481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

contra-corrente

Contra-Corrente

Chamaram-lhes retornados

Começaram a chegar em 1974. Muitos não eram brancos, outros nunca tinham saído de África. Retornados, desalojados, espoliados, refugiados... Muitos nomes para um acontecimento que mudou Portugal.
contra-corrente

Quem são os nossos retornados? Ligue 910024185

Começaram a chegar em 1974. Muitos deles, nunca tinham saído de África. Desalojados, espoliados, refugiados. Afinal, quem são os nossos retornados? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
contra-corrente

Fogos. Quem são os responsáveis? Ligue 910024185

Em época de incêndios, falamos sobre o perfil dos incendiários. A PJ conta com 700 nomes, mas quem são os verdadeiros responsáveis pelos fogos? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

O que fazer com este Presidente?

Ingénuo ou pérfido? Populista ou próximo? Presidente sem filtro ou sem bom senso? A última entrevista colocou a pergunta: o que fará Marcelo nos quatro anos que lhe faltam cumprir de Presidência?
contra-corrente

Temos um Presidente sem bom senso? Ligue 910024185

A última entrevista do Presidente da República recolocou a pergunta: até onde irá Marcelo Rebelo de Sousa nos próximos quatro anos de Presidência? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

Quem arrisca ter filhos na era dos pais perfeitos?

Expectativas altíssimas em torno daquele que, muitas vezes, é o filho único. Pais e mães cada vez mais velhos, crianças superprotegidas… Ser mãe ou pai transformou-se numa decisão de risco?
contra-corrente

Vivemos na era dos pais perfeitos? Ligue 910024185

Expectativas altas em torno daquele que é, muitas vezes, o primeiro filho. Os pais têm crianças mais tarde e elas são cada vez mais protegidas. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

Lucros. Preparando o terreno para a taxa nº 4301?

Do céu garantiu-nos uma canção que choviam homens. Também nos afiançaram que caíam estrelas. Agora chegaram os lucros caídos do céu. Mas para cada lucro caído do céu há uma taxa criada na terra.
contra-corrente

Taxas sobre os lucros inesperados? Ligue 910024185

A inflação, as taxas de juro e os lucros das grandes empresas têm sido tema incontornável. Devem as empresas pagar pelos lucros inesperados? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

Verão Quente: O que foi o V Governo?

Há 47 anos, entrava em funções o V Governo. Apresentado como a alternativa mais à esquerda, foi sobretudo o Governo que pôs as esquerdas umas contra as outras. De armas na mão se fosse preciso.
contra-corrente

O que foi o V Governo? Ligue 910024185 

Há 47 anos iniciava funções, sendo apresentado como a opção mais à esquerda. Tornou-se foi no Governo que pôs as esquerdas umas contras as outras. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

O que esconde o querido mês de Agosto?

Emigrantes, contam-se aos milhões. Para o país mandavam as poupanças. No país construíam a casa dos seus sonhos. Eles celebram “o seu” Portugal mas Portugal considera-os também seus?
contra-corrente

Portugal gosta dos emigrantes? Ligue 910024185

"Querido mês de agosto" e altura do regresso a Portugal para visitar a família. O que nos leva ao tema: como o país olha para os emigrantes? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

As férias não têm de ser apenas ir para o Algarve

Na véspera de partir de férias José Manuel Fernandes recorda as férias de antigamente, as suas e as de um Portugal ainda mais antigo, onde quase tudo mudou e – sem nostalgias snob – mudou para melhor.
contra-corrente

As férias mudaram para melhor? Ligue 910024185

Hoje falamos de férias. Como têm mudado ao longo dos anos. Há mais portugueses a poder aproveitá-las? São melhores agora do que antigamente? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

Pelosi, a provocadora? Não: Pelosi, a corajosa!

O momento da visita de Pelosi a Taiwan é delicado mas por isso mesmo foi importante. Até porque não foi uma provocação: quem subiu o tom de voz não foi ela, foram os chineses. E ela não se intimidou.
contra-corrente

Visita de Pelosi foi acertada? Ligue 910024185

Nancy Pelosi, a speaker da Câmara dos Representantes dos EUA, não se intimidou com os avisos da China e visitou mesmo Taiwan. Fez bem em fazê-lo? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

O "rei dos catalisadores" ri-se da nossa Justiça

140 processos pendentes, várias detenções ao volante de carros roubados, casos de flagrante delito, mas a nossa Justiça devolve-o sempre à liberdade. Há por aí um partido que incha com histórias assim
contra-corrente

Rei dos catalisadores. Há Justiça? Ligue 910024185

Vítor Macedo, rei dos catalisadores, foi detido quatro vezes num mês, tem mais de uma centena de processos pendentes, mas sai sempre em liberdade. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

A electricidade vai mesmo aumentar, não se iludam

Talvez não sejam os 40% de que se falou no fim-de-semana, mas ninguém sabe. O que se sabe é que vão mesmo existir aumentos na factura da electricidade, aumentos não para todos mas para quase todos.
contra-corrente

A eletricidade vai aumentar? Ligue 910024185

As últimas declarações do presidente da Endesa geraram imensa polémica. Aumentos podem não ser de 40%, mas vão mesmo existir para quase todos. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

Tempo de clareza: a Rússia é um estado terrorista

A morte de dezenas de prisioneiros ucranianos numa explosão num centro de detenção em Donetsk é apenas mais uma prova de que vale tudo para Moscovo e que os seus métodos são os do terror puro e duro.
contra-corrente

A Rússia é um Estado terrorista? Ligue 910024185

A morte de dezenas de prisioneiros ucranianos numa explosão num centro de detenção em Donetsk deixa a questão: vale mesmo tudo para Moscovo? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

Uma estátua a Vasco Gonçalves? Ninguém se enxerga?

