684kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

CDU

Eleições na Madeira

Albuquerque tenta gerinponcha. IL e PAN na calha

PSD/Madeira tenta acordo com a IL que seria balão de ensaio para o continente. Albuquerque privilegia ter mais de uma alternativa e PAN está disponível. Vitória de sabor amargo pode dar em gerinponcha
Eleições na Madeira

As 6 curiosidades das eleições na Madeira

O cenário na Madeira não está resolvido, Albuquerque ainda tem de encontrar um parceiro para levar o governo avante, mas no fim da noite fazem-se contas a pormenores que fizeram a diferença.
CDU

CDU. Adiamento do fecho do Stop é uma "vitória"

"Não desistiremos de insistir que o Governo assuma as suas responsabilidades", afirma partido face ao adiamento do fecho do Stop, cuja situação diz ser "injusta e que não resolve nenhum problema".
Espinho

CDU de Espinho acusa PS de decisão ilegal 

CDU de Espinho diz que a decisão do PS de afetar os antigos e desativados quartéis de bombeiros a habitação é ilegal e que o destino para esses terrenos já tinha sido designado na Assembleia.
Eleições na Madeira

As 'gerinponchas' que um número mágico pode evitar

Os blocos de direita e esquerda estão bem definidos na Madeira, mas ameaça de demissão mexe com contas pós-eleitorais. 24 é o número de deputados que PSD e CDS têm de atingir para evitar cálculos.
Madeira

CDU diz que governos fomentam o "desalento social"

O Edgar Silva argumentou que "muita gente do povo acabou por interiorizar a ideia de que isto é tudo igual", porque "quer na República, quer na região, esta governação é incapaz de sanar a injustiça".
CDU

Madeira: CDU alerta para “desigualdades gritantes"

Edgar Silva, cabeça de lista da CDU na Madeira, falou numa ação de campanha sobre problemas que afetam a população local, como a falta de saneamento básico.
Madeira

CDU diz que realidade "desmascara" Albuquerque

CDU acusa Albuquerque de apresentar "indicadores económicos muito positivos" de "uma região estatisticamente rica" que, na realidade, é "profundamente desigual".
Porto

CDU contesta encerramento do Stop

CDU considera que a decisão "não se justifica", considerando que é necessário ajustar as medidas de segurança para que o STOP continue aberto. Os serviços jurídicos pretendem invalidar a decisão.
CDU

Coimbra. CDU criticou apoio à Nova Acrópole

Francisco Queirós criticou a Câmara de Coimbra por apoiar eventos da Nova Acrópole que foi "acarinhada pelo franquismo", e que detém "decisões de tribunais que a classificam como uma seita".
Sociedade

Saúde. PSD acusa eleitos da CDU e PS em Setúbal

O PSD acusa a CDU e o PS de terem inviabilizado a proposta que incluía um conjunto de medidas concretas para melhorar a "articulação das várias unidades de saúde do concelho.
Toxicodependência

BE e CDU do Porto defendem mais apoio

Programa para toxicodependentes no Porto "mantém uma média de 200 novos utilizadores por mês" e continua-se a verificar "uma prevalência" da combinação Heroína e Crack.
Sondagens

PS e PSD próximos, Chega consegue 13,5%

PS continua em primeiro lugar com 25,9% das intenções de votos, mas PSD está perto. Chega atinge melhor resultado de sempre numa sondagem da Intercampus. Direita coligada chegaria aos 46%.
Cultura

Coliseu. PCP e BE querem manter gestão atual

Membros da CDU e do Bloco de Esquerda na Câmara do Porto afirmam que a gestão do Coliseu deve-se manter na Associação Amigos do Coliseu. Oposição assume que a sala "estava a funcionar muito bem".
Sondagens

Sondagem. PS e PSD empatados, direita com maioria

PS e PSD estão cada vez mais próximos nas intenções de voto, estando separados por 0,6 pontos percentuais. Partidos de direita juntos conseguiriam superar os de esquerda em 7 pontos percentuais.
Espinho

CDU. Sempre houve "caos urbanístico" em Espinho

"A CDU não pode deixar de lembrar as denúncias repetidas que fez acerca do domínio dos interesses imobiliários" sobre as políticas autárquicas do PS e PSD, afirmou o partido.
Sondagens

Sondagem: PS com 36%, PSD a 5 pontos. Chega nos 9%

O PS voltaria a vencer eleições, garantindo 35,9% das intenções de voto, mostra uma sondagem da Pitagórica. PSD ficaria a 5,5 pontos de distância. Chega conseguiria 9,1%, enquanto IL, CDU e BE descem.
Porto

CDU vota contra Orçamento da Câmara do Porto

A CDU anunciou a decisão, considerando que o documento "não dá resposta às necessidades de investimento" da cidade e da sua população.
Autarquias

Seixal. Novo presidente quer "honrar" predecessor

Joaquim Santos (CDU) deixou a presidência do concelho, no distrito de Setúbal, um ano depois de ter sido reeleito. Paulo Silva, até agora vice-presidente da Câmara, garante continuidade do projeto.
Coimbra

TUC. Internalização é opção errada, diz CDU

A CDU rejeitou uma alegada ameaça de privatização dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra. "Persistem os fundados receios e inseguranças, particularmente dos trabalhadores".
Guerra na Ucrânia

