O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quinta-feira sob aviso laranja os distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga devido à previsão de queda de neve acima dos 800/1.000 metros. O aviso laranja naqueles cinco distritos vai estar em vigor entre as 21h00 desta quinta-feira e as 18h00 de sábado.

O IPMA já tinha colocado os distritos de Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 desta quinta-feira devido à queda de neve acima de 800/1.000 metros.

Sob aviso amarelo vão estar também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar esta quinta-feira sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a cinco metros entre as 9h00 de sexta-feira e as 00h00 de domingo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aviso laranja é o segundo mais grave e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, o segundo menos grave, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado de norte para sul a partir da manhã e períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do final da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e sendo por vezes forte no litoral Norte e Centro.

A previsão aponta também para queda de neve acima de 800/1.000 metros nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se gradualmente do quadrante oeste a partir da manhã, e sendo por vezes forte na faixa costeira ocidental a partir do final da tarde, sendo moderado a forte nas terras altas.

O IPMA prevê ainda formação de geada no interior Norte e Centro, pequena descida da temperatura mínima e descida da máxima na região Norte.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os -1 (na Guarda) e os 08 (em Faro) e as máximas entre os 10 (na Guarda, Vila Real e Bragança) e os 20 (em Faro).

(Artigo atualizado às 10h16)