829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bombeiros

Bombeiros

Presidente da Liga quer demissão na Proteção Civil

Antónia Nunes refere que a ANEPC "não tem protegido adequadamente os bombeiros" e "manifesta incapacidade" em dar aos portugueses "um sistema mais bem organizado, mais resiliente e capaz".
PCP

PCP: bombeiros devem reformar-se mais cedo

Partido comunista propôs acesso à reforma dos profissionais após 30 anos de serviço com idade mínima de 55 anos, esta quinta-feira ao Governo. Comunistas defendem ainda redução do horário laboral.
Bombeiros

Bombeiros: Ministério da Saúde "deve 28 milhões"

"Não há ninguém que resista a uma situação destas", alertou o presidente da Liga dos Bombeiros. Além da dívida, menciona a falta de ambulâncias e a necessidade de financiamento permanente.
Évora

Bombeiros simulam desemprego por falta de apoio

Associação de Bombeiros está a ser investigada por falsificação de cessação de contratos, recebendo apoios indevidos da Segurança Social. Corpo afirma que agiu apenas para "dar salário às pessoas".
Ministério Público

Ministério Público investiga burla com bombeiros

Os suspeitos terão simulado a suspensão e cessação de contratos, conseguindo assim receber, de forma indevida, subsídios de desemprego pagos pela segurança social, cometendo uma burla tributária.
Acidente

Dez feridos ligeiros em colisão de autocarros

Cinco feridos foram transportado para o Hospital de Santa Maria e os restantes para o Hospital de São José. No local estiveram seis viaturas dos bombeiros, incluindo uma VMER.
Luís Montenegro

Bombeiros e Proteção Civil têm de trabalhar juntos

Montenegro afirmou que o seu Governo preza muito o voluntariado nos bombeiros mas sublinhou que que é preciso profissionalizar algumas tarefas e algumas respostas.
Leiria

Dois bombeiros feridos em incêndio em tasquinhas

Dois bombeiros ficaram feridos, um deles com gravidade, na sequência de um incêndio que evoluiu para a explosão de uma botija de gás nas tasquinhas das Festas de São Pedro, em Porto de Mós.
INEM

Associação quer carreira para técnicos emergência

ANTEPH vai apresentar na quarta-feira à comissão parlamentar de Saúde para melhorar o sistema de emergência médica, dois dias depois de o presidente do INEM ter apresentado a sua demissão.
Explosão

Explosão numa fábrica causa feridos em Valongo 

Uma explosão numa máquina industrial na fábrica de reciclagem de embalagens Glopol, causou esta segunda-feira dois feridos graves e um ligeiro, que foram transportados para o Hospital de São João.
Incêndios

Incêndios: combate em capacidade máxima

Nos próximos três meses, vão estar operacionais 14.155 efetivos, 3.162 equipas e 3.174 veículos, números que podem aumentar em caso de necessidade, para responder a situações mais graves.
Lisboa

Acidente fechou duas vias na 2ª Circular

A colisão de 3 carros na 2ª circular, em Lisboa, condicionou o trânsito no sentido Benfica-Aeroporto e provocou dois feridos ligeiros durante a manhã desta quinta-feira.
Bombeiros

Gondomar dá 60 mil L de combustível a bombeiros

Câmara irá distribuir o combustível pelos grupos de bombeiros consoante o volume dos serviços e área de que estão encarregues. Associação mais longe da zona urbana receberá 24 mil litros.
Serviço Nacional de Saúde

LBP alerta para problemas com as urgências

A situação é "complicada e desesperante", uma vez que as urgências "estão a fechar com uma irregularidade muito grande e os bombeiros não sabem em concreto quais" as que estão a funcionar.
Porto

Bombeiros saíram da porta do centro comercial Stop

O autarca que falava na reunião esclareceu que o Regimento de Sapadores de Bombeiros fez, na semana passada, uma inspeção ao centro comercial e concluiu que foram implementadas as medidas excecionais.
Bombeiros

Bombeiros alertam para falta de voluntários  

Comandante Jorge Martins pede regulamento de benefícios "palpável" e defende ainda a criação da carreira de bombeiros como "ponto número um do Governo" — sem bombeiros, "associações" não avançam.
Noticiário

20h. Fogo no Alentejo mobiliza cem bombeiros

Um incêndio em Aljustrel com três frentes ativas está a mobilizar mais de 100 bombeiros e seis meios aéreos. Ainda neste jornal, termina hoje a Feira do Livro de Lisboa.
Noticiário

20h. PM quer vigilância na luta contra fogos

Luís Montenegro admite estar preocupado com a época de incêndios, mas está confiante numa resposta à altura dos bombeiros caso seja necessário. Ainda neste jornal, o arranque do Euro 2024.
Proteção Civil

Montenegro pede união no combate aos incêndios

Às portas do verão, Luís Montenegro destacou a necessidade de união dos bombeiros perante uma altura crítica do ano. É preciso estar à altura da "ação mais nobre" existente: "o bem comum", afirmou.
Sociedade

Estudo avaliou reações do cérebro dos bombeiros

Estudo concluiu que a visualização de imagens implicando decisões de resgate de pessoas em incêndios tem "grande importância para melhorar e treinar a tomada de decisão em situações de risco".
Bombeiros

Bombeiros recebem novas viaturas no âmbito do PRR

Vão ser entregues às corporações de bombeiros 10 veículos florestais de combate a incêndios e cinco veículos tanque táticos florestais ao abrigo de um programa do Plano de Recuperação e Resiliência.
Noticiário

