Os glaciares nos Himalaias estão a derreter mais depressa devido ao aumento global da temperatura desde o início do século, afirmam cientistas da universidade norte-americana de Columbia, que publicaram esta quarta-feira um estudo que analisa 40 anos de dados.

Foram incluídos os dados dos glaciares na Índia, China, Nepal e Butão observados a partir de satélites desde há quatro décadas, o que deu “o mais claro retrato até agora da velocidade a que os glaciares dos Himalaias derreteram neste período de tempo”, afirmou o autor principal do estudo, o doutorando Joshua Maurer.

Os investigadores concluíram que há glaciares que perderam mais de quatro metros de gelo anualmente desde 2000, mais do dobro do ritmo de degelo verificado entre 1975 e 2000.

O resultado é ameaçador para o abastecimento de água de centenas de milhões de pessoas na maior parte da Ásia, segundo os autores do estudo, em que se verifica com base nas fotografias de satélite que o degelo é consistente e coincide com o aumento das temperaturas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram tidos em conta dados recolhidos em 650 glaciares, que cobrem cerca de 2.000 quilómetros, parte deles fotografias tiradas originalmente por satélites americanos usados para espionagem.

De 1975 a 2000, o ritmo de degelo era em média de 25 centímetros por ano, com um aumento a partir de 1990 que em 2000 atingia meio metro anualmente.

Nos anos mais recentes, perderam-se oito mil milhões de toneladas de gelo nos glaciares.