O cônsul-geral português na capital da Venezuela afirmou nesta terça-feira que o número de portugueses que procuram diariamente o Consulado Geral de Portugal em Caracas “aumentou brutalmente” nos últimos tempos.

“Aumentou brutalmente o fluxo de portugueses no consulado. Obviamente o que as pessoas estão a procurar mais neste momento são documentos de identificação, cartão do cidadão e passaporte e aumentaram muitíssimo os pedidos de nacionalidade”, disse à Lusa, Licínio Bingre do Amaral.

As declarações do cônsul-geral português em Caracas foram feitas Licínio Bingre do Amaral à margem da cerimónia da assinatura de uma carta-compromisso, entre o Governo de Portugal, o Centro Português de Caracas, a Associação Civil Amigos de Nossa Senhora de Fátima (de Los Teques, a sul de Caracas) e a Casa Portuguesa do Estado de Arágua.

Acompanhado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e da secretária de Estado da Saúde, o ministro dos Negócios Estrangeiros assistiu, em Lisboa, por videoconferência para os consulados de Portugal de Caracas e Valência, à assinatura de Carta Compromisso para a prestação de cuidados de saúde à comunidade portuguesa na Venezuela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado sobre os efeitos da crise política, económica e social, e dos cada vez mais constantes apagões elétricos no país, Licínio Bingre do Amaral explicou que tudo isto tem afetado a comunidade.

Novo apagão deixa 23 dos 24 estados da Venezuela às escuras

“Tem afetado em termos de diminuição de rendimentos, em termos de obtenção de medicamentos. Há zonas em Caracas que estiveram 24 dias sem água, portanto isto afeta claramente a qualidade de vida da comunidade portuguesa residente na Venezuela”, disse.

Segundo o diplomata, “em alguns casos o papel desempenhado pelas associações é muito importante para minorar isso”, dando o exemplo do Centro Português de Caracas que “tem tido um papel muito importante para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos portugueses”.

Licínio Bingre do Amaral explicou ainda que “a nível de energia elétrica o consulado tem um gerador” e “que se não fosse esse gerador não podia estar a funcionar ininterruptamente”.

“O consulado nunca fechou (as portas), esteve sempre a funcionar, devido ao gerador que temos e agora, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), já autorizou a aquisição de um outro gerador de emergência, para no caso de haver uma falha deste primeiro, porque se prevê que a situação se vá continuar a agravar”, disse.

Quando às falhas de Internet, o Consulado tem “um acesso, uma linha especial, mas confessamos que neste momento as coisas são complicadas”, explicou.

O diplomata é da opinião que “a Venezuela sempre foi um grande país de acolhimento que lhes deu (aos portugueses) todo o apoio possível e por vezes em alguns casos, como tudo fluía muito normalmente não faziam logo o registo de nascimento dos miúdos, o registo de casamento”.

“Neste momento, face à situação geral que se vive na Venezuela, há imensas carências financeiras e económicas, praticamente não há liquidez neste país e hoje em dia a margem de lucro dos negócios é muito diminuída”, disse.

“Há muita dificuldade em arranjar produtos, por exemplo, nós temos conterrâneos que têm padarias e não conseguem arranjar com facilidade farinha. Isto é tudo um dia a dia que se vai fazendo, mas não é normal, não têm a facilidade habitual”.

No entanto, “o consulado tenta estar o mais bem informado possível do que se passa”.