Rádio Observador

Basquetebol

Benfica é o clube mais representado nos eleitos para o All-Star Game de 2019

Do lado masculino, o Benfica conta com Arnette Hallman, Fábio Lima, Micah Downs, Miguel Cardoso e Tomás Barroso nos convocados. Já do feminino, tem Mariana Silva e Quanetria Bolton.

O 'All-Star Game' insere-se na 12.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, que decorrerá a 13 de abril

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O Benfica é o clube mais representado nos convocados para o All-Star Game de 2019, com sete jogadores eleitos, de acordo com a lista divulgada esta segunda-feira pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

Arnette Hallman, Fábio Lima, Micah Downs, Miguel Cardoso e Tomás Barroso, no lado masculino, além de Mariana Silva e Quanetria Bolton, na vertente feminina, são os atletas ‘encarnados’ designados para competirem pela seleção do Sul na próxima edição dos Jogos das Estrelas, que se disputa em 13 de abril, na cidade algarvia de Albufeira.

A Oliveirense, campeã nacional masculina de basquetebol, é o segundo emblema mais representado, com as chamadas de James Ellisor, João Guerreiro e Travante Williams, tal como o FC Porto, terceiro classificado da Liga, que ‘empresta’ Miguel Queiroz, Sasa Borovnjak e Will Sheehey ao conjunto masculino do Norte.

No setor feminino, os nortenhos do Olivais Coimbra e os sulistas da Quinta dos Lombos e do GDESSA Barreiro dominam a convocatória, com cada clube a ceder três atletas.

A escolha foi realizada pelos treinadores e capitães das 24 equipas das Ligas masculina e feminina, decorrendo já a partir desta terça-feira, e até ao próximo dia 10, uma votação aberta ao público para a escolha dos ‘cincos’ iniciais, através do site oficial e da conta da FPB na rede social Twitter.

As seleções masculinas serão orientadas por Norberto Alves (Oliveirense) e Iñaki Martin (Lusitânia), enquanto as equipas femininas terão como técnicos Eugénio Rodrigues (Olivais Coimbra) e José Leite (Quinta dos Lombos).

O All-Star Game insere-se na 12.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, que decorrerá pela quarta temporada consecutiva no Pavilhão Desportivo de Albufeira, no distrito de Faro, contando em paralelo com os concursos de afundanços e de lançamentos triplos.

Na última temporada, o ‘All-Star Game’ masculino foi vencido pela seleção do Sul (106-103), contrariando a supremacia do adversário nas edições anteriores (87-85 em 2015/16 e 97-90 em 2016/17), com o base norte-americano Isaiah Johnson (que representava o Terceira Basket) a ser eleito o Jogador Mais Valioso (MVP).

Destino idêntico teve a vertente feminina, na qual a seleção do Sul bateu a congénere do Norte (73-69), com destaque para a exibição da poste brasileira Letícia Rodrigues (União Sportiva).

Quanto aos concursos individuais, os basquetebolistas portugueses José Silva (Benfica) e Sara Sjassi (União Sportiva) venceram a prova de triplos, enquanto o americano Jeffrey Early (então ao serviço do Illiabum) triunfou na competição de afundanços.

A primeira edição do ‘All-Star Game’ decorreu na época de 1990/91 na cidade açoriana da Horta, sendo que, durante seis temporadas consecutivas, entre 2010 e 2016, o evento esteve suspenso por decisão federativa.

  • Lista de convocados:

Masculinos

Norte: Augusto Sobrinho e Michael Murray (Illiabum); James Ellisor, João Guerreiro e Travante Williams (Oliveirense); João Fernandes e João Grosso (Ovarense); Litos Cardoso (Vitória de Guimarães); Miguel Queiroz, Sasa Borovnjak e Will Sheehey (FC Porto); Ty Toney (Esgueira).

Treinador: Norberto Alves (Oliveirense).

Sul: Amadou Sidibe e Phillip Taylor (Lusitânia); Arnette Hallman, Fábio Lima, Micah Downs, Miguel Cardoso e Tomás Barroso (Benfica); Derreck Brooks Jr. (Terceira Basket); Henrique Piedade (Galitos Barreiro); Jyles Smith (CAB Madeira); Quentin Snider e Stefan Djukic (Imortal).

Treinador: Iñaki Martin (Lusitânia).

Femininos

Norte: Gabriela Raimundo (Ovarense); Inês Viana, Marcy Gonçalves e Norianna Haynes (Olivais Coimbra); Joana Soeiro e Kankou Coulibaly (União Sportiva); Leah Somerfield e Sarah Dickey (Vitória de Guimarães); Oyanaisy Gonzalez (CAD Coimbra/Chelo); Sara Djassi (União Sportiva); Susana Carvalheira (AD Vagos); Tainá Paixão (AD Vagos).

Treinador: Eugénio Rodrigues (Olivais Coimbra).

Sul: Ana Carolina Rodrigues, Márcia Costa e Merissa Quick (Quinta dos Lombos); Artémis Afonso e Inês Faustino (Carnide Clube/Holos); Ashunae Durant, Emília Ferreira e Maianca Umabano (GDESSA Barreiro); Carolina Escórcio (CAB Madeira); Mariana Silva e Quanetria Bolton (SL Benfica); Mirela Ávila (Boa Viagem Açores).

Treinador: José Leite (Quinta dos Lombos).

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)