O pontapé de saída da fase de grupos da Liga dos Campeões foi dado esta terça-feira, às 17h, e, pouco mais de meia hora depois, já a rede abanava com o primeiro golo da principal competição europeia de clubes. E quem melhor para o fazer do que o suspeito do costume, o pequeno génio, o astro argentino: Lionel Messi.

Aos 31 minutos do duelo entre Barcelona e PSV, Messi olhou para a baliza e, na cobrança perfeita de um livre direto, colocou a bola no ângulo superior esquerdo da baliza defendida por Jeroen Zoet, inaugurando o marcador para os catalães.

O primeiro golo da partida foi apontado pelo argentino na cobrança de um livre direto. Seguir-se-iam mais três para os catalães (Créditos: Getty Images)

A vantagem duraria cerca de 40 minutos, até ser ampliada por Ousmane Dembelé, o francês do Barcelona que aumentou para 2-0 o resultado e praticamente carimbou a vitória espanhola na estreia na Liga dos Campeões. Mas o campeão espanhol não estava satisfeito, nem Messi: o argentino viria a bisar no encontro e assinar o 3-0, antes de chegar ao hat-trick no 4-0. Três golos de Messi na jornada inaugural da Champions, com a expulsão de Umtiti pelo meio a deixar os catalães reduzidos a dez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No outro jogo do grupo B, o Inter regressou à Champions com a receção ao Tottenham e até começou a perder, fruto do golo apontado pelo dinamarquês Christian Eriksen, aos 53 minutos, mas viu Mauro Icardi devolver a igualdade ao conjunto de Milão, aos 86′, e Vecino deu a volta ao marcador, já no período de compensação. O Inter venceu o Tottenham por 2-1 e está no segundo lugar do grupo B, atrás do Barcelona, que goleou o PSV por 4-0.

Com a primeira jornada do grupo B já terminada, era tempo de entrarem em campo as equipas dos grupos A, C e D. Mónaco e Atlético de Madrid enfrentavam-se no Estádio Louis II, naquele que era o principal duelo do grupo A. A formação monegasca até começou melhor e inaugurou o marcador aos 18′, por intermédio de Grandsir, mas os colchoneros não baixaram os braços e, ainda no primeiro tempo, deram a volta ao resultado por Diego Costa (31′) e Giménez (45+1′).

No outro jogo do grupo, o Dortmund teve de sofrer para levar de vencido o Club Brugge e só conseguiu o golo do triunfo a cinco minutos do final, com o norte-americano Pulisic a oferecer três pontos à formação alemã, que iguala os madrilenos na liderança do grupo A.

O central uruguaio Giménez apontou de cabeça o segundo golo do Atlético de Madrid no Mónaco, carimbando os três pontos para os espanhóis (Créditos: Getty Images)

No grupo C, jogos de contraste: se o Estrela Vermelha-Nápoles acabou com um insípido 0-0 no marcador, o Liverpool-Paris Saint-Germain não podia ter sido mais animado. Em Anfield Road, Sturridge abriu o marcador aos 30′ e James Milner, de grande penalidade, ampliou para 2-0, antes do belga Meunier reduzir para 2-1, a cinco minutos do intervalo.

O segundo tempo foi disputado, com os parisienses a tentarem chegar ao empate, algo que aconteceu aos 83′, por intermédio do jovem Mbappé. Mas a emoção final do encontro estava guardada para o último minuto: Roberto Firmino, aos 90+2′, fez o 3-2 final e colocou as bancadas de Anfield ao rubro, numa explosão de emoção difícil de conter por parte dos adeptos ingleses.

Por fim, o grupo D, do FC Porto. Os dragões podiam ter inaugurado o marcador antes do quarto de hora, mas Fahrmann brilhou entre os postes e impediu Alex Telles de marcar de grande penalidade. Já no segundo tempo, Embolo fez o golo alemão, antes de Otávio empatar a partida, em nova grande penalidade a favorecer os azuis e brancos. No final, um ponto para o FC Porto, um ponto para o Schalke 04 e o Galatasaray na frente o grupo.

A formação turca recebeu e venceu sem grandes dificuldades os russos do Lokomotiv de Moscovo por 3-0, com golos de Garry Rodrigues (9′), Derdiyok (67′) e Inan, de grande penalidade, aos 90′, e somou três preciosos pontos que a colocam no primeiro lugar do grupo D, no final da primeira jornada da Liga dos Campeões.