455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crescimento Económico

contra-corrente

Três anos de Contra-Corrente. O que mudou no país?

O primeiro Contra-Corrente foi há três anos e já se falava do estado do SNS, de incêndios e da falta de crescimento do país. O que mudou desde aí? Ligue 910024185 e entre em direto no programa.
Crescimento Económico

Falhas na educação ou na economia?

Nos últimos 20 anos, para a economia como um todo, mais educação não trouxe ganhos significativos de produtividade ou mais crescimento. Entre 2000 e 2021 a produtividade cresceu apenas 7% e o PIB 10%.
Crescimento Económico

A nossa doença não é o cepticismo, é a pobreza

Não se projectam políticas públicas de atração de investimento, com a consequência de não conseguir fixar pessoas. No fim de contas, há sempre um plano B: se isto correr mal estendemos a mão à Europa.
Estado

O Paizinho dos pobrezinhos portugueses 

Infelizmente muitos dos nossos compatriotas não conseguem desligar-se desse paizinho que não os desenvolve e os mantém crianças. Estão sempre a pedir colinho ao estado.
Crescimento Económico

Alemanha: Economia cresce e inflação trava consumo

O boletim mensal divulgado pela Bundesbank dá conta que "na primavera de 2022 a economia alemã pode ter crescido um pouco". O banco prevê um crescimento de 1,9% este ano e de 2,4% em 2023.
Banco de Portugal

Banco de Portugal prevê crescimento maior: 6,3%

Supervisor sobe a projeção de crescimento para 2022, para 6,3%, mas isso deve-se sobretudo a um efeito técnico relacionado com o ímpeto trazido de 2021. Próximos trimestres podem trazer "estagnação".
Economia

OCDE prevê travagem brusca no crescimento em 2023

Atualizado
Economia nacional pode crescer 5,4% este ano mas em 2023 irá travar a fundo, diz OCDE, que prevê um crescimento de apenas 1,7% – metade do que prevê Governo. OCDE pede "política orçamental prudente".
Crescimento Económico

Portugal cada vez mais pobre em termos relativos?

As pessoas concretas  não costumam fazer cálculos em termos reais para tomar decisões nas suas vidas.
Economia

Até quando o consumo levará a economia às costas?

Praticamente livre de constrangimentos pandémicos, economia saltou 2,6%, à boleia do consumo das famílias. Mas o investimento desacelerou e as exportações no PIB continuam abaixo do pré-pandemia.
Instituto Nacional Estatística

Consumo privado dá impulso ao PIB, que cresce 2,6%

O INE confirmou que a economia portuguesa cresceu 2,6% no primeiro trimestre, em linha com a estimativa que tinha já sido avançada.
Crescimento Económico

Não temos uma política de crescimento económico 

O investimento em Portugal é 15% inferior à média dos países europeus e 30% inferior a países como a Irlanda, República Checa, Hungria ou Estónia, pois temos condições hostis ao investimento privado.
Crescimento Económico

O suposto "forte" crescimento da economia em 2022

Apesar deste “forte crescimento” em 2022, só agora – uma vez decorridos 3 anos – é que o PIB português está a voltar ao valor nominal de 2019. E a partir de 2023 regressa ao magro crescimento habitual
Crescimento Económico

Portugal tem o maior crescimento económico da UE

Portugal registou a maior subida homóloga da União Europeia do PIB, com 11,9%, no 1º. trimestre de 2021, sendo que o crescimento homólogo acelerou na zona euro para os 5,2%.
Crescimento Económico

Quando a guerra é boa para a economia

A pouca generosidade na pandemia trouxe uma inflação mais baixa. A guerra na Ucrânia promete uma recuperação rápida e investimento. É o outro lado dos maus tempos, com riscos.
Inflação

Costa. "Maior crescimento" e "inflação mais baixa"

Primeiro-ministro diz que Portugal é "o país da União Europeia que está a crescer mais e onde a inflação, felizmente, está mais baixa". Mas adverte que a alta de preços é a principal ameaça.
Noticiário

10h. Ataque em Mykolaiv provocou um morto 

Na Ucrânia, a cidade de Mykolaiv foi esta manhã bombardeada por forças russas; Economia portuguesa é que mais cresce este ano na União Europeia.
Oficina da Liberdade

Sim, é o PS que coloca em perigo o estado social

Os países com maior liberdade económica são aqueles com uma economia mais pujante e com um Estado social mais robusto.
Crescimento Económico

Será que vamos ficar melhores?

Talvez fosse importante dizer que ainda não conseguimos chegar aos valores do PIB de 2019, e que depois da queda abrupta de 2020 qualquer comparação de crescimento é, obviamente, elevadíssima.
Crescimento Económico

ISEG prevê crescimento económico entre 6% e 7,2%

Apesar da guerra na Ucrânia e do agravamento da inflação, os economistas consideram que há "condições para [o crescimento económico] prosseguir nos próximos trimestres".
Economia

Economia surpreende. Cresceu 2,6% no 1º trimestre

Primeira estimativa do INE aponta que o Produto Interno Bruto tenha aumentado 2,6% entre janeiro e março, na comparação com o trimestre anterior. Em termos homólogos, PIB cresceu 11,9%.
E o vencedor é...

