“É importante que em sede de Comissões Parlamentares de Inquérito possa não haver sigilo bancário porque os deputados estão a fazer perguntas que são legítimas para apurar a verdade, mas sabem que do outro lado está alguém sujeito ao sigilo bancário e que não pode responder”, defende Miguel Maya, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

O presidente executivo do BCP considera que “o sigilo bancário tem imenso valor, mas há momentos em que outras coisas podem ter mais valor”. Apesar de referir que o sigilo bancário é um tema que merece preocupação, Miguel Maya diz que “se queremos apurar a verdade, não pode haver esse tipo de constrangimentos”.

Na entrevista ao Negócios e à Antena 1, questionado sobre os baixos spreads (margens de lucro) praticados pelos bancos, Miguel Maya responde que “neste momento o sistema está com enorme liquidez”, o que, na opinião do presidente do BCP, “é um bom problema”. “Há uma concorrência enorme pelas boas operações e os ‘spreads’ estão a demonstrar essa oferta”, afirma Miguel Maya.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR