Mais um ciclo de dois anos, mais um ciclo de títulos diferentes, mais um cenário repartido de vencedores nos três escalões nacionais da formação nacional no futebol: se entre 2016 e 21017 houve campeões diferentes nos juniores (FC Porto e Sporting) e repetidos nos juvenis (Sporting) e nos iniciados (Benfica), nos últimos dois anos o cenário manteve-se com vencedores distintos na faixa etária mais velha (Benfica e FC Porto) e semelhante nos iniciados (Sporting) – e provavelmente nos juvenis, face à vantagem que o Benfica tem nesta fase depois do triunfo com os verde e brancos este Seixal este sábado.

Sporting sagra-se campeão nacional de futebol em iniciados

Apesar de ter começado a fase final com uma derrota no Seixal frente ao Benfica (2-1), somando ainda na primeira volta uma igualdade a três em Alcochete diante do FC Porto (estando a perder por 3-1 ao intervalo e empatando a dois minutos do fim), o triunfo em casa no dérbi por 4-3 acabou por relançar a equipa de Pedro Coelho na luta pelo título a quatro rondas do fim.

De seguida, e após vitórias com Académica (6-0, fora) e V. Guimarães (2-0, casa), os leões enfrentaram uma espécie de jogo do título no Olival frente ao FC Porto, que em caso de triunfo poderia garantir de forma matemática o título. No entanto, e depois de uma primeira parte sem golos, o Sporting conseguiu ser superior nos últimos 35 minutos e ganhar por 3-0 com golos de Isnaba Mané, Youssef Chermiti e Martim Marques, o segundo a merecer elogios pela grande execução do avançado internacional português Sub-15 de origem tunisina que nos infantis jogava ainda futsal no GD São Pedro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este domingo, a precisar apenas de um empate e frente a um Tondela que contava por derrotas os nove encontros realizados nesta fase final da categoria, a formação verde e branca voltou a ser superior e garantiu a revalidação do título com uma goleada por 5-0, com golos de Luís Gomes (7′), Mateus Fernandes (33′), David Moreira (34′) e Youssef Chermiti (39′ e 70′).

Este foi o 14.º Campeonato ganho pelo Sporting nos iniciados, igualando assim o registo do FC Porto e com mais quatro do que o Benfica. A nível de formação, e depois do título conseguido pelos dragões nos juniores também na última jornada, fica apenas por decidir o vencedor do Campeonato de juvenis (que teve uma interrupção durante a realização do Europeu Sub-17), com o Benfica a ter uma vantagem de oito pontos do Sporting e dez do Sp. Braga e do FC Porto (que jogam esta segunda-feira no Minho) quando faltam apenas três jornadas por disputar.

Depois do título europeu, o português: FC Porto sagra-se campeão de juniores