Sintra

Quinta da Regaleira recebe visitante um milhão e alarga acesso a munícipes de Sintra

1.143

A autarquia de Sintra informou que a Quinta da Regaleira atingiu esta terça-feira um milhão de visitas só este ano e irá ter entrada gratuita durante todos os dias paras os munícipes e Sintra.

Segundo uma nota da autarquia, o crescimento de visitantes assenta numa média diária de 2.940 entradas durante este ano

António Cotrim/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Os munícipes de Sintra vão poder visitar, gratuitamente, todos os dias, a partir de janeiro, a Quinta da Regaleira, no centro histórico. O monumento recebeu este ano um milhão  de visitas, informou a câmara.

“A partir de 1 de janeiro, a Quinta da Regaleira passa a ser gratuita para os munícipes de Sintra, durante todos os dias, porque até agora é só ao domingo”, disse à Lusa o presidente da autarquia, Basílio Horta (PS).

As visitas gratuitas obrigam à apresentação de comprovativo da morada, informou o município, que gere a quinta.

Nos monumentos tutelados pela sociedade Parques de Sintra — Monte da Lua, a entrada mantém-se gratuita apenas ao domingo.

A Quinta da Regaleira, na estrada que liga o centro histórico a Colares, recebeu esta terça-feira de manhã o visitante um milhão em 2018, momento assinalado pela Fundação Cultursintra, instituída pelo município para gerir o monumento construído entre 1904 e 1910.

“Entreguei uma carta e uns livros a uma senhora russa, que veio numa excursão, que ficou muito admirada de ser o visitante um milhão e que ficou muito satisfeita”, explicou o presidente da autarquia.

A quinta onde António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), alcunhado de Monteiro dos Milhões, patrocinou a construção de um palacete projetado pelo arquiteto e cenógrafo italiano Luigi Manini, já teve este ano um milhão de entradas, comparando com as 500 mil visitas em 2015.

Segundo uma nota da autarquia, o crescimento de visitantes assenta numa média diária de 2.940 entradas durante este ano, quando em 2015 se registaram 1.376.

Basílio Horta admitiu que o crescimento de visitantes é “muito importante” para o município, que está a acompanhar com atenção o impacto do ‘Brexit’, “porque o turismo britânico é o terceiro emissor de visitantes para Sintra”.

O também presidente do conselho diretivo da Cultursintra destacou também o trabalho realizado nos últimos anos pela fundação na conservação do “emblemático espaço e no contínuo melhoramento das condições de acolhimento dos visitantes”.

A turista de origem russa, de 67 anos, foi recebida pelo presidente da câmara e outros responsáveis da Cultursintra, que ofereceram catálogos das exposições “Luigi Manini, Imaginário e Método” e “Coleção Maçónica Pisani Burnay”.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Conflitos

Mediterrâneo

Luis Teixeira

Huntington defendeu, como Braudel, que a realidade de longa duração das civilizações se sobrepõe a outras realidades, incluindo os Estados-nação em que se supôs que a nova ordem mundial iria assentar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)