O negacionismo de Costa sobre a apatia económica

PM leva a taça pelo crescimento entre 2016 e 2019, mas persiste um problema crónico grave. Ucranianos recebidos por russos pró-Kremlin em Setúbal, um "caso ainda mais grave do que o da CM Lisboa".
Crescimento Económico

Economistas preveem crescimento do PIB de 9%

O Instituto Nacional de Estatística vai divulgar sexta-feira a estimativa da evolução do PIB no primeiro trimestre do ano e economistas preveem crescimento de cerca de 9% em termos hómologos.
25 de Abril

Para quando o 26 de Abril?

Fui daquelas que embirrei com a política do bom aluno de Cavaco Silva. Mas tenho que reconhecer que, pelo menos nesse tempo, tínhamos um objetivo claro e trabalhávamos para o alcançar.
Estado da Nação

O Estado da Nação

Portugal é o oitavo país da União Europeia com menos jovens a frequentar o ensino superior e se considerarmos toda a população portuguesa é o país menos educado da Europa.
Crescimento Económico

O efeito da despesa pública excessiva

O Estado em Portugal deveria ter um peso máximo entre os 35 e os 40% do PIB de modo a não prejudicar o crescimento económico.
Crescimento Económico

O legado de António Costa

Irá António Costa liderar as reformas que Portugal precisa e evitar ficar na história como o Primeiro-Ministro que fez de Portugal um dos países mais pobres e envelhecidos da Europa?
Banco de Portugal

Poupança (e não salários) deve almofadar inflação

Poupança acumulada na pandemia chegou a ser vista como "outra bazuca" que impulsionaria a economia. Mas com inflação que pode atingir 6%, essa "almofada" será em parte consumida pela subida de preços.
Banco de Portugal

BdP. Economia vai crescer menos que previsto: 4,9%

Banco de Portugal corta previsões de crescimento para 2022 e 2023, como Centeno já tinha antecipado em entrevista ao Observador. Inflação vai disparar para 4%, mas em cenário adverso pode chegar a 6%.
Economia

Salário mínimo subiu 19,4% entre 2017 e 2021

O nível de preços, em 2020, no caso de Portugal só não foi superior ao da Espanha nos agregados (da contabilidade nacional) em "Acessórios para o lar", "Comunicações" e "Restaurantes e hotéis".
Macroeconomia

INE confirma crescimento de 4,9% em 2021

A economia portuguesa cresceu 4,9% em 2021, confirmou o INE esta segunda-feira. No quarto trimestre o crescimento foi de 5,8%.
Política

Masoquismo português

Vivemos a trabalhar para alimentar um Estado gordo e despesista, com níveis de IRS e IRC que estão no limiar de ser tipificados como crime público.
Legislativas 2022

A vitória absoluta do medo e das promessas

António Costa, na hora da vitória, disse o contrário do que fez ao falar de “maioria do diálogo”. Mas é muito difícil abrir portas sem maçanetas. A capacidade de diálogo não se apregoa em autoelogio.
Crescimento Económico

Uma década perdida

É a noção de futuro que falta à sociedade portuguesa e só isso explica a mais recente maioria absoluta do PS.
Crescimento Económico

As gaspeadeiras e o Porsche de Pedro Nuno

Será que Cristiano Ronaldo deve ganhar tão pouco como um apanha bolas porque aquilo que realmente conta é que estão no jogo todos juntos? A resposta radical de Pedro Nuno Santos é um entusiástico sim.
Crescimento Económico

Que país, que distrito?

Temos uma progressividade fiscal empresarial que taxa tão mais forte após certo nível que para muitos empresários a possibilidade de sobrevivência da empresa é fazer o suficiente para que não cresça.
Legislativas 2022

Uma oportunidade para Portugal

António Costa tem nas mãos o que quis em 2019. Esta é uma oportunidade única para Portugal virar a página, não da austeridade, mas da sua decadência.
Emissão Especial

"Ninguém tem de ter medo do voto dos portugueses"

PR diz que "ter medo do voto dos portugueses é ter medo da democracia". Salienta a importância destas eleições num momento em que "temos de sair da pandemia e acelerar o crescimento económico".
Legislativas 2022

O que está em causa dia 30? 

A direita não se deve amedrontar com a narrativa da esquerda que, no alto da sua arrogância intelectual, considera ilegítimo que à direita se consigam consensos com partidos mais extremados.
Legislativas 2022

Inovação para o crescimento da economia

Será crucial garantir um acordo amplo e de regime para apoiar a inovação através de ajustes no SIFIDE independentemente do resultado das eleições de 30 de janeiro.
Economia

Banco BiG prevê “normalização do crescimento”

Tendências económicas e financeiras para os próximos meses foram reveladas no webinar BiG E-Talks | Capital Markets Day 2022. Descubra o que disseram os especialistas.
Legislativas 2022

Cinco vitórias da campanha eleitoral

O surgimento de novos partidos gerou mais concorrência e propostas inovadoras, que fizeram bem à política portuguesa. Este arejamento do debate, só por si, contribui para o desenvolvimento do país.
caderno de apontamentos

Porque foi a Educação arredada do debate político?

Há a necessidade de um pacto de regime para a Educação. Se este pacto sempre foi pertinente, afigura-se cada vez mais urgente.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.