A Red Bull Air Race terá a sua última edição este ano, anunciou esta quarta-feira a organização através da sua página de Facebook. A organização não justificou a decisão de pôr fim à prova.

Announcement: Red Bull Air Race not to continue beyond the 2019 season bit.ly/2YVuRjY

Posted by Red Bull Air Race on Wednesday, May 29, 2019

“A Red Bull decidiu não continuar a Red Bull Air Race World Championship após a época 2019”, lê-se no comunicado emitido na página oficial da prova.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A organização destacou as provas do Red Bull Air Race World Championship que ainda terão lugar este ano: Kazan, Rússia, nos dias 15 e 16 de junho, Lake Balaton, na Hungria, a 13 e 14 de julho, e Chiba, Japão, a 7 e 8 de setembro. Foi no entanto cancelada uma corrida que estava agendada para outubro deste ano e que decorreria no Indianapolis Motor Speedway (IMS), avança o Indy Star. “Estamos tristes por não podermos receber outro evento da Red Bull Air Race, e sabemos que os nossos fãs também vão ficar desapontados”, informou o IMS em comunicado.

O comunicado da Red Bull termina com um agradecimento a todos os envolvidos na prova, que teve início em 2003.

Obrigado aos pilotos, às equipas, aos patrocínios, às cidades que nos acolheram e a toda a equipa da Red Bull por tudo o que fizeram por estes fantásticos e memoráveis eventos”, destacou a Red Bull.

Ao longo destes 16 anos, a prova teve 90 corridas. Algumas delas realizaram-se mesmo em Portugal, no Porto, com o Rio Douro a servir de cenário das acrobacias dos aviões.

A Red Bull Air Race é uma série de corridas de aviões onde os pilotos correm individualmente contra o relógio e tentam fazer o tempo mais rápido num percurso de obstáculos. A história da Red Bull Air Race remonta a 2001. Criar uma corrida de aviação que desafiasse não só a velocidade dos melhores pilotos do mundo, mas também a precisão e a perícia, foi o objetivo. Dois anos depois, em 2003, tinha início na base aérea de Zeltweg, na Áustria, a primeira prova de sempre.

O atual campeão do Red Bull Air Race World Championship é o checo Martin Sonka, que venceu a prova em 2018.