Benfica

Presidente do Benfica fala em “momento histórico” com criação da Associação Internacional de Museus Desportivos

A associação agrega museus desportivos e fazem parte clubes como Arsenal, Real Madrid, Juventus e Boca Juniors. O presidente encarnado frisou a importância de preservar o "acervo patrimonial".

A cerimónia de inauguração ocorreu no Museu Cosme Damião

TIAGO PETINGA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O presidente do Benfica mostrou-se esta terça-feira orgulhoso pelo “momento histórico” da assinatura da constituição da Associação Internacional de Museus Desportivos (ISMA), no Museu Cosme Damião, que contou com a presença de representantes de outros clubes.

“No Benfica, cuidar do nosso acervo patrimonial tem sido uma prioridade. Temos uma história que nos orgulha e que ainda mais nos incentiva a liderar o clube com enorme e renovada ambição”, afirmou Luís Filipe Vieira.

O líder dos encarnados deixou uma palavra de incentivo aos representantes dos clubes desportivos de dimensão internacional presentes na cerimónia, entre os quais o presidente do Boca Juniors, Daniel Angelici. “Estes clubes perceberam a importância da preservação e exposição do seu vasto património e agora pretendem ir mais longe, através de iniciativas conjuntas, com o objetivo de promover o conhecimento e a valorização cultural da sua história”, anunciou o presidente das águias.

Daniel Angelici, líder dos argentinos do Boca Juniors, espera que outros clubes “se unam a esta iniciativa” e disse estar orgulhoso por estar em Lisboa a assinar a Constituição da ISMA. “É um orgulho estar em Lisboa a assinar o início desta associação. Espero que outros clubes se unam a esta iniciativa, para partilhar esta paixão que é o desporto”, disse.

O presidente do Museu do Torino, em Itália, Domenico Beccaria, agradeceu ao Benfica pela iniciativa, que serve de “mensagem de paz e fraternidade entre clubes”. “Esta associação vai importar valor desportivo às gerações futuras. Agradeço ao Benfica por esta esplêndida iniciativa, uma mensagem de paz e fraternidade entre clubes”, disse.

A ISMA será uma rede agregadora de museus desportivos, com o intuito de preservar o património histórico e cultural desportivo.

Entre os clubes que se juntaram à ISMA, destacam-se, além de Benfica, Boca Juniors e Torino, o River Plate (Argentina), o Flamengo e o Internacional de Porto Alegre (Brasil), a Juventus (Itália), o Bayern de Munique e o Eintracht Frankfurt (Alemanha), o Arsenal (Inglaterra) e o Real Madrid (Espanha).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)