Durante a madrugada, quando José Peseiro teve conhecimento que deixaria de ser o treinador do Sporting, fontes próximas do processo não tinham dúvidas em garantir que o sucessor deveria ser português e, dentro do leque de opções desejadas e possíveis, havia um nome que parecia estar a ganhar força: Paulo Sousa, que se encontra sem clube depois de ter rescindido no passado mês com os chineses do Tianjin Quanjian e que já antes chegou a ser apontado ao clube verde e branco. Quase 24 horas depois, a hipótese de haver um regresso do antigo médio quase 25 anos depois a Alvalade deixou de ser tão falada. E até a certeza que existia em relação à nacionalidade já caminhou para uma perspetiva de “tudo aponta para” com algumas reticências. No entanto, entre o habitual ruído, começam a definir-se algumas linhas em relação à opção que será tomada em breve.

Entre o leque de hipóteses nacionais, e com o possível interesse em Paulo Sousa a esfriar, Miguel Cardoso surge como o nome mais forte. O Observador sabe que existiram sondagens concretas junto do treinador que deixou o Nantes recentemente, depois de uma campanha muito interessante no Rio Ave que colocou o conjunto de Vila do Conde na Liga Europa. A CMTV colocou esta noite o técnico de 46 anos como a prioridade para render José Peseiro. Dentro do perfil definido, percebe-se: conhecido pela filosofia que privilegia a posse e a qualidade de jogo, é alguém com boas referências junto de Frederico Varandas, que se encontra livre, com um salário acessível para os leões e que conhece a realidade do futebol português – aliás, trabalhou com o presidente leonino no futebol em 2011/12, quando era adjunto de Domingos na era de Godinho Lopes.

José Peseiro despedido, Sporting procura novo treinador (que deve ser português)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem não irá regressar ao Sporting é Leonardo Jardim. O madeirense, que saiu no último mês do Mónaco após mais de quatro anos de sucesso, foi sempre o nome preferido ainda com José Peseiro ao leme da equipa e recebeu uma abordagem direta para se perceber a possibilidade de agarrar agora na equipa. Essa hipótese acabou por ser recusada, nem tanto pelo facto de se tratar de um projeto a meio da temporada mas porque, desde que deixou França, já teve conversas para projetos de outra dimensão, seja a nível salarial, seja a nível desportivo. Também Rui Faria, antigo adjunto de José Mourinho, entende que o próximo passo deverá ter uma estabilidade que, nesta altura, não consegue encontrar nos leões. Jorge Jesus, a orientar agora o Al-Hilal, só poderia sair na melhor das hipóteses em janeiro, numa operação demasiado complexa a vários níveis. Durante o dia, Rui Jorge, selecionador Sub-21, foi também ventilado (o Observador não conseguiu confirmar esta informação). E ainda há Paulo Sousa, que surgiu logo após o despedimento de Peseiro como grande alternativa ao cargo.

Se têm existido algumas sondagens e conversas a partir do Sporting, o clube tem recebido muitos mais contactos desde que se tornou pública a saída de José Peseiro. A imprensa italiana, por exemplo, avançou através do Calciomercato com o nome de Aitor Karanka, espanhol que foi adjunto de José Mourinho e que se encontra agora no Notthingham Forest depois de quatro anos ao leme do Middlesbrough. Foram também indicados nomes mais ligados à escola holandesa, por inerência com a aposta que os leões pretendem fazer na Academia e no futebol de formação, e pelo menos um técnico italiano. Dentro de todas as qualidades apresentadas, ressalta sempre um handicap: a necessidade de um período de adaptação à realidade nacional com tempo que o conjunto verde e branco, a dois pontos da liderança do Campeonato, não tem.

Os cadernos de Mourinho, os 300 euros/mês, as tardes com Jesus. Quem é Tiago Fernandes, técnico interino do Sporting?

Certa parece ser a presença de Tiago Fernandes no próximo encontro do Sporting frente ao Santa Clara, nos Açores. O antigo adjunto de José Peseiro, que se encontra desde 2011 na Academia, orientou o treino desta quinta-feira e voltará a repetir isso amanhã, véspera da partida para São Miguel. Existem ainda dúvidas sobre a possibilidade do jovem técnico de 37 anos poder estar também na deslocação dos leões a Inglaterra, para defrontar o Arsenal, daqui a uma semana. Até porque, quase 24 horas depois, ainda não há acordo com José Peseiro – que não parece estar disposto a facilitar nas negociações por não ter gostada da forma como foi afastado – para a rescisão de contrato. Antes disso, também não haverá anúncio do novo treinador.