Maria Ricciardi ainda não irá anunciar os nomes que compõe a sua lista, nomeadamente os restantes membros para o Conselho Diretivo, o órgão executivo do clube, ou os nomes que tem na manga para os cargos de presidentes da Mesa da Assembleia-Geral e do Conselho Fiscal.
Ricciardi é o nono candidato à liderança do clube leonino. Frederico Varandas, Pedro Madeira Rodrigues, Fernando Tavares Pereira, João Benedito, Zeferino Boal, Dias Ferreira, Carlos Vieira e Bruno de Carvalho, o ex-líder destituído em junho, são os concorrentes do banqueiro.
Ricciardi diz que futuro presidente do Sporting vai precisar de 60 milhões de euros ou mais
Este avanço de José Maria Ricciardi não surpreende depois de o banqueiro ter recusado apoiar uma possível candidatura de Luís Figo — que, entretanto, caiu. “Não apoio Luís Figo nem vou apoiar nenhuma candidatura”, afirmou ao Jornal Económico.
Concluídas as investigações do Banco de Portugal ao caso BES/GES, que reconheceram que nunca teve qualquer papel no alegado esquema de gestão fraudulento alegadamente criado pelo seu primo Ricardo Salgado, José Maria Ricciardi sente-se em condições de avançar para a corrida pela liderança do Sporting para suceder a Bruno de Carvalho.