Portugal vai defrontar a Suíça na meia-final da final four da Liga das Nações, a 5 de junho, no Estádio do Dragão. Holanda e Inglaterra vão jogar a segunda meia-final no dia seguinte, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. O sorteio aconteceu às 13h30, em Dublin, na Irlanda. A final da Liga das Nações está marcada para dia 9 de junho, assim como o jogo quem decide quem fica em terceiro e em quarto lugar.

De recordar que a Seleção Nacional defrontou a Suíça no passado recente: na qualificação para o Mundial da Rússia, Portugal perdeu o primeiro jogo do grupo com a seleção suíça – naquela que foi a primeira derrota de Fernando Santos enquanto selecionador nacional – mas venceu o última partida do apuramento, no Estádio da Luz, carimbando assim a presença no Campeonato do Mundo do último verão. A Suíça acabou por conseguir a qualificação no playoff, eliminando a Irlanda do Norte, e caiu nos oitavos de final do Mundial (assim como Portugal), aos pés da Suécia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em reação ao sorteio, Fernando Santos lembrou a “grande valia” da seleção suíça. “É uma das duas equipas com as quais perdemos [a par do Uruguai, no Mundial], portanto conhecemos a grande valia que tem, mas se não conhecêssemos bastava olhar para o seu apuramento, porque foi a equipa com mais golos marcados e terminou com nove pontos”, afirmou o selecionador nacional, recordando que a Suíça marcou 14 golos nos quatro jogos da fase de grupos da Liga das Nações.

“É um grande confronto, mas jogamos em casa e temos o objetivo de estar na final. Vai haver muita gente a assistir no Dragão e esperemos que o público português leve a equipa atrás e que possamos corresponder. Até lá ainda vai haver muito desgaste, estamos a falar do final da época, perto da final da Liga dos Campeões e da Liga Europa”, acrescentou Fernando Santos.

Portugal apurou-se para a fase final da Liga das Nações depois de vencer o Grupo 3 da Liga A, com oito pontos, onde também estavam Itália e Polónia. Já a Holanda venceu o Grupo 1 – considerado o “grupo da morte” -, impediu a campeã do mundo França de chegar à final four a atirou a Alemanha para a Liga B. A Suíça, por sua vez, valeu-se de uma surpreendente vitória frente à Bélgica para ficar no primeiro lugar do Grupo 2 e a Inglaterra superiorizou-se a Espanha e Croácia para ser a seleção apurada no Grupo 4.

A conquista da Liga das Nações permite um encaixe financeiro de seis milhões de euros. De recordar que a passagem à final four já representou a entrada de 4,5 milhões de euros nos cofres da Federação Portuguesa de Futebol.

Já este domingo, a Seleção Nacional ficou a saber com que seleções vai disputar o apuramento para o Campeonato da Europa 2020. Portugal ficou integrado no Grupo B, em conjunto com Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo. Por ter vencido o grupo da Liga das Nações, a seleção orientada por Fernando Santos ficou num dos quatro grupos com cinco equipas: numa qualificação em que os dois primeiros classificados garantem a presença na fase final do Europeu. A Suíça, adversária de Portugal na Liga das Nações, está no Grupo D, com Dinamarca, Irlanda, Geórgia e Gibraltar.