829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Crescimento Económico

Economia

A hora do lado da oferta

A política económica portuguesa oscila entre incentivar a procura ou a oferta. Há muito a fazer para se crescer mais, mas não nos podemos focar só nas empresas, fazendo o oposto do anterior Governo
Impostos

We all stand together… ou devíamos!

Um sistema tributário eficaz e justo é um pilar fundamental para o desenvolvimento económico e social e para garantir a confiança dos cidadãos e investidores.
Migrações

A imigração como um problema na Europa

A UE não poderá estar só preocupada com políticas internas, mas também, em procurar ser construtiva e assertiva na estabilização das regiões vizinhas, como é o caso do Médio Oriente e o Magrebe.
Crescimento Económico

Fórum para Competitividade alerta para riscos

O Fórum para a Competitividade alerta para riscos orçamentais e políticos relativamente ao Orçamento do Estado para 2025. Regras europeias podem limitar alterações.
Defesa

Importância do Investimento na Indústria de Defesa

Como pode a nova 'revolução industrial na Defesa' impulsionar o desenvolvimento tecnológico e económico de Portugal?
Poupança

Poupança das famílias atinge 8% no 1.º trimestre

A taxa de poupança das famílias no final de março atingiu ps 8%, um aumento de 1,4 pontos percentuais face ao trimestre anterior, divulgou o INE.
Crescimento Económico

Efeito de juros altos chegou à economia nacional

O INE divulgou um crescimento do PIB no primeiro trimestre de 1,5%, mas o investimento travou e, no consumo privado, as compras de bens duradouros também. É o efeito do BCE.
Crescimento Económico

INE revê em alta subida do PIB do 1.º trimestre

A economia portuguesa cresceu 1,5% no primeiro trimestre deste ano em termos homólogos, anunciou o INE, que aponta para um crescimento em cadeia de 0,8%.
Noticiário

13h. Governo não vai reparar ex-colónias

A garantia foi deixada por Paulo Rangel no debate de urgência pedido pelo Chega, a propósito das declarações do PR. Ainda neste jornal, Bruxelas apresenta quadro orçamental positivo para Portugal.
Crescimento Económico

Bruxelas revê em alta crescimento de Portugal

A Comissão Europeia reviu em alta as projeções de crescimento económico para Portugal. Estima agora um aumento do PIB em 1,7% este ano.
Crescimento Económico

Um modelo de crescimento para Portugal

É fundamental reconhecer o setor privado como um dos principais pilares do desenvolvimento do país. As políticas económicas e setoriais devem ter em conta as preocupações e a realidade dos empresários
Resposta Pronta

“É preciso continuar a consolidação orçamental”

Vera Gouveia Barros mantém cautela em relação às perspetivas da OCDE para a economia portuguesa. A economista receia a “euforia” de quem pensa que agora há imenso dinheiro para gastar. 
Crescimento Económico

Investimento desilude no arranque do ano

Economia manteve ritmo de crescimento no início do ano, mas investimento contraiu. "Incerteza" política adiou investimentos, só que "não ficou resolvida". Consumo voltou a acelerar.
Noticiário

10h. PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2024

Os dados do INE mostram ainda que a economia portuguesa cresceu 0,7% no arranque do ano. Ainda neste jornal, várias pessoas foram esfaqueadas na sequência de um ataque no metro em Londres.
Crescimento Económico

PIB cresceu 1,4% no primeiro trimestre do ano

Instituto Nacional de Estatística calcula que a economia tenha abrandado no primeiro trimestre em termos homólogos. Consumo privado e investimento desaceleraram.
Argentina

País com excedente orçamental: 1ª vez em 16 anos

Graças a cortes drásticos nas áreas da saúde, educação e despedimentos na função pública, Argentina consegue excedente orçamental sem aumento de receitas. Estudantes prometem marchas contra cortes.
Crescimento Económico

FMI corta projeção de crescimento para 2025 

O FMI reviu em alta a projeção para o crescimento do PIB português este ano, mas cortou na estimativa para o próximo ano.
Direto ao Assunto

AD. Previsões "realistas" de crescimento económico

Óscar Afonso, Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, considera também ser possível aumentar os salários da função pública com "crescimento económico" e devido à "folga orçamental".
Fundo Monetário Internacional

FMI prevê crescimento mas alerta para armadilhas

"As cicatrizes da pandemia ainda estão entre nós", disse a diretora-geral do FMI: há elevadas perdas de produção, "com os custos a recaírem desproporcionadamente sobre os países mais vulneráveis". 
Conselho das Finanças Públicas

CFP pede políticas compatíveis com menos dívida

CFP defende que novos decisores devem desenhar política orçamental que não seja "cega" face ao futuro. Mas também diz que a atenção à dívida não deve "comprometer" a coesão social.
Banco de Portugal

