FC Porto

Éder Militão é a prioridade do Real Madrid para reforçar o setor defensivo

O central brasileiro do FC Porto é o preferido pelo Real Madrid para reforçar a defesa. A cláusula de Éder Militão é de 50 milhões mas esse valor cai para 42 milhões caso o jogador saia em janeiro.

Militão chegou ao Dragão no verão, assinou por cinco temporadas e custou quatro milhões de euros

AFP/Getty Images

Éder Militão, central do FC Porto, será o principal alvo do Real Madrid no mercado de inverno. De acordo com a edição desta quarta-feira do jornal espanhol Marca, que faz capa com o tema, o brasileiro de apenas 20 anos é o preferido do clube merengue para reforçar o setor defensivo. Barcelona e Manchester United já terão perguntado por Militão e será por isso que o Real Madrid quer adiantar-se na corrida pelo jovem central.

O desportivo espanhol indica que a cláusula de rescisão do jogador do FC Porto é de 50 milhões de euros mas que esse valor cai para 42 milhões caso a transferência seja firmada antes do dia 31 de janeiro — algo que será dificultado pelos dragões, que contam com o central para a fase decisiva da temporada, mas tentado pelo Real Madrid. A notícia da Marca apresenta ainda o FC Porto como um “clube vendedor” e recorda as últimas vendas high profile, como a saída de Diogo Dalot para o Manchester United e Ricardo Pereira para o Leicester, e ainda o já existente elo de ligação entre o clube português e o espanhol: prova disso são as idas de Pepe, Danilo e Casemiro e ainda a vinda de Casillas.

O regresso de Pepe ao Dragão está a ser visto pela comunicação espanhola como uma tentativa do FC Porto de colmatar uma eventual saída de Éder Militão — ainda que os responsáveis portistas tenham dito que o objetivo é reforçar o setor defensivo. O Real Madrid já assistiu a três jogos recentes dos dragões, para observar o central brasileiro, e deve deslocar-se a mais dois, já que os merengues analisam, regra geral, cinco exibições dos jogadores sob interesse antes de avançar com qualquer proposta.

O Real Madrid foi associado a vários centrais durante o mercado de verão, já que escasseiam alternativas aos titulares Sergio Ramos e Varane, mas Julen Lopetegui acabou por optar pela continuidade de Vallejo. As recorrentes lesões, porém, afastaram o jogador espanhol da regularidade nas convocatórias e dificultaram a margem de manobra no eixo da defesa merengue.

Éder Militão chegou ao FC Porto no verão, proveniente do São Paulo, custou quatro milhões de euros e assinou por cinco temporadas. Depois de se estrear a 2 de setembro e se afirmar como titular indiscutível ao lado de Felipe, o central brasileiro parece agora ser a prioridade do Real Madrid para atacar o mercado de inverno.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mfernandes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)