910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Portugal acelera 1,8% no primeiro trimestre, acima da média europeia

Este artigo tem mais de 5 anos

INE revela que PIB foi impulsionado por aumento do investimento. Dados do Eurostat mostram que crescimento foi superior à média europeia, mas há 13 países com resultado melhor, incluindo Espanha.

i

MÁRIO CRUZ/LUSA

MÁRIO CRUZ/LUSA

A economia portuguesa cresceu 0,5% entre janeiro e março, face ao trimestre anterior, e 1,8% face ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas na estimativa rápida do PIB.

“O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou, refletindo uma aceleração significativa do Investimento”, refere o INE. Já o contributo da procura externa líquida (diferença entre exportações e importações) “foi mais negativo do que o observado no trimestre anterior”.

Na comparação com o mesmo período de 2018, há uma melhoria ligeira face ao valor obtido entre setembro e dezembro (crescimento de 1,7% face ao período homólogo), mas ainda não chega aos registos do verão de 2018, em que o PIB acelerou 2,1%.

A estimativa rápida desta quarta-feira ainda terá de ser confirmada a 31 de maio, altura em que o instituto de estatísticas dará mais pormenores sobre os motores e os travões do crescimento no primeiro trimestre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O INE reviu ainda em uma décima o crescimento do PIB do primeiro trimestre de 2018, de 2,2% para 2,3%, mas sem alterar o resultado do conjunto do ano.

Portugal cresce acima da média europeia

Os 19 países da zona Euro cresceram em média 1,2% no primeiro trimestre, face ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados do Eurostat revelados esta quarta-feira. No conjunto da União Europeia (UE28) os valores são um pouco melhores (1,5%), mas abaixo do crescimento registado pela economia portuguesa.

Alemanha (0,7%), França (1,1%) e Itália (0,1%) têm subidas tímidas, o Reino Unido tem o mesmo crescimento de Portugal (1,8%) e Espanha cresce bem mais (2,4%). Os melhores resultados são obtidos pela Hungria (5,2%) e pela Roménia (5,1%). Ainda não são conhecidos os dados de oito países, incluindo Grécia e Irlanda.

Na comparação face ao trimestre imediatamente anterior, a zona Euro cresceu 0,4% e a União Europeia 0,5%, o mesmo valor registado em Portugal.

Artigo atualizado às 10:35 com dados do Eurostat

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.