BdP. Economia vai crescer mais que o previsto: 2%

Banco de Portugal anuncia forte revisão em alta das previsões económicas. PIB vai crescer 2% em 2024, mais que os 1,2% previstos em dezembro. Consumo privado será mais que o dobro do previsto.
Crescimento Económico

Ensaio. Crescimento e Convergência em Portugal

O Observador publica um ensaio de Lúcio Vinhas de Souza, professor nas Universidades de Harvard e Brandeis, nos EUA, com recomendações de políticas para o crescimento e convergência em Portugal.
Economia

PIB de 2023 dá mais confiança para crescimento

Medina diz ter mais confiança de que Portugal atinja, em 2024, crescimento previsto pelo Governo de 1,5% do PIB. Economia portuguesa cresceu 2,3% no ano passado, divulgou esta quinta-feira o INE.
Crescimento Económico

INE confirma crescimento de 2,3% em 2023

A economia portuguesa fechou o ano de 2023 a crescer 2,3% face a 2022. INE confirma aceleração do Produto Interno Bruto no último trimestre com um crescimento em cadeia de 0,8% face ao anterior.
União Europeia

UE. Excedente agroalimentar com novo máximo

Com aumento das exportações agroalimentares, o excedente da balança comercial da União Europeia nesta área atingiu o maior valor dos últimos três anos.
Crescimento Económico

Na economia, o PS tem razão, o PSD também

PS e PSD têm propostas interessantes para a economia, mas um e outro insistem em algumas soluções que já provaram que não resolvem os problemas.
Política

Estagnação, Empobrecimento e Emigração

Descolonizar, Democratizar e Desenvolver requeria o fim de certos preconceitos que não se largaram. Ficámos com a Estagnação, o Empobrecimento e a Emigração. Nada acontece por acaso. 
Economia

Consumo das famílias dá presente à economia

O consumo voltou a puxar pela economia na reta final do ano, mas incerteza do pós-eleições pode agora baralhar as contas. Exportações de bens continuaram a cair, embora menos.
Crescimento Económico

PIB cresce 2,3% em 2023

A economia portuguesa cresceu 0,8% no quarto trimestre face ao terceiro trimestre. No conjunto do ano o PIB subiu 2,3%, valor que o FMI acertou.
Economia

Portugal inquieto

Em vez de um Estado dirigista, precisamos de um Estado que confia e encara a criação de riqueza como um objetivo de interesse público e uma ambição nacional. Um Estado que confia, simplifica e liberta
Eleições

O que propõe a AD para a economia?

O programa económico da Aliança Democrática propõe a criação de um “subsídio ao trabalho” que substitui os apoios sociais. Mas também há medidas para a habitação e para as empresas.
Direto ao Assunto

IRC. "Sistema complexo só beneficia os grandes"

Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral da Associação Business Roundtable Portugal, defende que uma taxa simples de IRC traria "muitos benefícios", desde logo para PME e investidores.
BCE

Lagarde: "Consumo já não é uma força tão poderosa"

A presidente do Banco Central Europeu disse em Davos que o consumo já não impulsiona tanto o crescimento como "no passado" e que "os ventos favoráveis de que beneficiámos estão a desaparecer".
Política

AD prevê crescimento económico acima de 3%

Luís Montenegro e Nuno Melo juntaram 17 economistas e apresentaram base do futuro cenário macro. Aliança Democrática prevê aceleração de economia, valorização da função pública e redução de impostos.
Economia

“Porquê o País Com o Salário de Mil Euros?”

O livro é tanto mais importante quanto temos assistido a uma poderosa barragem de propaganda oficial criadora de uma falsa ilusão sobre a realidade nacional, que urge desmontar com a verdade dos dados
Execução Orçamental

DGO divulga execução orçamental até novembro

Saldo registado em outubro reflete uma melhoria face ao verificado no mesmo período do ano anterior. Esta evolução deve-se ao facto de o crescimento da receita ter sido superior ao da despesa.
Qualidade de Vida

O índice esquecido

Qual das políticas em vigor tem em vista a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano de Portugal? Quais os partidos que realmente apresentam soluções para a vida dos seus cidadãos?
Eleições

Como tornar o País mais feliz

No Portugal democrático, foi com governos social-democratas (85-95) que se registou o melhor período de crescimento económico, que os economistas denominam “a mini-idade de ouro”.
Função Pública

Perdidos na Floresta de Enganos

Os sindicatos enganam os seus associados. Qualquer pessoa bem informada sabe que quanto mais trabalhadores o Estado tiver, maior será a dificuldade em melhorar as condições laborais dos mesmos.
Eleições Legislativas

Uma estratégia para Portugal

Nos últimos vinte anos a navegação à vista, as decisões de curto prazo, os projectos contraditórios e a multiplicidade de iniciativas sem orientação estratégica, têm empobrecido o País.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas