Brasil

Economia brasileira mantém recuperação em 2019 e PIB aumenta para 2,4%

339

Consultora Fitch Solutions estima que o Brasil vai prosseguir a recuperação económica este ano e o PIB deverá aumentar de 1,3% (2018) para 2,4%.

LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

A consultora Fitch Solutions estima que o Brasil vai prosseguir a recuperação económica este ano e o PIB deverá aumentar de 1,3% (2018) para 2,4%, considerando haver um sentimento de negócios positivo face ao novo Presidente.

De acordo com a análise da consultora, haverá “uma melhoria substancial do sentimento de negócios e de consumo e um fortalecimento do mercado de trabalho que conduzirão a uma recuperação do consumo e do investimento”.

Alguns progressos nas principais reformas económicas ajudarão ao crescimento do investimento ao longo do ano de 2019 e farão baixar os riscos de regresso a um sentimento negativo dos investidores, defende a análise da Fitch Solutions.

A recuperação económica do Brasil continuará nos próximos meses, ajudada pelo sentimento positivo em torno do novo Presidente,Jair Bolsonaro, e de uma nova administração do país, considera a consultora.

Recordando que tinha baixado a sua estimativa de crescimento do PIB para 2018 de 1,6% para 1,3%, perante o cenário dominante no Brasil no terceiro trimestre do ano passado, adianta que, relativamente a 2019, decidiu também fazer uma ligeira revisão do crescimento da economia brasileira de 2,5% para 2,4%, por considerar as modestas expectativas de crescimento das exportações graças a um abrandamento da China.

O Brasil tem sido uma dos países que tem beneficiado do aumento das tensões entre a China e os EUA, com as vendas a crescerem para o mercado chinês.

Porém, a Fitch Solutions diz que “uma melhoria do sentimento económico conduzirá a uma melhoria no investimento e impulsionará o consumo”.

A comunidade empresarial e de negócios brasileira, de um modo geral, apoia a administração de Jair Bolsonaro, que promete liberalizar regulações, mudanças ao nível fiscal e outros aspetos que podem ajudar a baixar os custos para quem faz negócios no Brasil.

Por isso, a consultora diz estar mais otimista quanto a um outlook de médio prazo.

Em termos absolutos, a Fitch Solutions estima um investimento equivalente a 16,0% do PIB brasileiro para o período 2019 -2020.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)