269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Crescimento Económico

PSD

PSD responsabiliza PS por "vinte anos perdidos"

339
Vice-presidente da bancada do PSD criticou o PS e acusou o Governo de "empobrecer o país alegremente com crescimento económico medíocre". Afonso Oliveira não tem esperança que esquerdas "mudem".
Produção Industrial

Produção de automóveis sobe 54,6% em maio

A produção de automóveis aumentou em maio 54,6% para 24.688 veículos, face ao mesmo mês de 2020, mas caiu 23,6% em relação a maio de 2019, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal.
Banco de Portugal

Pandemia está pior? Centeno vê economia bem melhor /premium

No dia em que Portugal registou mais 1.350 casos de Covid-19, Mário Centeno admitiu riscos de "retrocesso" mas mostrou-se muito mais otimista sobre a retoma. PIB vai crescer 4,8% em 2021, prevê o BdP.
Crescimento Económico

PIB. Portugal tem maior quebra trimestral da UE

Portugal foi o país que mais riqueza perdeu no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Economias da zona euro e da UE também viram PIB cair.
Fundos Comunitários

Afinal o que vem aí para as empresas?

Urge lançar avisos para que as empresas possam apresentar os seus projetos para obtenção dos tão necessários financiamentos.
Economia

Um choque de gestão

Esse choque tem de começar pelos empresários e pela consciência de que não podem persistir em práticas organizacionais do passado, quando a tecnologia e os modelos de negócio mudam a todo o momento.
Crescimento Económico

Porque será que a esquerda nunca aprende nada? /premium

1496
A esquerda distorce a História porque teima em repetir os erros do passado em nome dos dogmas em que acredita. E insulta quem a desafia porque necessita de uma narrativa de mentira para manter o poder
Educação

Quanto custa um cérebro?

175
A este ritmo, Portugal seria uma economia “arrumada” em 10 anos, não fosse a compensação que vamos tendo com a imigração, que hoje nos vem trazendo alguns cérebros que os outros perdem para nós.
OCDE

Os avisos da OCDE para a recuperação económica /premium

Em declarações ao Observador, a OCDE admite que a execução das garantias do Estado possa vir a ser grande. E reconhece "incerteza elevada" nas falências.
Crescimento Económico

OCDE revê crescimento do PIB em alta: 3,7% em 2021

Governo está mais otimista do que a OCDE e acredita que a economia vai crescer "mais de 9%" em 2021 e 2022. Ministro das Finanças diz que o país está numa "fase de viragem" e de "forte recuperação".
Holanda

We made a lot of mistakes /premium

Quem viaja deve ir a Amesterdão. Nesta encontra-se o Portugal que mandámos embora. O país que escolhemos não ser. A Holanda é o maior concorrente com que Portugal se deparou ao longo da sua história.
Crescimento Económico

Ecofin. Bruxelas não garante planos para junho /premium

João Leão pressiona Bruxelas sobre aprovação dos planos de recuperação, mas Comissão responde que não é um processo simples. Portugal recebe cimeira "de alto nível". BCE deixa aviso sobre moratórias.
Eurogrupo

Ecofin de Lisboa com "grande otimismo" /premium

Apesar dos avisos de Christine Lagarde, os encontros dos ministros das Finanças em Lisboa foram marcados por grande confiança na recuperação económica. E pela ausência de grandes decisões.
Eurogrupo

UE. Vários países devem rever previsão de PIB

O ministro das Finanças garante que o tom no Ecofin foi de "grande otimismo" face à recuperação. E adiantou que muitos dos estados, tal como Portugal, podem rever em alta estimativas de PIB.
Comissão Europeia

Bruxelas vê “perspetiva muito boa" para Portugal

Comissão menos otimista sobre PIB de 2021, mas bem mais confiante para 2022. Contas de défice e PIB semelhantes às do Governo. Desemprego baixa para 6,8%. Turismo acelera mas ainda não a todo o vapor.
Exportações

Exportações de metalurgia com valor recorde

O vice-presidente da Associação do setor destaca que "foram alcançadas quatro das 10 melhores marcas de sempre das exportações do Metal Portugal em plena pandemia".
Economia

O calcanhar de Aquiles da “bazuca"

Portugal continua com uma arquitetura e uma organização do Estado absolutamente obsoletas que impedem a concretização de uma estratégia de desenvolvimento e de crescimento.
União Europeia

UE, governação multiníveis e Estado em rede 

Em conjuntura de recuperação e resiliência, este é também o momento para elaborar um pouco mais fora da caixa no que diz respeito à política de coesão, que continua a girar em redor do Estado vertical.
Construção

O PRR e o desenvolvimento sustentável

Porque é que, em Portugal, se continuam a isolar os edifícios com materiais altamente poluentes? E é ainda mais questionável quando existem materiais substitutos, com vantagens físicas e ambientais.
Comentário

PIB recua 5,4%, mas "economia está a disparar"

Números do INE mostram quebra de 3,3% em comparação com o último trimestre. "Não há aqui nenhuma surpresa. Estamos a comparar com o Natal onde o confinamento não foi tão severo como agora"
Clima

Países desenvolvidos têm papel principal no clima

O primeiro-ministro britânico defende que os países desenvolvidos têm papel privilegiado nos investimentos necessários em inovação para reduzir emissões poluentes e mitigar as alterações climáticas.
Governo

O plano que não nos leva a lado nenhum /premium

1330
Como notava Eça há 150 anos, “os lustres estão acesos, o país distraído”. No terreno os boys vão ocupando posições que a bazuca está a chegar, nas empresas sobrevive-se. Já ninguém espera muito disto.
Crescimento Económico

A resistência dos rentistas e a arte do Governo /premium

Os empresários do regime fizeram pressão e, aparentemente, conseguiram ficar com uma parcela maior, mas de empréstimos. Porque verdadeiramente pouco mudou no Plano de Recuperação e Resiliência.
Programa de Estabilidade

8 incertezas atrapalham o Programa de Estabilidade /premium

O ministro das Finanças está a preparar o Programa de Estabilidade rodeado de indefinições. Mas tem uma certeza — Bruxelas não vai "cobrar" para já as derrapagens orçamentais.
Crescimento Económico

O turismo e a pandemia

Se o turismo tem um peso desmesurado na economia, tal deve-se à debilidade de muitos outros sectores – o problema não está na parte que funciona, mas sim nas que não funcionam.
Fundos Comunitários

A “bazuca” fará bem à Saúde?

Parece claro que o PRR se constitui, essencialmente, como uma terapêutica para sintomas antigos. Falta um olhar sobre o futuro, uma visão estratégica do que se pretende que seja o sistema de saúde.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Menos otimismo em 2021, brilharete em 2022 /premium

Entidade fiscalizadora espera crescimento de 3,3% em 2021, mas o melhor fica para 2022 (+4,9%). Défice mais controlado nesse ano (-2,1%), mas não faltam riscos. Dívida ao nível pré-pandemia em 2025.
Economia

Será 2021 o início da década da transição?

O Plano de Recuperação e Resiliência confirma as minhas preocupações. Falta quase tudo o que seria essencial. Desde logo, cada um dos agentes económicos executarem o que melhor sabem fazer.
Crescimento Económico

Centeno. 4 riscos e uma ideia controversa /premium

O Banco de Portugal e Mário Centeno apontam os caminhos que a economia terá de enfrentar até à retoma. E deixaram uma ideia controversa em tempo de pandemia: a economia ganha com empresas maiores.
Crescimento Económico

BdP acredita que PIB cresce 5,2% em 2022

126
Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, revelou esta sexta-feira as previsões para a economia, apontando agora um maior crescimento para o próximo ano.
Estados Unidos da América

Crescimento dos EUA revisto em alta para 4,3% 

A mudança no resultado do crescimento norte-americano reflete um maior impacto do investimento privado. Contudo, o presidente do banco central dos EUA diz que a economia continua gravemente afetada.
Exportações

Exportações. Os mercados que se aguentaram em 2020 /premium

A pandemia destruiu muita riqueza no ano passado em Portugal, mas nem todos os mercados foram um desastre. O Observador foi espreitar alguns pequenos "milagres" nas exportações nacionais.
Fundos Comunitários

Um forte abraço… ao futuro!

Digam-me qual é o critério diferenciador, positivamente, para o interior neste PRR? Existe? Onde? É óbvio que devíamos aplicar as medidas do PRR com discriminação positiva em relação ao interior.
Economia

O PRR e a incerteza de Heisenberg

O Estado deverá estar presente para ajudar a transpor obstáculos e a corrigir assimetrias, mas o Estado não deve ser o centro das decisões do país.
Zona Euro

OCDE melhora previsão de crescimento da zona euro

As perspetivas foram ajudadas por distribuição de vacinas eficazes, anúncios de apoio orçamental adicional, e sinais de que as economias estão a lidar melhor com medidas para suprimir o vírus.
Crescimento Económico

O início  da “Bazuca”, o PRR e o amanhã /premium

A atitude responsável parece-me ser a de não depender da boa vontade dos outros e de dar mais relevância ao crescimento económico, e isso não vejo grandemente nem nas diretrizes europeias nem no PRR.
Crescimento Económico

Programa de Recuperação ou de Empobrecimento?

Este é um programa destinado a agradar no curto prazo ao eleitorado, mas não é certamente um programa destinado a promover o crescimento económico. Não é portanto um programa de recuperação económica.
Economia

O Plano de Recuperação e Resiliência

151
Mais de 83% dos valores a fundo perdido da dimensão "Resiliência" destinam-se ao Governo, para o Governo fazer o que é a sua obrigação fazer com os impostos que cobra aos Portugueses.
Crescimento Económico

Ensino Superior e Ciência para lá da pandemia

149
Se o aumento preconizado de financiamento em I&D for aplicado a promover projetos de investigação pontuais e com contratações precárias, o caminho de pedras que todos conhecemos vai permanecer.
Política

Quando foi que perdemos toda a ambição? /premium

951
Todos lamentam a estagnação vivida de 2000 a 2020, mas o Portugal de hoje ainda é pior que o de então. Está mais velho e dá menos oportunidades aos jovens. Talvez isso explique a anomia em que vivemos
Governo

O Estado socialista é o responsável pela pobreza /premium

2529
O dinheiro que vem de Bruxelas não vai apoiar o aparecimento e o crescimento das chamadas empresas de inovação. E por uma razão muito simples: o governo socialista não acredita na iniciativa privada.
Empresas

PRR de pouca (re)qualificação

A inversão do modelo de incentivos financeiros tem de ser total, orientada aos colaboradores das empresas e não às empresas. Com as competências certas, estes ajudarão as empresas a prosperar.
Envelhecimento

Vira o disco e toca o mesmo… /premium

Este PRR aparentemente tão ambicioso em questões como a construção civil e o funcionalismo público está muito longe de ser capaz de responder aos crescentes desafios colocados pelo envelhecimento.
Crescimento Económico

Plano de Recuperação: qual o papel dos autarcas

633
No documento ficaram inexplicavelmente de fora muitas áreas que são responsabilidade própria das autarquias, às quais o Governo foi completamente insensível
Crescimento Económico

PRR não é um plano, mas um modo de vida

124
Para a urgente revolução no tecido social e empresarial o PRR deveria ter ideias e propostas e não tem uma que seja. Assim sendo ficamos avisados: em 2026 tudo como dantes, quartel general em Abrantes
Crescimento Económico

A minha contribuição para o PRR

Um Programa Operacional Regional é o enquadramento apropriado para que todo este exercício de investimento não se transforme numa manta de retalhos de despesa pública e privada, sem qualquer coerência
Política

Resignados e conformados com a mediocridade /premium

588
Portugal não tem ambições, acomodou-se a rotinas imperfeitas, aceita as desigualdades como um fatalismo, abraça o falhanço com a bonomia dos cábulas. Intriga-me que um país assim possa ter futuro.
Economia

Olha a bazuca! /premium

Um plano sério teria, pelo menos, de equacionar os crescentes constrangimentos do sistema político, para não falar da grave crise partidária em curso, em boa medida desencadeada pela pandemia.
Crescimento Económico

Mais analgésico do que vitamina no PRR /premium

108
O Plano de Recuperação e Resiliência será mais analgésico do que vitamina. Promete tratar feridas antigas e há investimentos que trarão mais despesa.Só por milagre aumentaremos o crescimento potencial
Crescimento Económico

Os Portugueses

151
Precisamos de um desígnio que mobilize o povo Português a evitar que Portugal se torne num País de pobres que servem Países mais ricos e organizados que nós, num Pais dependente da Europa e do turismo
Macroeconomia

Bruxelas atualiza previsões macroeconómicas

As novas projeções para o crescimento económico deverão ser revistas em baixa devido ao agravamento da crise pandémica, em particular com a imposição de medidas de prevenção duras e duradouras.
Christine Lagarde

UE. Plano pode impulsionar já crescimento

Christine Lagarde defendeu perante o Parlamento Europeu que, se for implementado como previsto, o plano de recuperação da UE pode impulsionar o crescimento económico na Europa já em 2021.
Economia

Economia travou recuperação no final do ano

Dados do INE mostram que a recuperação observada entre abril e setembro foi suspensa no final de 2020. Mas a confiança dos consumidores recuperou em dezembro.
Crescimento Económico

Banco de Portugal vê PIB a crescer 3,9% em 2021

128
O regulador reviu em baixa a previsão de crescimento económico para o próximo ano. Mário Centeno acredita que o rendimento das famílias não cai e espera uma ajuda do lado da carga fiscal.
Crescimento Económico

Casos internacionais de sucesso - a Estónia

257
Como caso internacional de sucesso, a Estónia não é obviamente um país perfeito, mas tal não nos deve inibir de reconhecer a sua trajetória de transformação económica e de melhoria de vida do seu povo
Crescimento Económico

Bruxelas melhora previsões para Portugal em 2020

As novas contas de Bruxelas para o PIB português deste ano são melhores do que os números divulgados no verão, mas ainda são mais pessimistas do que os do Governo. Para 2021, há o reverso da medalha.
Pandemia

A economia em novo mergulho, com a política /premium

Temos de nos preparar para uma crise em W. O novo mergulho começa a desenhar-se. A recuperação do Verão é transitória. E a incerteza política aberta com a primeira votação do Orçamento em nada ajuda.
Orçamento do Estado

OE2021. PIB cai 8,5% este ano e sobe 5,4% em 2021

A proposta do orçamento revê a estimativa de PIB deste ano, aproximando-a das previsões feitas por várias organizações. Para 2021, o Governo confia na recuperação do turismo para alavancar economia.
Crescimento Económico

Banco de Portugal acredita que PIB cai 8,1%

A economia deverá cair 8,1% (e não 9,5%), segundo as previsões do Banco de Portugal. E desemprego fica pelos 7,5%. Confinamento foi menos penalizador do que se pensava.
Crescimento Económico

Mesmo sem dinheiro, há muito para fazer  /premium

164
Boa parte das recomendações que temos de cumprir para aceder aos subsídios europeus requerem pouco ou nenhum dinheiro. Exigem sim coragem para fazer reformas. E a promessa de mais e melhor crescimento
Crescimento Económico

Nunca deixar de estragar a última oportunidade /premium

678
Tem sido com tristeza que, semana após semana, vejo desmantelar qualquer hipótese deste plano, e dos fundos que aí vêm, serem aquilo que muitos esperavam que pudessem ser: a nossa “última oportunidade”
Sociedade

Que Prioridades para o Futuro? Participar Mais!

