Há pessoas capazes de tudo, para se divertir ou para conseguir extrair um pouco mais de velocidade do seu bólide. O problema é quando se pretende atingir valores loucos e apenas se possui um Smart ForTwo, veículo que se sente muito mais à vontade em cidade do que numa pista, a tentar bater o recorde de velocidade. Mas esta que é uma dificuldade incontornável para a maioria, não o é para Bill Berg, um americano do Colorado que trata os motores a jacto por ‘tu’ e é capaz de montá-los dentro de qualquer tipo de veículo.

Depois de ter construído o moto 4 mais veloz, proeza que estendeu depois a um autocarro, o novo brinquedo de Berg é um Smart de 2008, com motor de três cilindros e pouco mais de 60 cv, o suficiente para passear pela cidade com consumos muito baixos.

Mas sempre que a oportunidade surge, Bill Berg desliga o motor a gasolina e liga o outro, a jacto, um T-58 que adquiriu de um antigo Huey, como são conhecidos os helicóptero Bell UH-1, como os que serviram na guerra do Vietname. Com uma potência equivalente a 2.000 cv, capaz de queimar 57 litros em apenas 5 minutos, trabalhando a uma rotação próxima das 20.000 rpm, o jacto é faz de fazer voar o Smart, pelo menos até aos 354 km/h.

Uma das maiores dificuldades encontradas por Berg foi onde colocar o motor a reacção, pois o Smart não é propriamente espaçoso. A solução foi “sentá-lo” no lugar do pendura e depois deixar que ele se acomodasse até ligeiramente depois do pára-choques. Isto porque o T-58 estava equipado com afterburner, o que incrementa a potência, mas ocupa ainda mais espaço.

Com um pendura destes, Bill Berg tem potência de sobra, mas tem de ter igualmente alguns cuidados, uma vez que o reactor trabalha a uma temperatura de 500ºC, pelo que faz sempre algum calor a bordo. O mais curioso é que, como o Smart mantém todo o equipamento de origem, das luzes aos piscas, passando pelo limpa pára-brisas, buzina e matrícula, continua homologado para circular na estrada. Isto na esperança que Berg, por distracção, não ligue o reactor quando tiver alguém atrás de si, pois haveria churrasco instantâneo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR