O antigo deputado do PCP, Miguel Tiago, que abandonou em setembro de 2018 o parlamento para se dedicar à geologia, anunciou que quer voltar ao hemiciclo. Mas desta vez não por Lisboa, mas por Viseu. O deputado, motard e praticante de artes marciais, fechou a porta ao fim de 13 anos como deputado com duras críticas ao funcionamento do parlamento e sem grande elogios aos seus colegas e adversários políticos. Nove meses depois, parece ter mudado de ideias.

Já a deputada e dirigente de “Os Verdes” Heloísa Apolónia vai concorrer às eleições legislativas de outubro como cabeça de lista por Leiria, onde a CDU não elegeu ninguém em 2015, em vez do seu habitual circulo eleitoral de Setúbal, anunciou esta quarta-feira a coligação que une comunistas e ecologistas. Apolónia foi a terceira de quatro eleitos no distrito sadino há quatro anos e vai completar sete legislaturas seguidas.

O ex-deputado Miguel Tiago, 39 anos, que tinha abandonado o parlamento visivelmente desiludido, como deixou claro num entrevista dada na altura ao jornal Público, adota um novo círculo eleitoral: Viseu em vez de Lisboa, onde tinha sido o terceiro de cinco eleitos em 2015. Há quatro anos a CDU não conseguiu eleger nenhum deputado por Viseu.

“Julgo que o Parlamento não representa o país tal como o conhecemos. As pessoas expressam aquela opinião no voto, não retiro nenhuma legitimidade, mas o sistema eleitoral e o sistema democrático em que supostamente vivemos têm muitas insuficiências”, disse na entrevista ao Público.

Ainda assim, não se desligou da política. Ficou a desempenhar novas funções junto do Comité Central do PCP, fazendo parte da Comissão de Atividades Económicas.

Miguel Tiago abandona Parlamento e passa a integrar o Comité Central do PCP

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outra cara nova na CDU é o primeiro candidato por Faro, o distribuidor comercial de 35 anos Tiago Raposo, assessor no município de Silves, que assim substitui como cabeça de lista algarvio o atual deputado e professor universitário Paulo Sá.

De resto, o experiente parlamentar e vice-presidente da bancada comunista António Filipe, há nove legislaturas na Assembleia da República, mantém-se na corrida a um lugar no parlamento como primeira figura no círculo eleitoral de Santarém.

Pela CDU concorrem ainda como cabeças de-lista pelos Açores e pelo circulo eleitoral de Fora da Europa, respetivamente o médico António Almeida, 60 anos, e a professora de Inglês Dulce Kurtenbach, 72 anos.