contra-corrente
contra-corrente

O dia em que descobri José Mário Branco

Uma crónica muito pessoal sobre como, tinha eu 14 anos, o álbum “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” entrou na minha vida e nunca mais pude deixar de admirar a genialidade de José Mário Branco.
contra-corrente

Como os sem-abrigo não votam, o PS não trata deles

1703
Marcelo não podia ter sido mais directo: como era ano eleitoral, o Governo esqueceu-se dos sem-abrigo. E já que Costa nada diz, chamou meio mundo a Belém. A ministra saiu de lá com as orelhas a arder.
contra-corrente

Portugal não é a União Soviética, mas já o SNS...

910
A ideia de criar uma espécie de “serviço médico obrigatório” no SNS está mais próxima de uma sovietização da Medicina do que da necessária humanização de um sistema de saúde hoje mergulhado no caos.
contra-corrente

Sánchez meteu o lobo no galinheiro: Pablo Iglesias

929
Na campanha Sánchez garantia que os espanhóis não poderiam dormir sossegados com Iglesias no Governo mas agora fez dele vice-presidente. Ao lado do seu extremismo os líderes do Vox são meninos de coro
contra-corrente

Isto da democracia é mesmo uma perda de tempo

617
Carlos César, PS, e David Justino, PSD, querem que os debates com o primeiro-ministro passem a ser apenas uma vez por mês. Mais vezes é “uma perda de tempo”. Tempo que faz falta para... “governar”.
contra-corrente

Há certos povos de que o PCP e o Bloco não gostam

1374
Se o povo se revolta e derruba um líder de direita, mesmo que recém-eleito, soltam-se foguetes. Mas se o alvo da revolta é um populista de esquerda, então o povo já não presta. Como o povo da Bolívia.
contra-corrente

São os animais que pagam o animalismo do PAN

292
Crónica de uma noite à chuva a perceber a verdadeiras consequências da agenda animalista do PAN – ou de como nos aconselham a abandonar animais na estrada pois o canil municipal não os pode recolher.
contra-corrente

A lei da rolha no Parlamento da geringonça

2164
Socialistas, bloquistas, comunistas e verdes não querem dar tempo de intervenção aos novos partidos. Querem impor a “lei da rolha” que não impuseram ao PAN. É uma vergonha, mas eles não se importam.
contra-corrente

Escolas fechadas por falta de pessoal? Habituem-se

1135
Já tínhamos urgências fechadas. Já sabíamos dos alunos sem aulas e sem professores. Agora a nova rotina é escolas em protesto por falta de funcionários. Viva o investimento nos serviços públicos!
contra-corrente

Três histórias de como vai a nossa (in)Justiça

868
Uma cidadã britânica fica quatro meses presa ilegalmente porque insultou um polícia. Mas os agressores dos bombeiros nem sequer são detidos porque não foram apanhados em flagrante delito. Como assim?
contra-corrente

O dia que os comunistas gostavam de esquecer

1482
Faz 30 anos que caiu o Muro de Berlim. O “muro da vergonha”. A demonstração viva de que o comunismo era uma prisão dos povos. Dia para celebrar e recordar que a vitória da liberdade nunca é definitiva.
contra-corrente

Sócrates: mentir não custa, basta ter esse hábito

3253
José Sócrates voltou a ser interrogado e tudo o que vamos sabendo mostra como mentir pode ser um modo de vida. Já não é só a sua má relação com a verdade, é mesmo a ficção a tomar conta da realidade.
contra-corrente

Joacine, Daniel e a tentação dos extremismos

A polémica entre Joacine Katar Moreira e Daniel Oliveira foi o caso do fim-de-semana. Não foi só um arrufo das redes sociais, antes uma amostra das divisões que há entre as vários tribos da esquerda.
contra-corrente

No Hospital Garcia de Orta, a olhar para São Bento

310
Há o país cor-de-rosa do Programa de Governo e há o país real do Hospital Garcia de Orta à beira da ruptura. Crónica de como seria uma manhã nas urgências a ouvir as promessas feitas por António Costa
contra-corrente

Endoideceram. Agora até a Matemática é racista

3771
Surpresos por terem dito que a bandeira portuguesa é racista? Pois fiquem a saber que nos Estados Unidos já se debate o racismo da Matemática, esse instrumento de opressão da minoria afro-americana...
contra-corrente

Elogio do Reino Unido e da sua pacífica confusão

144
O Brexit está a fazer o caminho que diziam impossível e os gritos de “order”, “order” do speaker dos Comuns divertem mas não assustam, ao contrário das fogueiras de Barcelona ou das votações em Itália
contra-corrente

Será que a nossa bandeira é racista?