É muito importante que, sem unanimismos, mas com uma forte fiscalização dos poderes, as portuguesas e os portugueses vejam como o dinheiro do Plano de Recuperação Europeu vai ser aplicado.
Crescimento Económico

Uma ambição ao nosso alcance

Do enviesamento ideológico onde o capital é inimigo do trabalho tem resultado animosidade contra as grandes empresas e, por essa via, um objectivo favorecimento da economia baseada em baixos salários.
Conselho das Finanças Públicas

CFP prevê recessão de 9,3% e défice de 7,2% /premium

A recuperação económica deverá atingir 4,8% em 2021, mas o país pode demorar três anos para compensar os estragos de 2020. E haverá défice até 2024. Os fundos europeus ainda não entram na equação.
Euro

PIB da zona euro e UE com quebras históricas

O Eurostat confirma que Portugal teve a quarta maior quebra do PIB entre abril e junho na UE, apenas atrás de França, Espanha e Itália. Zona Euro e UE têm a maior queda desde, pelo menos, 1995.
Política

O estado a que isto chegou. Basta abrir os olhos /premium

610
Os velhos morrem. Os pagamentos da segurança social não chegam. As regras da democracia são subvertidas. A oposição passou a colaborar com a situação. O país apodrece à espera dos dinheiros da Europa.
Racismo

Carta ao Presidente da República sobre o Racismo

15418
Alcançássemos tanta preocupação e discussão na melhoria do modelo de desenvolvimento económico, como na discussão do racismo e, estaríamos melhor, muito melhor.
Crescimento Económico

O Plano vai nu

422
A grandiloquência e aparente abrangência da “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação 2020-2030” não disfarçam a sua falta de fundamentação e de pragmatismo, nem validam as suas opções nucleares.
Rating

Moody's aponta para défice de 9,2% este ano

A agência de rating acredita que as contas vão derrapar mais do que se pensava. E não será em 2021 que ficarão arrumadas. Rating pode subir após pandemia se consolidação orçamental continuar.
Crescimento Económico

Progresso interrompido? /premium

208
A melhor forma de aproveitarmos os fundos europeus para o crescimento da economia portuguesa é divisarmos uma estratégia que encaixe na estratégia industrial alemã.
Crise económica

Tentações autocráticas em tempo de crise /premium

372
Calar opiniões de que gostamos só pode dar mau resultado. Vivemos uma crise económica que gerará profundas desigualdades e o que vemos são tendências autocráticas vestidas de pragmatismo e moralismo
União Europeia

Nação solvente, à conta do frugal /premium

363
Tudo o que é empresário com ligações ao PS já começou a esfregar as mãos com tal entusiasmo e vigor, que foram reportados inúmeros casos de metacarpos e falanges com queimaduras de terceiro grau.
Crescimento Económico

Anotações sobre o Plano de António Costa (Silva)

O documento não é claro nem completo no diagnóstico dos principais problemas estruturais do país, não apresenta uma nova visão para Portugal, nem um novo modelo de desenvolvimento económico.
Crescimento Económico

Quem acredita numa crise milagrosa? /premium

Portugal não só não mudou estruturalmente como perdeu lugar após lugar na escala europeia, sobretudo na produtividade do trabalho, que traduz impiedosamente deficiências de escolaridade e investimento
Crescimento Económico

Outra vez de mão estendida /premium

1200
O ideal era que Portugal contribuísse para o crescimento dos outros em vez de estar sempre à espera da generosidade alheia a que chamamos solidariedade. Mais uma vez dependemos do dinheiro dos outros.
Crescimento Económico

Cinco perguntas a António Costa e Silva

Onde iremos encontrar o dinheiro para tudo o que estamos a gastar? Só pode ser no futuro que criarmos hoje. Doutro modo, no próximo desastre, estamos de novo de mão estendida.
Mar

O mar no ressurgimento nacional

743
De pouco ou nada servirá a formulação de novas estratégias nacionais para o mar, por mais brilhantes que sejam, se não formos capazes de as operacionalizar com sucesso.
Crescimento Económico

Algumas das reformas que estão por fazer

Portugal não pode voltar a desperdiçar outra oportunidade de se lançar numa trajetória de desenvolvimento sustentável. Há que aproveitar, no bom sentido, a generosidade dos nossos parceiros europeus.
Crescimento Económico

O futuro da economia portuguesa

110
O mito de que é através do ambiente e da digitalização que o nível de vida dos portugueses vai convergir com o dos alemães está instalada entre nós mas pode ser contraproducente pelas ilusões que cria
Crescimento Económico

Uma geração perdida /premium

130
Viver e trabalhar em Portugal nestas duas décadas é quase um jogo de soma nula, em que para alguém entrar no mercado de trabalho outra tem de sair, o que se traduz em ressentimento e descontentamento.
Crescimento Económico