É uma polémica escusada porque Moedas devia ter sido claro desde o início: Lisboa não quer uma estátua de Vasco Gonçalves, Lisboa não celebra nem o gonçalvismo nem o “socialismo autêntico” à moda URSS
contra-corrente

Vasco Gonçalves merece a estátua? Ligue 910024185

A possibilidade de haver uma estátua em homenagem a Vasco Gonçalves em Lisboa suscitou polémica. Moedas devia ter esclarecido a questão antes? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

A Festa do Avante! é livre, até no imenso cinismo

Todos são livres de ir tocar à Festa do Avante! e de ir ver concertos à Festa do Avante!, mas de passagem não deem justificações parvas para desvalorizarem o que se está a passar na guerra da Ucrânia.
contra-corrente

Ir ao "Avante!" é apoiar o PCP? Ligue 910024185

A polémica sobre o concerto de Pedro Abrunhosa e as críticas à Rússia trouxe a responsabilidade social dos artistas para os temas da ordem do dia. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

Surpresa, surpresa, há coisas pior do que em 2014

Um inquérito do INE revela que há hoje mais obstáculos à actividade empresarial e ao investimento produtivo do que em 2017 e mesmo em 2014. É a confirmação de que este governo não gosta das empresas.
Rádio Observador

Este Governo gosta das empresas? Ligue 910024185

Há mais obstáculos à atividade empresarial do que em 2017 e 2014. É o que revela o inquérito do INE sobre os custos de contexto das empresas. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

Olha, um ministro a criticar o primeiro-ministro

O ministro da Administração Interna acha que o problema das forças de segurança não é falta de recursos, é má organização. Não reparou que assim estava criticar quem nada fez, ou seja... António Costa
contra-corrente

Mau policiamento. Quem é culpado? Ligue 910024185

Autarcas de Lisboa e Porto deixaram o alerta para a falta de condições de policiamento. José Luís Carneiro sugere que o problema é de organização. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

Pichardo: a miséria de Cuba é a nossa fortuna

Pedro Pichardo trouxe mais um título para Portugal mas a sua proeza diz tanto sobre a actual miséria de Cuba, país de onde fugiu, como sobre as debilidades do desporto neste nosso país que o acolheu.
contra-corrente

Miséria de Cuba é a nossa fortuna? Ligue 910024185

Pichardo sagrou-se campeão do mundo do triplo salto. A conquista evidencia tanto as debilidades do país que o acolheu, como do país de onde fugiu. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Contra-Corrente

Retórica russa subiu de tom. Ameaça ou desespero?

Seigei Lavrov disse que a Rússia já não quer só o Donbass, quer mais. Será que vamos ter ainda mais ofensivas de Moscovo? Ou é uma forma de preparar o que possa suceder quando a Ucrânia contra-atacar?
Contra-Corrente

O PRR mal arrancou e já há certas dúvidas...

O primeiro-ministro indignou-se porque lhe fizeram perguntas sobre um financiamento duvidoso do Banco de Fomento. Não devia indignar-se, devia era dar respostas porque nós temos mais perguntas a fazer
Contra-Corrente

A triste sina de um país a “viver habitualmente”

Costa descobriu o segredo de Salazar: não perturbar este país que gosta de “viver habitualmente”, mesmo que isso signifique viver mediocremente. Assim governa-se o mínimo e encena-se o máximo. Resulta
Contra-Corrente

Estado está a ficar rico e há cada vez mais pobres

Há muito que se diz que a inflação é um imposto e desta vez uma coisa ela já garantiu: receitas fiscais estratosféricas. Tudo isto quando há famílias que têm de contar os tostões para comprarem comida
Contra-Corrente

E que tal ser “homogeneral” em vez de homossexual?

Ricardo Araújo Pereira desencadeou a fúria do Twitter porque se atreveu a criticar a campanha ABCLGBTQIA+. E com razão: se trocamos sexo por género então devemos trocar “homossexual” por “homogeneral”
Contra-Corrente

Temido continua a achar que está tudo ok. Não está

Portugal bate recordes de mortalidade excessiva mas os nossos governantes deitam foguetes porque contrataram 270 médicos, bem menos dos que queriam. Assim o SNS não se salva, é preciso uma outra visão
Contra-Corrente

E se Putin ameaçar com sanções à nossa hipocrisia?

Julgávamos que íamos levar a Rússia ao tapete com as nossas sanções mas a dependência energética da Europa está a revelar-se uma poderosa arma de Putin. A nossa hipocrisia pode vir a sair-nos bem cara
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.