2288
Numa manifestação de apoio a Joacine Katar Moreira acusaram a bandeira nacional de ser racista e de glorificar o assassinato de milhões de seres humanos. E sabem o que sucedeu a seguir? Bateram palmas
contra-corrente

Sabia que temos dos impostos mais altos da Europa?

2635
Quem tem as taxas marginais de impostos mais elevadas da Europa? A Suécia, a Bélgica, a Eslovénia e Portugal. Mas há ainda pior quando olhamos para a forma como funciona a progressividade do nosso IRS
contra-corrente

Um aeroporto em Alverca é capaz de ser boa ideia

979
A ideia de ter meio aeroporto de Lisboa na margem sul do Tejo sempre foi muito mal explicada, pelo que a proposta de aproveitar Alverca exige, no mínimo, parar para pensar. Pode ser um ovo de Colombo.
contra-corrente

História de mais um grande sucesso de Costa

738
No último Congresso do PS António Costa prometeu mundos e fundos aos emigrantes que voltassem para Portugal. Depois saiu uma lei tão kafkiana que 5 meses depois só há 37 beneficiários do “Regressar”.
contra-corrente

Rui Rio ou como o azedume é sempre mau conselheiro

543
O lema da candidatura de Rio é “Portugal ao Centro”, mas devia ser “Rio no Centro”. No centro de tudo, queixando-se de tudo e todos, e por isso, só por isso, querendo voltar a mandar em tudo e todos.
contra-corrente

Já temos poucos heróis, mas às vezes há surpresas

203
Tem 72 anos, é catalão e saiu à rua para se colocar entre os manifestantes violentos e a polícia. José Frias é o herói improvável de uma Barcelona onde tudo parece condenado à divisão e ao radicalismo
contra-corrente

O desprezo que eles têm pelos nossos emigrantes

1611
O que se passou com a votação da emigração foi kafkiano. O Estado ligou o complicómetro e o resultado foram 22,3% de votos anulados. Não é possível desprezar mais os direitos eleitorais dos emigrantes
contra-corrente

Um dia destes damos por nós a ser todos chineses

704
A maior estrela da NBA, LeBron James, saiu em defesa da China porque não quer perder o dinheiro dos patrocínios. Quanto até no coração da América se chega a esta miséria moral, a esperança é pouca.
contra-corrente

Um Governo de mais do mesmo, ou ainda pior

1506
A composição do novo Governo é qualquer coisa entre a tristeza franciscana de ter mais do mesmo e o susto da promoção de uma eminência parda do socratismo. Um governo novo que nasce a cheirar a velho.
contra-corrente

Não tenham pena dos presos catalães

978
Os líderes independentistas catalães que foram condenados tentaram um golpe de força anti-democrático que cavou profundas divisões em Espanha e na Catalunha. Não merecem a nossa solidariedade.
contra-corrente

Já regressámos à normalidade da falta de vergonha

1642
Três notícias, três casos que revelam o regresso à normalidade da sem vergonha de quem sente fraca a oposição: a sem vergonha da ruptura no SNS, das suspeitas de compadrio e a do quero, posso e mando.
contra-corrente

Não podemos ignorar o que se passa na Venezuela

968
Um vídeo horrível, inumano, brutal. Mas revelador: o regime venezuelano é aquilo. Aquela humilhação de presos nus, deitados no chão, as costas como palco de uma luta de galos. Não podemos ignorar.
contra-corrente

Uma escola para ensinar ou para endoutrinar?

1549
Quando uma escola de Barcelos passa um filme de propaganda vegan e só à última da hora é que percebe que não pode convidar um militante do PAN já não sabemos se ela serva para educar ou para deseducar
contra-corrente

Que grande encontrão que Cavaco deu a Rio

246
Cavaco raramente quebra o silêncio, ainda menos para falar do PSD. Agora fê-lo e para se distanciar de Rio: tudo o que defendeu num artigo de opinião é o contrário do que o líder do PSD defende e faz.
contra-corrente

Uma sociedade doente onde cães já vão a tribunal

6645
Um tribunal de Mafra está para decidir qual de dois antigos namorados fica com a tutela de uma cadela. Leram bem: de uma cadela. Estamos a ficar todos doidos, com os valores todos de pernas para o ar.
contra-corrente

Será que a geringonça tem razões para festejar?

680
Somados os sufrágios, os três partidos da geringonça tiveram agora menos votos do que em 2015. Subiu o PS, mas desceram Bloco e PCP. Isso são más notícias para o futuro deste casamento de conveniência
contra-corrente

O adeus a Freitas na mais surreal das campanhas

164
Ninguém parecia saber como despedir-se de Freitas do Amaral numa campanha onde também quase ninguém pareceu saber muito bem o que andou a fazer nestas duas semanas. Ironia triste e sinal dos tempos.
contra-corrente

Lisboa mudou há 50 anos. Com a vinda da Gulben...

Há uma Lisboa antes da inauguração da sede e museu da Gulbenkian e outra, menos provinciana e menos tacanha, depois desse momento. José Manuel Fernandes ainda se recorda de como sentiu essa mudança.
contra-corrente

O que nos dizem as sondagens sobre as eleições?

234
Ao contrário da mitologia popular, as sondagens em Portugal enganam-se pouco. E olhando para elas compreende-se melhor (ou não) porque é que António Costa andou ontem quase desaparecido da campanha.
contra-corrente

China, 70 anos: de Mao até ao pesadelo de Orwell

221
A China já é a segunda economia do mundo, com os seus milionários e os seus luxos. Mas sempre sob a mesma mão de ferro do Partido Comunista, o regime fundado por Mao Tsé Tung há já 70 anos.
contra-corrente

Só cá faltava Sócrates para dar uma ajudinha ao PS

3262
Primeiro o PS suspeitou de conspiração dos procuradores, agora Sócrates fez coro. Atenção: as armas não se evaporaram de Tancos nem reapareceram por obra e graça do Espírito Santo. Houve responsáveis.
contra-corrente

Costa deve explicações ao país, não apenas a Rio

7501
Quando um político em vez de dar respostas começa a pregar lições de moral, o caldo está entornado. Mas foi esse o caminho escolhido por António Costa para fugir às explicações sobre o caso de Tancos.
contra-corrente

A perigosa decisão do Supremo Tribunal de Londres

A decisão do Supremo Tribunal do UK pode agravar a revolta contra o establishment, acusado de fazer tudo para evitar o Brexit, incendiando o ressentimento que levou muitos a votarem pela saída da UE
contra-corrente

Mas como é que tu te atreves, Greta Thunberg?

1697
É fácil insultar os líderes mundiais por causa das alterações climáticas. Mais difícil é dizer como se faz. A jovem sueca pode aquecer o coração dos activistas, mas também é um exemplo de incoerência
contra-corrente

Porque é que a Madeira continua a ser do PSD

O que é histórico na Madeira não é o PSD ter perdido a maioria absoluta ao fim de 43 anos – é continuar a ganhar 43 anos depois. E já sem Alberto João Jardim. E com uma crise de dívida pelo meio.
contra-corrente

Um dia destes vamos pedir desculpa por ter nascido

2214
O politicamente correcto começa a entrar no domínio da loucura. Não tarda que tenha de pedir desculpa por todos os meus defeitos: sou homem, heterossexual, português, e não sou de esquerda. Só pecados.
contra-corrente

Kafka em Lisboa, ou como desprezar os eleitores

179
Portugal no seu pior. Deputados que não se dão respeito, má técnica legislativa, serviços públicos displicentes e a pior mentalidade burocrática. Resultado: não temos listas de candidatos na internet.
contra-corrente

Também há praxes que valem a pena em Portugal

Aí estão as praxes e é triste continuarmos a ver estudantes a fazerem figuras tristes nas ruas das nossas cidades. Mas há excepções, como as “praxes com sentido”, prova que ainda há gente com juízo.
contra-corrente

Já estou farto de ver tantos ambientalistas

De repente todos se puseram a falar de ambiente, com pouco conhecimento e muita demagogia. Com pouca ciência e muita exploração dos sentimentos. No fundo, acordando novas formas de populismo.
contra-corrente

O PAN, partido contra as pessoas. E até os animais

685
Um post no Facebook de uma antiga dirigente do PAN veio recordar-nos como esse partido se preocupa muito mais com os animais do que com as pessoas. Aliás: que, bem lá no fundo, detesta as pessoas.
contra-corrente

Para a BBC não há dois sexos, há 100 géneros

895
Um vídeo da BBC distribuído nas escolas inglesas explicava aos alunos que isto dos géneros é muito excitante e que há 100 géneros diferentes. Era bem melhor que falasse de como somos homem ou mulher.
contra-corrente

Como a ideologia já está a estragar o SNS

494
Depois do fim da PPP do Hospital de Braga, vem aí o fim da PPP do de Vila Franca de Xira. Em Braga os contribuintes já deverão pagar mais este ano. E quanto à qualidade do serviço, estamos cá para ver
contra-corrente

Chegou o calor, vão chegar os incêndios?

José Manuel Fernandes está a caminho de Arganil onde estará num seminário sobre incêndios, oportunidade para recordar o pouco que já se fez e o muito que ainda não se fez depois das tragédias de 2017.
contra-corrente

Queremos sempre matar a galinha dos ovos de ouro

Como o Airbnb e uma nova lei das rendas mudaram capital
contra-corrente

Trump pode parecer estúpido, mas desenganem-se

Sobre o tweets insultuosos dirigidos a quatro mulheres congressistas.
contra-corrente

As habilidades do ministro da Saúde, o dr. Cen...