Arquivado inquérito a acolhimento de ucranianos

Inspeção Geral de Finanças arquivou o inquérito ao acolhimento de ucranianos por russos na Câmara de Setúbal. Ministra da Coesão homologou. Irregularidades foram sanadas.
CDU

CDU contra encerramento de casas de acolhimento

A CDU de Portalegre considerou "inaceitável" o encerramento da Casa de Acolhimento de Santo António e da Casa de Acolhimento de Nossa Senhora da Conceição, financiadas pelo Estado.
Noticiário

00h. Putin admite tensões com Suécia e Finlândia

O presidente russo diz que Moscovo vai responder “na mesma moeda” caso a NATO decida estabelecer infraestruturas nos dois países nórdicos.
Porto

CDU: atrasos no Fundo de Apoio ao Associativismo

Vereadora da CDU no Porto alertou para o atraso na discussão sobre a celebração dos contratos interadministrativos com as juntas e uniões de freguesia.
Porto

Porto. CDU preocupada com condições dos bairros

Vereadora da CDU da Câmara do Porto, Ilda Figueiredo, mostrou preocupação com as varandas que "ameaçam ruína" nos bairros do Bom Sucesso, em Lordelo do Ouro e Massarelos.
Setúbal

Setúbal aprecia moções de censura de PS e PSD 

As moções de censura do PS e do PSD à liderança da CDU na Câmara serão apreciadas esta terça-feira, pela Assembleia Municipal de Setúbal, devido à polémica sobre a receção de ucranianos por russos.
Noticiário

19h. Setúbal. Rio "chocado" com chumbo do PS

O presidente do PSD não concorda com o voto do PS e entende que André Martins podia beneficiar de uma ida à Assembleia da República.
Resposta Pronta

Ucranianos interrogados. "É preciso investigação"

Refugiados ucranianos dizem ter sido interrogados por russos na CM Setúbal. Vereador social democrata, Fernando Negrão, fala numa possível "situação perigosíssima" de passagem de informações.
CDU

CDU exige início "imediato" das obras no Alqueva

CDU exige "justiça e investimento na agricultura, que se traduza num aumento e diversificação da produção, valorização e defesa dos produtos locais, e promoção de emprego com direitos".
CM Porto

BE e CDU acusam Câmara do Porto de desrespeito

Em causa estava a desafetação de uma parcela de um terreno de domínio municipal, que foi a votos na reunião extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, na segunda-feira à noite.
Guerra na Ucrânia

Rui Moreira acusa PCP de “branquear” invasão russa

Na Câmara do Porto quase todos os partidos votaram contra a uma moção apresentada pela vereadora da CDU sobre a guerra na Ucrânia e Moreira acusou mesmo os comunistas de “branquearem” a invasão russa.
Guerra na Ucrânia

Vereadores da CDU votam contra condenação à Rússia

Presidente e vereadores do PS apresentaram voto de condenação que criticava regime de Putin e estabelece que os Paços do Concelho vão ser iluminados com as cores da Ucrânia.
Assembleia Da República

Conferência de líderes da AR volta a reunir-se

A reunião, na quinta-feira, será apenas dedicada a votações de autorizações de deslocações ao estrangeiro do PR e de pareceres da Comissão da Transparência e Estatuto dos Deputados.
CDU

CDU pede classificação do hospital Maria Pia

Ilda Figueiredo propõe que a autarquia avance com o processo de classificação, como monumento de interesse municipal, do edifício onde funcionou o antigo hospital de crianças Maria Pia.
Legislativas 2022

Apesar da saída, PEV "continua firme" com o PCP 

Apesar da perda de representação parlamentar, o Partido Ecologista Os Verdes garante "continuar firme como até agora" com o PCP, o parceiro de coligação, mas admite "perda de visibilidade".
Legislativas 2022

João Oliveira e os motivos do resultado do PCP

O resultado do PCP nas eleições legislativas custou ao líder da bancada parlamentar comunista o lugar de deputado. João Oliveira falou à Rádio Observador sobre a campanha, bipolarização e sondagens.
Rádio Observador

Maioria absoluta. E agora? Ligue 910024185 

O PS consegue maioria absoluta numa eleição que ditou uma queda de BE e CDU e um crescimento de IL e Chega. Que governação teremos? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Atualidade

O filme da noite eleitoral

Nenhuma sondagem antecipava, mas o resultado foi ao encontro das pretensões iniciais do PS: a maioria absoluta. CDS sai do parlamento, Chega e IL crescem, PAN e CDU encolhem e BE sofre uma hecatombe.
Reportagem Observador

CDU perde metade dos mandatos mas "luta continua"

A CDU reconhece "perdas" em noite de legislativas. Jerónimo de Sousa culpa a bipolarização dos votos e o "comportamento" do partido de António Costa. 
Legislativas 2022

PCP perde Santarém e Évora e vê PEV sair da AR

João Oliveira e António Filipe deixam bancada comunista na Assembleia da República e parceiro de coligação desaparece do hemiciclo 12 legislaturas depois da primeira eleição.
Emissão Especial

"Se Ventura tiver juízo e sorte, pode sair bem"

Diretor do Observador, Miguel Pinheiro, diz que Chega pode agora construir projeto político que "não tem". Para o PSD, "quem está na cabeça de toda a gente é Moedas". BE e CDU "num beco sem saída".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.