A Primavera chegou e o calor começa a fazer-se sentir: este fim-de-semana, as temperaturas máximas deverão superar os 20.ºC em praticamente todos os distritos de Portugal Continental. Em Lisboa e Porto, por exemplo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê respetivamente temperaturas máximas de 24ºC e 23ºC para este sábado e de 23ºC e 24ºC para este domingo.

Os distritos mais quentes este sábado deverão ser os de Braga, Leiria, Santarém e Setúbal, que poderão atingir temperaturas máximas de 25ºC. Seguem-se Sines, Coimbra e Lisboa, com temperaturas máximas previstas de 24ºC. A Guarda é o único distrito de Portugal continental que deverá ter uma temperatura máxima inferior a 20ºC (o IPMA prevê 18ºC). O céu estará limpo (nos distritos Braga, Viana do Castelo e Porto) ou pouco nublado (nos restantes distritos) em todo o território continental este sábado.

Já na Madeira e Açores, a Primavera não se fará sentir da mesma forma no sábado. As ilhas madeirenses de Porto Santo e Funchal deverão ter respetivamente temperaturas máximas de 20ºC e 21ºC, mas o céu deverá estar maioritariamente parcialmente nublado ou nublado por nuvens altas.

Para domingo, o IPMA prevê também um cenário de bom tempo para Portugal continental. A Guarda deverá ser novamente o único distrito com temperaturas máximas inferiores a 20ºC (o Instituto estima máximas de 19ºC) e há quatro distritos com temperaturas máximas previstas superiores a 25ºC no domingo: Braga (26ºC) e Leiria, Santarém e Setúbal (todas com previsão de 25ºC de máximas).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também no domingo, o céu deverá estar limpo ou pouco nublado no território continental, à exceção dos distritos de Beja e Sines — com previsões de aguaceiros fracos –, e Évora, Setúbal e Portalegre, que deverão registar “céu parcialmente nublado”. Nas ilhas, deverá manter-se maioritariamente no domingo céu parcialmente nublado (no Funchal, Porto Santo e Santa Cruz das Flores) ou aguaceiros fracos (Horta e Ponta Delgada). Só Angra do Heroísmo deverá ter “céu pouco nublado”, refere o IPMA.

O fim-de-semana — em especial este sábado — deverá estar convidativo para uma ida à praia (@ LUSA/ LUIS FORRA)

Já as temperaturas mínimas mais baixas este fim-de-semana deverão registar-se em Bragança e Braga no sábado (respetivamente com previsões de 2ºC e 4ºC de mínimas). No restante território continental, deverão oscilar entre os 6.ºC e e os 12.ºC. Domingo, Bragança e Braga deverão voltar a ser o distrito com temperaturas mínimas mais baixas: o IPMA estima que cheguem aos 5ºC e 6ºC, respetivamente. No restante Portugal continental, as mínimas deverão oscilar entre os 7ºC e os 12ºc no domingo.

Agitação marítima e risco de incêndio

O distrito de Faro está contudo este sábado sob aviso amarelo devido à agitação marítima e tem cinco concelhos com risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponível no site do IPMA, no que respeita aos avisos meteorológicos, apenas o distrito de Faro e o arquipélago dos Açores estão sob aviso amarelo, o primeiro devido à forte agitação marítima entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de domingo, sendo esperadas ondas de um a dois metros de altura, e as ilhas devido à possível ocorrência de precipitação.

Relativamente ao risco de incêndio rural, que poderá acompanhar a subida de temperatura esperada para todo o país, é também no distrito de Faro que a previsão é mais preocupante, com os concelhos de Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé e Lagos a apresentar risco “muito elevado”, o segundo mais grave numa escala de cinco.

O resto do distrito está em risco “elevado” de incêndio, com exceção de Vila Real de Santo António e Lagoa, os únicos concelhos algarvios que não estão sob risco.

Ainda em risco “elevado”, encontram-se também os concelhos de Mértola, Almodóvar e Odemira, no distrito de Beja, Marvão, Nisa e Gavião, no distrito de Portalegre, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova, em Castelo Branco, e Mação, no distrito de Santarém.

A previsão aponta para céu geralmente limpo, com períodos de maior nebulosidade durante a tarde, em especial no centro e sul, e vento em geral fraco, mas soprando mais intenso no Algarve e nas terras altas.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida de temperatura e acentuado arrefecimento noturno.

Durante o dia de hoje, os termómetros vão chegar aos 26 graus em Setúbal e Santarém.

Em Lisboa vão estar 24 graus, em Faro e no Porto 22. Para domingo prevê-se 27 graus para Braga, 26 para Leiria, Santarém e Setúbal, 24 para Lisboa e Porto, e 21 para Faro.