Os números certos podem dar uma ideia errada.
contra-corrente

Estou cansado do país do respeitinho

É um parecer muito duro: na sindicância à Ordem dos Enfermeiros o ministério da Saúde agiu como se ainda estivéssemos no Estado Novo. E quase toda a gente se calou. Não houve um protesto. Que vergonha.
contra-corrente

Uma lei “progressista” mas feita contra os ...

O acordo à esquerda para a nova Lei de Bases da Saúde teve como objectivo acabar com os hospitais melhor geridos de todo o SNS. Não vai resolver nenhum problema, antes vai agravar os já existentes.
contra-corrente

Os resistentes do prédio Coutinho são uns val...

As opções estéticas de um autarca e de um ministro não podem valer mais que os direitos de quem investiu as poupanças para viver num prédio construído legalmente e legalmente habitado durante décadas
contra-corrente

O país que está sempre a perseguir a própria cauda

A discussão caricata em torno do programa Erasmus para o interior é um bom exemplo de um país que às vezes parece um cão a perseguir a própria cauda: anda às voltas, às voltas e não sai do mesmo sítio
contra-corrente

Memória e homenagem: André Gonçalves Pereira

103
Grande professor e grande advogado, André Gonçalves Pereira morreu ontem. José Manuel Fernandes recorda a experiência de colaboração que teve com ele e destaca o legado do homem livre e sempre frontal
contra-corrente

Pensões, o programa do PAN e o triunfo dos porcos

208
Das quase 1200 propostas do programa eleitoral do PAN há uma que se traduziria numa expropriação dos descontos de alguns pensionistas. É a medida populista de limitar a pensão máxima a uns 5200 euros.
contra-corrente

A maioria absoluta é mais fácil do que se pensa

424
A um mês das eleições, a fasquia da maioria absoluta está nos 39, 40%, Costa pode conquistá-la fingindo que nem a deseja, para não assustar os eleitores. Um guia para perceber o que mostram os números.
contra-corrente

Porque é que Portugal não funciona

206
Regulamentos e mais regulamentos. Regulamentos para tudo. Pequenos exemplos de como o Estado só complica a vida às empresas e aos cidadãos. E de como isso só prejudica a economia e promove a corrupção
contra-corrente

Boris Johnson. Afinal quem é que é "nazi"?

Já acusaram Boris Jonhson de tudo, até de ser nazi, mas os últimos dias têm mostrado que mais depressa são os que se lhe opõem que realmente desprezam as escolhas democráticas dos eleitores.
contra-corrente

Nacionalizar a banca? Tenham medo de Catarina

504
Catarina Martins defendeu no Observador que a nacionalização de toda a banca "não é um papão". Mas é. E seria a repetição de uma tragédia económica, como a testada em 1975/1989 com péssimos resultados
contra-corrente

Que palavras para os católicos, Cardeal Tolentino?

114
A nomeação do Cardeal Tolentino Mendonça devia recordar-nos que as relações do cristianismo com o espaço público e com o poder da palavra são-lhe genéticas, mas parecem andar-lhe muito esquecidas.
contra-corrente

E lá consegui, mas com esforço, encher o depósito

181
Que é que passou pela cabeça dos portugueses para correrem para as bombas de gasolina? Será que não confiam nos serviços mínimos do Governo? Ou será que temos todos alma de esquilos açabarcadores?
contra-corrente

Com serviços mínimos destes nunca mais há greves

1248
José Manuel Fernandes gostava de ver o Governo aplicar uns serviços mínimos assim a uma greve convocada por um sindicato CGTP. Nunca mais teríamos problemas na CP, no Metro, na Transtejo ou na Soflusa
contra-corrente

A quem interessa mesmo a greve dos camionistas?

257
Será que o Governo está mesmo a fazer tudo para evitar a greve dos motoristas? Às vezes não parece. Até fica a sensação que, para o PS, o que vinha a calhar era repetir um drama como o dos professores
contra-corrente

Cartuxa de Évora: mais do que um simples monumento

348
Os monges cartuxos vão-se despedir de Évora, quatro séculos depois de terem chegado. Mas o Mosteiro da Cartuxa não pode ficar ao abandono: é demasiado precioso, é um monumento sem paralelo em Portugal
contra-corrente

Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo

889
Tinham prometido que tudo ia correr bem, mas bastou um sábado de Agosto para não haver anestesistas em três maternidades de Lisboa. Felizmente a parturiente pode esperar por domingo.
A página está a demorar muito tempo.