Durante os últimos meses, Maria Guedes manteve a produção e a criatividade nacional debaixo de olho. A tradição semi-natalícia volta a cumprir-se e o Winter Market Stylista volta já no próxima fim de semana — dias 1 e 2 de dezembro –, no Pavilhão Carlos Lopes. Se na edição de verão, a blogger já fez do Estoril a sua casa, na estação fria, aproveita para explorar a cidade de uma ponta à outra. Depois de Marvila, regressa ao centro com 100 marcas. Há moda, comida e decoração.

“Tinha oportunidade de continuar pela zona do Beato, mas essa zona já não era novidade. Apesar de ser no centro e de ser onde acontecem a ModaLisboa e o Peixe em Lisboa, ainda é um sítio que as pessoas não conhecem bem. Foi recuperado há pouco tempo e é lindíssimo, tem aquele charme”, explica Maria Guedes.

Para o Pavilhão Carlos Lopes, Maria Guedes leva uma centena de marcas. A maioria é portuguesa e há algumas novidades. A moda feminina continua a ser o prato forte do evento, criado em 2013, mas o vestuário e os acessórios para homens e crianças, bem como a decoração, têm estado a ganhar terreno. Os sapatos da Berlot e as camisas da Fluyt são dos reforços da secção masculina do mercado. Na área da decoração, o Winter Market recebe a Alzira, um projeto de ilustrações infantis, as pinturas de Maria Beatitude e a Rosinha, uma marca portuguesa de almofadas um tanto ou quanto sui generis.

As cerâmicas de Anna Westerlund e os doces da Brigadeirando também vão estar nesta edição do Winter Market Stylista © Divulgação

“A oferta está muito mais sofisticada, acho que o mercado nunca esteve tão chique. Estou a gostar, sobretudo, da qualidade das coisas, do design. Temos tido muita produção local e artesanal nos últimos anos, mas sinto que elas estão a evoluir. Estamos a fazer coisas que nos põem lado a lado com o que se faz lá fora”, explica Maria Guedes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Coolis e a Pecegueiro & Filhos completam a oferta para os miúdos, bem como a Knot. A marca portuguesa vai celebrar dez anos nesta edição do mercado e vender peças de coleções passadas a preços bem convidativos. A sustentabilidade não foi esquecida. A Fair Bazaar marca presença no mercado pela primeira vez. Da moda à cosmética natural, todos os produtos têm um grande ponto a favor: a consciência ambiental.

Com uma banda sonora de Natal alternativa (sim, Maria Guedes garante que não haverá Mariah Carey nem Wham!), também a decoração não foi deixada ao acaso. O projeto Pinheiro Bombeiro vai estar no Parque Eduardo VII, não só a embelezar o recinto do mercado, mas também a alugar os famosos pinheiros solidários. No ano passado, a iniciativa angariou cerca de 13.000 euros, valor que se destinou à aquisição de material para 25 quartéis do distrito de Leiria. Os pinheiros, provenientes de operações de limpeza de matas, vão estar disponíveis no Winter Market Stylista. Por 20 euros pode alugar um e depois devolvê-lo no final da época das festas — 30% do valor reverte para as corporações de bombeiros portuguesas.

O quê? Winter Market Stylista
Quando? Sábado e domingo, dias 1 e 2 de dezembro, das 10h às 19h
Onde? Pavilhão Carlos Lopes, Avenida Sidónio Pais, 16 (Lisboa)
Quanto? 3€ (a partir dos 12 anos)