14h. PNS admite que há muito a fazer no Interior

Pedro Nuno Santos diz que o governo socialista sempre acompanhou a região. O secretário-geral do PS aponta a habitação e o emprego como prioridades para o desenvolvimento do Interior.
Incêndios

Bombeira na reserva detida por atear fogos

Uma bombeira de Pedrógão Grande, que está no quadro de reserva por incumprimento de serviço obrigatório, foi detida por suspeitas de ter começado dois incêndios florestais no passado domingo.
Reportagem Observador

Fogo causa forte estrago em futuro hotel de Lisboa

Os Bombeiros Sapadores de Lisboa confirmam que o incêndio se agravou nas últimas horas. O comandante Alexandre Rodrigues diz que há indícios de que o fogo começou num dos quartos do futuro hotel.
Famalicão

Homem morre após queda nas escadas

Apesar das tentativas de reanimação por parte dos bombeiros, o homem faleceu como consequência de uma paragem cardiorespiratória.
Incêndios

Dispositivo de combate a fogos reforçado

Até 30 de junho vão estar disponíveis 12.096 operacionais que integram 2.690 equipas dos vários agentes presentes no terreno, além dos meios aéreos, que serão no máximo 70.
Noticiário

16h. MNE espanhol condena vídeo israelita 

Em causa um vídeo publicado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, em que Israel Katz dá a entender que o Hamas está agradecido ao Governo espanhol por reconhecer a Palestina como Estado.
Bombeiros

Mourão. Bombeiros apedrejados a irem para incêndio

Os bombeiros de Mourão foram apedrejados quando se deslocavam para combater um incêndio rural junto ao bairro Luís de Camões, naquela vila do distrito de Évora, no sábado à tarde.
Bombeiros

Bombeiros. 250 voluntários feridos desde 2022

A Liga indica que esses bombeiros foram acompanhados pelo Fundo de Proteção Social do Bombeiro, gerido pela LBP, que tem como objetivo apoiar as situações de acidentes ocorridos.
Açores

Governo dos Açores assume encargos dos bombeiros

Os bombeiros voluntários "podem beneficiar de uma majoração do seu tempo de serviço, até um limite de cinco anos, mediante o pagamento de 50% do valor apurado pela Segurança Social".
Incêndios

Proteção Civil quer manter redução de fogos

Portugal tem vindo a reduzir a média de ignições diárias no período mais crítico nos últimos cinco anos e, para o comandante da ANAPEC, "os portugueses têm mostrado mais comportamento preventivo".
Noticiário

7h. Incêndios. Meios de combate reforçados hoje

Passam a estar no terreno quase 11.300 operacionais e 34 meios aéreos. Ainda neste jornal, cabeça de lista do Chega admite avançar com ações judiciais contra quem o acusou de antissemitismo.
Eleições na Madeira

MPT contesta diferença salarial entre bombeiros

O cabeça de lista do MPT disse que os ordenados e as reformas são motivo de luta dos trabalhadores da região, incluindo dos bombeiros voluntários, e defendeu que é preciso garantir qualidade de vida.
Sociedade

Incêndios. Ourém pede mais meios para prevenção

Ourém foi um dos concelhos mais atingidos por incêndios no verão de 2022, com um prejuízo de seis milhões de euros provocados pelos fogos.
Proteção Civil

Incêndios; mais operacionais, menos meios áereos

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais terrestre contará com 14.155 elementos e 3.173 viaturas durante o período de maior empenhamento de meios. Serão menos dois meios áereos.
Afogamento

Mulher morre afogada na Póvoa de Varzim

Uma mulher foi resgatada do mar no Póvoa de Varzim, mas acabou por morrer no local. À chegada das autoridades, a mulher encontrava-se "em paragem cardiorespiratória irreversível".
Bombeiros

Bombeiros querem alterar quadros envelhecidos

Associação Nacional de Bombeiros Profissionais defende que “realidade atual é muito preocupante” e a falta de novos bombeiros profissionais traz “alguma deficiência na prestação do socorro”.
Noticiário

8h. Incêndios.Bombeiros preocupados com preparação

O Presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros alerta para a falta de esclarecimentos para o período mais crítico dos incêndios. Ainda, Planeta Terra continuou a aquecer no mês de abril.
Resposta Pronta

“Governo tem de apoiar os bombeiros”

António Nunes mostra-se otimista para o diálogo com o Governo. O presidente da liga dos bombeiros diz que não há um calendário para responder aos problemas e sublinha a falta de bombeiros voluntários.
Bombeiros

Bombeiros apresentam reivindicações ao Governo

Presidente da LBP mostrou-se satisfeito com a posição da tutela, estando agora prevista uma série de reuniões técnicas para discutir ponto a ponto o caderno reivindicativo.
PCP

PCP pede valorização de bombeiros

"95% do socorro em Portugal é feito por bombeiros", afirmou o secretário-geral do PCP enquanto reiterava a importância dessa organização e da maior valorização dos seus profissionais.
Incêndios

Um morto em incêndio no Beato, em Lisboa

O fogo que deflagrou no prédio de nove andares já foi extinto, informaram os Sapadores Bombeiros de Lisboa. Além da vítima mortal "duas pessoas tiveram de ser assistidas por inalação de fumos".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas