Apenas as candidaturas de Frederico Varandas e de José Maria Ricciardi foram consideradas elegíveis para as eleições do dia 8 de setembro, anunciou esta sexta-feira a Mesa da Assembleia Geral do Sporting, numa nota publicada no site oficial do clube. Bruno de Carvalho foi rejeitado e as restantes cinco têm irregularidades na candidatura.

Segundo o mesmo comunicado, as candidaturas apresentadas por Pedro Madeira Rodrigues, João Benedito, Eugénio Dias Ferreira, Fernando Tavares Pereira e Rui Jorge Rego “padecem de irregularidades formais” que, segundo referiu Jaime Marta Soares, presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral, ao Observador, são “facilmente superáveis nas 48 horas que dispõe para o efeito” podendo, caso sejam resolvidas, ir a eleições. Confirmando isso mesmo, alguns candidaturas deverão ter essas questões solucionadas na manhã deste sábado e é provável que sejam mesmo sete os candidatos à presidência.

Ao que o Observador apurou, uma das irregularidades apresentadas consiste no facto de numa das listas de um dos candidatos um problema a nível de quotas. Outro erro está relacionado com o número de assinaturas necessárias e válidas para cada lista, que tem de ter subscritores que representem pelo menos 1.000 votos. Os subscritores que assinassem por mais do que uma lista foram riscados em todas as listas, pelo que em pelo menos duas das candidaturas isso fez a diferença. Numa delas, por exemplo, foram entregues cerca de 1.200 votos, ficando agora, com os “eliminados” a faltar menos de 40.

Sobre a candidatura de Bruno de Carvalho, a nota do clube indica apenas que “foi rejeitada”. O ex-presidente do Sporting, recorde-se, foi suspenso de sócio pela Comissão de Fiscalização nomeada pelo órgão liderado por Marta Soares em junho e, ainda no mesmo mês, foi destituído em Assembleia Geral por 71,36% dos sócios. Mais tarde, chegou o resultado do primeiro processo disciplinar: um ano de suspensão para o ex-líder e dez meses para os restantes membros do Conselho Diretivo à exceção de Luís Roque. Por esse facto, e por não ter recebido qualquer indicação positiva da providência cautelar apresentada, Carlos Vieira, antigo vice com a pasta das finanças dos leões, acabou por desistir da corrida eleitoral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Leia o comunicado na íntegra:

Ao dia de hoje, 10/08/2018, pelas 22h30, foram devidamente verificadas como elegíveis para o ato eleitoral do próximo dia 08/09/2018 as candidaturas do Dr. Frederico Varandas (“UNIR O SPORTING”) e do Dr. José Maria Ricciardi (“A SOLUÇÃO PARA 9 DE SETEMBRO”).

As candidaturas apresentadas pelo Dr. Pedro Madeira Rodrigues (“O GRANDE SPORTING”), Dr. João Benedito (“RAÇA E FUTURO”), Dr. Eugénio Dias Ferreira (“PELO TEU AMOR”), Sr. Fernando Tavares Pereira (“UNIDOS VENCEREMOS”) e Dr. Rui Jorge Rego (“PROJECTO E FUTURO”) padecem de irregularidades formais que carecem ser retificadas num prazo máximo de 48 horas por forma a que possam ser consideradas.

Por último, a candidatura apresentada pelo Dr. Bruno de Carvalho (“FEITOS DE HONRA, LEAIS AO SPORTING”) foi rejeitada.   

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal,

O Comendador Jaime Marta Soares