O milagre português segue dentro de momentos

1249
Brevemente é provável que o Governo reúna condições para voltar a ser o velho PS, abrir a torneira e encontrar o seu Grupo Lena, lançar a sua Parque Escolar, fazer um aeroporto de luxo em Lisboa, etc.
Governo

O Silva dos plásticos

463
Por mais méritos que tenha ninguém consegue planear a economia a médio ou longo prazo. A economia é acção humana e os homens são imperscrutáveis e indecifráveis nos planos que fazem para as suas vidas
Crescimento Económico

Seguir os exemplos. Não é preciso inventar a roda

1078
Em 2004 o PIB per capita de Israel era de 19.877 dólares e o de Portugal de 18.046. Catorze anos depois Israel duplicou para uns incríveis 41.614 dólares, enquanto o português quedou-se pelos 23.146.
Investimento estrangeiro

Não é uma questão de sorte

131
Num mundo de baixas taxas de juro, em que muitas empresas também acumularam liquidez nos últimos anos, deveremos estar cada vez mais atentos às oportunidades de captação de investimento estrangeiro.
Oficina da Liberdade

Dois Caminhos para um Triste Fado

191
Perante a variedade no leque de países europeus que ultrapassou Portugal é difícil aceitar a ideia de que o seu sucesso se prende com características culturais, históricas ou sistémicas.
Crescimento Económico

Coronavírus. OCDE prevê menos crescimento

Economia mundial deve desacelerar 0,5 pontos percentuais em 2020 devido ao surto. Na zona Euro abrandamento pode atingir três décimas. Mas há cenários piores.
Crescimento Económico

O mistério do PIB português

149
É de facto preocupante, que Portugal seja hoje um dos países que mais depende do turismo. Hoje, o turismo vale 20% das exportações e um valor assustador de 58% das exportações na área dos serviços.
Crescimento Económico

Lisboa é Portugal? /premium

143
O problema com a região de Lisboa é que, nas últimas décadas, aquele ciclo virtuoso da aglomeração não se completou: a enorme concentração de talento e capital não gerou crescimento económico.
Crescimento Económico

PIB. OCDE mais pessimista do que Governo em 2020

276
Investimento deverá ter forte abrandamento no próximo ano. OCDE alinha com Governo previsões para saldo orçamental. Dívida pública deverá continuar a cair.
Crescimento Económico

PIB. Portugal abranda no terceiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 0,3% no terceiro trimestre, um abrandamento face aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo período de 2018, Portugal cresce 1,9%.
Crescimento Económico

PIB. Bruxelas mais otimista do que Governo em 2019

Comissão revê em alta crescimento português para 2019, mas otimismo não tem seguimento em 2020. Moscovici elogia Portugal, mas prefere prudência no próximo ano. Metas de défice alinhadas com Governo.
Crescimento Económico

Crescimento económico: tem mesmo de ser?

Chegámos aqui porque o Estado utilizou a dívida de forma errada, não para criar melhores condições para que cada pessoa se desenvolva. Investimos de menos naquilo que nos permitiria escolher crescer.
Crescimento Económico

Portugal no pelotão da frente? /premium

Nas últimas décadas, Portugal foi mais um apeadeiro do que uma estação onde as grandes multinacionais, que hoje controlam cerca de dois terços do comércio internacional, não quiseram parar.
Alemanha

Alemanha mantém previsão de crescimento para 2019

O ministério das Finanças alemão manteve as previsões para este ano feitas em abril passado e reduziu em meio ponto o crescimento esperado no próximo ano.
Angola

FMI. Angola vai ver dívida pública atingir os 95%

Uma revisão do FMI ao crescimento da África subsaariana vê a dívida pública angolana atingir os 95% do PIB ainda este ano. A tendência deve ser invertida já em 2020 e o crescimento continuado.
Conselho das Finanças Públicas

Crescimento para 2020 com "elevados riscos"

Governo prevê no esboço do Orçamento do Estado para 2020 um crescimento do PIB de 2%. O Conselho das Finanças Públicas tem dúvidas e diz que não é um cenário "prudente".
Crescimento Económico

Portugal não é um oásis /premium

191
Será que a economia portuguesa vai conseguir resistir a uma desaceleração sincronizada da economia mundial, como a prevista pelo FMI no seu último relatório? Se isso acontecer, será a primeira vez.
Crescimento Económico

Um milagre económico que não o é /premium

111
O fator de que de forma mais consistente continua a afetar a competitividade em Portugal é o funcionamento do mercado de trabalho. Dos piores vinte indicadores para Portugal, sete são nesta categoria.
Banco de Portugal

Portugal cresce 2%, mas afasta-se da UE em 25 anos

Economia deve crescer 2% em 2019. Revisão em alta é explicada por mudança das contas que fez subir o produto. Banco de Portugal avisa que PIB per capita nacional afastou-se da média da UE em 25 anos.
Crescimento Económico

Revolução na economia? Nem por isso /premium

Os ministros das Finanças sonham há muito com uma revolução na economia portuguesa. Centeno não é diferente de Cadilhe. Infelizmente os novos números do INE contam a mesma história das últimas décadas
OCDE

OCDE corta previsão. Crescimento ao nível da crise

A economia mundial vai crescer ao ritmo mais fraco desde a crise financeira, avisa a OCDE, que pede às principais economias mundiais que acabem com as tensões comerciais e estimulem as economias.
China

China. Indústria cresce a ritmo mais lento 

A produção industrial aumentou 4,4% em agosto, face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se do menor crescimento homólogo desde fevereiro de 2002, quando subiu 2,7%.
Economia

Moody's sobe perspetiva da dívida portuguesa

232
A agência de notação financeira norte-americana Moody's subiu a perspetiva da dívida pública portuguesa de 'estável' para 'positiva', mas manteve o 'rating' em 'Baa3', a um nível acima do 'lixo'.
Crescimento Económico

Como vai o motor da nossa economia?

200
Estamos a viver “à sombra da bananeira” de uma alta imobiliária que alguns consideram já ser mais uma “bolha” do que um “boom”. É uma ilusão que se esfuma facilmente e é incapaz de arrastar a economia
Crescimento Económico

Como perdemos a oportunidade das nossas vidas  /premium

379
Os últimos vinte anos em Portugal poderiam ter sido muito diferentes, como foram para outros países. Perdemos a maior oportunidade das nossas vidas. Convinha discutir e perceber o que aconteceu.
China

O crescimento económico da China

É muito improvável que num país governado por uma clique cujo poder tem poucas limitações funcione o princípio da "destruição criativa" indispensável para que uma economia realmente avançada progrida.
Crescimento Económico

Portugal na liga dos últimos /premium

207
A economia pouco cresce. Mas o discurso oficial ignora a existência dos desafios económicos e não reage ao facto de, comparativamente aos seus parceiros europeus, Portugal estar a ficar para trás.
Crescimento Económico

Será incompetência? Ou será de propósito?

492
Mas será tanta incompetência humanamente possível? Será tanta insistência em políticas e regulamentos que destroem a economia apenas um erro com os qual os nossos governos nunca aprendem?
Demografia

Envelhecimento e crescimento económico /premium

Nada é mais importante para países como Portugal do que o imparável envelhecimento da população e as suas consequências a todos os níveis da sociedade, da saúde ao potencial de crescimento económico.
Crescimento Económico

Investimento dispara 18% no primeiro trimestre

O INE confirma um crescimento económico de 1,8% entre janeiro e março, comparando com o mesmo período de 2018, sustentado por um aumento do investimento de 17,8% - o maior pelo menos desde 1996.
Crónica

Um povo manso também se abstém, qual a surpresa? /premium

2495
Nenhuma oposição ao nosso manso declínio terá sucesso – como as eleições mostraram – se não se tiver a audácia de ser diferente e fazer sonhar com um país melhor, mais do que este Portugal poucochinho
Japão

Produto Interno Bruto do Japão cresce 2,1%

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 2,1% no primeiro trimestre de 2019, comparativamente a igual período do ano passado.
Crescimento Económico

Portugal cresce 1,8% no primeiro trimestre

325
INE revela que PIB foi impulsionado por aumento do investimento. Dados do Eurostat mostram que crescimento foi superior à média europeia, mas há 13 países com resultado melhor, incluindo Espanha.
Economia

Não nos deixemos iludir /premium

279
Para que a próxima crise nos apanhe menos desprevenidos do que a anterior é preciso ser capaz de gerir a perda de poder de compra. Os alertas do FMI sobre Portugal mostram um país ainda muito frágil.
Cabo Verde

Economia de Cabo Verde cresceu 5,5% em 2018 

Segundo dados estatísticos cabo-verdianos, a economia do país cresceu 5,5% em 2018, com o último trimestre a aumentar 7,6% em relação a igual período do ano anterior.
Reino Unido

Economia britânica cresceu 1,4% em 2018

A economia do Reino Unido cresceu 1,4% em 2018, contra 1,8% em 2017, o ritmo mais baixo desde 2012. A economia desacelerou no último trimestre devido a um recuo do setor da construção.
Espanha

Economia espanhola cresceu 2,6% em 2018

O PIB de Espanha cresceu mais uma décima do que o previsto pelo INE. As exportações passaram de um cresimento de 5,2% em 2017 para 2,3% em 2018, enquanto as importações passaram de 5,6% para 3,5%.
Banco de Portugal

Banco de Portugal piora projeções de crescimento 

O Banco de Portugal estima que a economia portuguesa cresça 1,7% este ano, menos 0,1 pontos percentuais do que o esperado em dezembro. Ainda assim, mantém as previsões para 2020/2021.
China

China anuncia medidas para contrariar economia

O primeiro-ministro chinês anunciou que o país vai reduzir impostos e aprovar medidas para "aumentar a vitalidade do mercado", de modo a contrariar abrandamento económico.
China

Venda de automóveis na China recua mais de 17% 

Segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, entre janeiro e fevereiro venderam-se 3,2 milhões carros desportivos, 'minivans' e 'sedans. Esta queda reflete o abrandamento da economia.
Crescimento Económico

