O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, interrompeu uma reunião para ligar para Cristina Ferreira, durante o programa de estreia da apresentadora na SIC. Tinha passado pouco mais de uma hora desde o início do programa quando o telefone tocou na “casa” de Cristina Ferreira. O interlocutor apresentou-se como Marcelo Rebelo de Sousa, ao que a apresentadora respondeu: “Está a gozar!“.
“Interrompi aqui uma reunião que tinha. Acabei uma e ia começar outra e espreitei para ver o seu primeiro programa. Como, ao longo da vida, várias vezes, estive consigo quando arrancou com novas fases da sua vida (…), queria desejar-lhe felicidades”, disse o Presidente lembrando a primeira edição da revista da apresentadora — Cristina —, em março de 2015, ainda antes de ser candidato à Presidência.
Cristina Ferreira não conteve as lágrimas. “Queria agradecer-lhe por ser meu Presidente, por ser Presidente de todos os portugueses, porque eu acho que a forma como tem feito a sua Presidência tem sido aquilo que nós todos portugueses merecíamos e queríamos. O afeto não é para todos.” Marcelo confessou: “Gosto muito de ver o seu programa”. Depois despediu-se para voltar às reuniões de trabalho.
Marcelo Rebelo de Sousa tinha estado no “Você na TV”, o programa das manhãs da TVI apresentado por Manuel Luís Goucha, na véspera de Natal. Entrar em direto no “Programa da Cristina” permitia assim estabelecer alguma “paridade” com o programa concorrente, evitando também possíveis acusações de que estaria a privilegiar o canal de televisão onde era comentador, noticiou o Público.
Esta iniciativa não inédita para Marcelo Rebelo de Sousa. O “Presidente dos afetos”, como muitas vezes é apelidado, tem sempre tempo para uma palavra amiga e arranja sempre tempo para quem mais precisa, como o descreveu a jornalista Cláudia Sebastião, que estudou a vida do Presidente, no programa “A Tarde é Sua”, de Fátima Lopes.
A apresentadora da TVI recordou também, neste programa a 11 de dezembro de 2018, algumas situações com Marcelo Rebelo de Sousa já depois de ser Presidente, incluindo o facto de lhe ter ligado várias vezes depois da separação para saber se ela estava bem.
“Professor ligue-me. Também mereço.”
As reações nas redes sociais não se fizeram esperar. Como se sentirão os apresentadores dos canais de televisão concorrentes? Alberta Marques Fernandes, jornalista na RTP, deixou o seu apelo.
Os cidadãos que não têm lugar na televisão também.
E até a entrevista com Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, no mesmo programa, deu lugar a um meme sobre o Presidente da República.
Quando o presidente Marcelo Rebelo de Sousa esquece e não liga no meu aniversário… pic.twitter.com/WzYBbL4yFJ
— Golo Abaixo (@GoloAbaixo) January 7, 2019
Manuel Luís Goucha, apresentador num canal concorrente, poderia ficar fragilizado com o telefonema de Marcelo a Cristina, mas o Presidente terá tentado exatamente estabelecer uma paridade entre os dois programas.
Manuel Luís Goucha quando souber que Marcelo Rebelo de Sousa ligou para o programa da Cristina Ferreira. #vocênatv #OProgramadaCristina #TVI #SIC pic.twitter.com/SmAHNhiWWq
— André Ferreira (@_andrecferreira) January 7, 2019
Embora haja quem interprete este gesto como uma penalização ao apresentador da TVI depois da polémica entrevista a Mário Machado.
Tal como Cristina Ferreira teve dúvidas que estaria a falar com o Presidente, também num tweet se questiona se não seria um bom imitador.
https://twitter.com/Bazookas/status/1082253147542876161
Há quem arrisque que o telefonema foi para participar no prémio monetário oferecido no programa.
Pelo que estou a ler no twitter, Marcelo Rebelo de Sousa acabou de ganhar vinte mil euros em cartão.
— CRG (@CRG2o) January 7, 2019
Atualizado às 14h30 com a justificação de “paridade” entre o programa da SIC e da TVI e com reações nas redes sociais.