Portugal começou da melhor forma a participação no Campeonato do Mundo de taekwondo, que arrancou esta quarta-feira em Manchester, com Rui Bragança a alcançar a medalha de bronze na categoria de -58kg, depois de já ter conseguido na Coreia do Sul, em 2011, a prata numa final discutida com o espanhol Joel González também um ano antes dos Jogos Olímpicos.
Rui Bragança apura-se para as ‘meias’ e assegura medalha nos Mundiais de taekwondo
Atual décimo classificado no ranking mundial da categoria, Rui Bragança começou por vencer o ucraniano Dmytro Dzandzava de forma tranquila (18-5), seguindo-se um triunfo mais apertado frente ao chileno Jorge Ramos (10-7). Nos oitavos, o atleta português do Benfica teve o duelo mais equilibrado, vencendo o paquistanês Haroon Khan nos últimos instantes por 10-9.
Nos quartos, o antigo campeão europeu em 2014 e 2016 derrotou o azeri Gashin Magomedov por 7-4, assegurando logo aí a subida ao pódio. Nas meias-finais, frente ao mexicano Brandon Plaza Hernandez, Rui Bragança perdeu por 16-13. Apurado também para a final ficou o sul-coreano Jan Jung, que venceu o argentino Lucas Guzmán por 14-3.
The celebrations come from the ???? corner – it's Brandon Plaza Hernandez who will fight in tomorrow evening's M-58kg final!
He beats Portugal's Rui Braganca 16-13 in a close fought battle#kickingforglory
— 2019 World Taekwondo Championships (@kicking4glory) May 15, 2019
Portugal estará representado neste Mundial de Manchester, que se realiza até domingo com a participação de representantes de cerca de 150 países, por mais nove atletas além de Rui Bragança: Nuno Costa, Renato Pereira, Júlio Ferreira, Michel Fernandes e Tiago Gomes no quadro masculino; e Ana Coelho, Patrícia Frois, Joana Cunha e Sofia Cruz no setor feminino.