O caso da vaca voadora neste país que é uma aldeia /premium

1865
Não são dois “reality shows” onde se procuram noivas que retratam o país. Os nossos males devem antes ser procurados na pequena aldeia que é só uma parte de Lisboa onde todos se conhecem e se protegem
Reino Unido

Governo britânico baixa previsão de crescimento

O Governo do Reino Unido baixou a previsão de crescimento económico em 2019 de 1,6% para 1,2%, devido ao impacto do Brexit. Ainda assim, o ministro das Finanças manteve as previsões para 2020.
Japão

Economia do Japão recupera e cresce 1,9% 

A economia japonesa recuperou de uma contração de 2,4% registada no trimestre anterior, entre julho e setembro. Estes valores ultrapassam as estimativas, que previam um crescimento de 1,4%.
BCE

BCE não sobe juros "pelo menos" até ao fim do ano

Indicação anterior era de que os juros não subiriam "pelo menos até ao verão de 2019". Além desta mudança de discurso, o BCE anunciou novas operações de financiamento de longo prazo.
Eurostat

Eurostat revê em baixa crescimento da zona euro

A economia da zona euro cresceu, em 2018, 1,8% e a da UE cresceu 1,9%, divulgou o Eurostat. A Letónia (5,6%) foi o país cuja economia mais cresceu no 4º trimestre de 2018 em termos homólogos.
Zona Euro

OCDE corta previsões. Zona euro cresce metade

Previsão anterior era de um crescimento de 1,8%, mas economia só deverá crescer 1%. Os países mais afetados pela desacelaração da economia são a Alemanha, que vai crescer muito lentamente, e Itália.
Crescimento Económico

Costa afirma que economia vai ter bons resultados

306
Os dados do INE apontam para um abrandamento da economia. António Costa referiu que apesar de o país estar a "crescer a um ritmo menos veloz do que há dois anos", continua acima da média europeia.
Moçambique

Moçambique. Economia desacelerou para 3,3%

As estimativas anuais do Produto Interno Bruto de Moçambique revelam uma "desaceleração da economia face ao período homólogo em cerca de 0,47 pontos percentuais", refere o documento do INE do país.
Estados Unidos da América

EUA. Crescimento da economia é o maior desde 2015

A administração de Donald Trump apontava para um crescimento económico de 3% em 2018, o que acabou não acontecer. Ainda assim, só em 2005 foi registado um crescimento superior ao de 2,9%.
Economia

Menos dívida pública, novo abrandamento económico

Moody's explica que nos últimos 10 anos registou-se um longo período de expansão económica, mas as medidas adotadas para estimular a economia e evitar uma ainda maior depressão económica acabaram.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo relativiza crescimento de 2,1%

235
A economia portuguesa cresceu 2,1% em 2018, um valor inferior em 0,7 pontos percentuais ao registado no ano anterior. Presidente diz que, apesar de tudo "é uma notícia razoável"
Moçambique

Abrandamento da economia preocupa ONG

A organização Centro de Integridade Pública estima que a economia de Moçambique tenha crescido 3,5% no último ano, abaixo dos 5,3% previstos pelo governo, tendo impacto nas receitas do Estado.
Economia

Crescimento do PIB da UE abranda em 2018

Em 2018, o PIB da zona euro avançou 1,8% e o da UE 1,9%, face aos 2,4% registados em ambas as zonas em 2017. Estimativa preliminar confirma dados avançados por Bruxelas nas previsões de inverno.
Crescimento Económico

Economia cresceu abaixo das previsões

375
O PIB cresceu 2,1% em 2018, abaixo das previsões do Governo português, que estimava um crescimento de 2,3%. O ministro da Economia explica que esta desaceleração se deve às exportações.
Crescimento Económico

Reino Unido. Economia com ritmo mais baixo

O Produto Interno Bruto expandiu-se 0,2% no último trimestre menos que o esperado devido ao recuo na construção e da produção industrial, em consequência do Brexit, segundo dados da ONS.
Governo

Bruxelas. Crescimento económico abaixo da previsão

A economia portuguesa vai crescer 1,7%, abaixo da estimativa do Governo, mas acima do crescimento de 1,3% previsto para a zona euro que vai abrandar, segundo as previsões da Comissão Europeia.
Crescimento Económico

Bruxelas apresenta previsões económicas de inverno

É expectável que a Comissão Europeia confirme a desaceleração do crescimento da economia portuguesa, já que há 3 meses o executivo comunitário antecipou um abrandamento para 1,8% este ano.
Governo

Como garantir que Portugal ficará sempre pobre /premium

5988
Os partidos tomaram conta do Estado e já nem disfarçam. O Estado por sua vez trata de comandar tudo na sociedade, obsessivamente. Agora já só nos faltava mesmo a regionalização para o saque ser total
Angola

Angola apresenta um crescimento económico de 2,8%

O banco Standard estima que a economia de Angola tenha crescido 0,2% no último trimestre de 2018, invertendo uma tendência de crescimento negativo que se registou nos últimos três anos.
Eurostat

Europa cresceu ao ritmo mais baixo desde 2013

Segundo o Eurostat, o PIB da zona euro cresceu, entre outubro e dezembro de 2018, 1,2% em termos homólogos, um ritmo menor do que o de 1,6% registado no terceiro trimestre. Itália em recessão.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street segue em baixa com previsão pessimista

A bolsa de Nova Iorque negociava esta terça-feira em terreno negativo numa altura em que se agrava a tensão entre China, EUA e Canadá sobre a extradição da diretora financeira da Huawei.
Economia

Brasil deverá crescer para 2,5% até 2020

112
É previsto que o crescimento económico do Brasil possa recuperar mais depressa, se implementar reformas rapidamente que sejam favoráveis ao mercado e restaurem a confiança dos consumidores.
Economia

Moçambique não superou impacto da dívida oculta

A ONU prevê que Moçambique cresça 3,4% neste ano, mas o facto de ainda não ter recuperado do impacto da dívida pública causou uma diminuição do investimento público e ajuda externa ao desenvolvimento.
China

Crescimento do comércio externo chinês recua

Segundo dados das alfândegas da China, as exportações subiram 7,1%, depois de terem aumentado 7,9%, em 2017. As importações avançaram 12,9%, após um aumento de 15,9%, no ano anterior.
Crescimento Económico

Feliz Ano Novo! /premium

O Brexit e a instabilidade permanente da cena internacional, desde os Estados Unidos à Rússia e ao Brasil, já dificilmente serão compensados pelo turismo e pela especulação imobiliária em Portugal.
Brasil

Brasil. Atividade económica cresceu 1,4%

O Banco Central brasileiro anunciou que a atividade económica do país cresceu 1,4% durante os primeiros dez meses deste ano, comparativamente com o período homólogo. Só em outubro cresceu 0,2%.
Timor-Leste

Economia timorense deverá crescer 3,3% em 2019

A economia de Timor-Leste deverá crescer 3,3% em 2019 e 4,9% em 2020, mas isso depende da aprovação do orçamento de 2019, do aumento dos gastos públicos e da estabilidade política.
Crescimento Económico

Portugal com crescimento potencial "anémico"

207
Carlos Costa avisou que Portugal não pode continuar com um "crescimento potencial anémico", insistindo que o que separa o país das restantes economias são as diferenças de produtividade.
Crescimento Económico

O país ancorado a 36% /premium

786
A região que se esperaria que fosse o motor do país, a Área Metropolitana de Lisboa, serviu como uma âncora, puxando o país para baixo. E pesando de 36% no PIB nacional, é uma âncora demasiado pesada.
Crescimento Económico

INE divulga estimativa das contas nacionais

De acordo com a média das estimativas dos analistas ouvidos pela agência Lusa, o crescimento da economia portuguesa deverá manter-se constante no terceiro trimestre.
Governo

Costa elogia investimento no interior

O primeiro-ministro português aproveitou o encontro para anunciar que o Governo se prepara para lançar uma estrada que ligará o IP5 de Vila Formoso à fronteira espanhola.
OCDE

OCDE antevê sinais de desaceleração do crescimento

A OCDE antevê novos sinais de desaceleração futura do crescimento económico na União Europeia com base nos Indicadores Compósitos Avançados, em particular em países como Espanha, França ou Reino Unido
Fundo Monetário Internacional

Portugal vai crescer menos em 2019, avisa FMI

147
O FMI reviu em baixa a estimativa de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,3% e estima um abrandamento para 1,8% no próximo ano. Dívida deve reduzir-se para 103% do PIB até 2023.
África

Banco Mundial revê em baixa crescimento na África

O Banco Mundial reviu esta quarta-feira em baixa a previsão de crescimento para as economias da África subsariana, antecipando agora uma expansão de 2,7% para este ano.
Crescimento Económico

O próximo passo

254
O FMI prevê um crescimento potencial da economia Portuguesa, no médio prazo, de 1,4%. Na prática isto diz-nos que os Portugueses vão continuar a viver pior que a média dos cidadãos da União Europeia.
Presidente Trump

Fitch baixa previsões de crescimento mundial

As medidas protecionistas da administração norte-americana liderada por Trump atingiram um nível que afeta "substancialmente" a perspetiva de crescimento da economia mundial.
Extrema Esquerda

Os ataques a quem cria riqueza /premium

1577
Mais impostos e taxas são os instrumentos para enfraquecer a sociedade e dar mais poder ao Estado. O que está em causa é a nossa liberdade de escolher como queremos viver ou serem burocratas a fazê-lo
Zona Euro

BCE revê em baixa crescimento na zona euro

O Banco Central Europeu reviu esta quinta-feira em baixa a previsão de crescimento para este ano na zona euro, passando-a para 2% em vez de 2,1%.
Crescimento Económico

Uma casa de palha

151
Portugal parece estar a enveredar pelo caminho que já trilhou com os resultados conhecidos. É o reflexo de uma política baseada no incentivo ao consumo ignorando a poupança e na reversão das reformas.
Grécia

Crescimento da economia grega desacelera

A economia da Grécia cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano, face aos três meses anteriores, e 1,8% em relação a igual período de 2017.
A página está a demorar muito tempo.