CDU

Madeira

A noite mais difícil do PSD acabou com uma vitória /premium

O PSD perdeu a maioria absoluta mas encontrou-a no CDS. O PS foi o único a crescer, à custa da queda do JPP, da CDU e do BE, que sai do parlamento regional. Assim foi a noite eleitoral na Madeira.
Madeira

Madeira. As contas do "day after"

PS ou PSD: um deles deve liderar o próximo governo regional da Madeira. Nenhum o deverá fazer sozinho. Há mais peões em jogo e neste difícil tabuleiro todas as peças contam.
Legislativas 2019

Debate Rio-Costa mais visto, longe de Passos-Costa

O debate entre Rio e Costa captou a atenção de 2,7 milhões de portugueses, o mais visto desta pré-campanha, mas ainda bem longe dos números de 2015 no debate que opôs António Costa a Passos Coelho.
Legislativas 2019

Jerónimo crítico com "novos ambientalistas"

801
O plano para o boicote não correu como esperado. Havia algumas pessoas à espera no Youtube e poucos no Twitter na entrevista feita em casa. Jerónimo criticou "visão repressiva" dos novos ecologistas.
Legislativas 2019

Rio e Jerónimo. Debate? Qual debate?

PCP e PSD têm "divergências de fundo" e os líderes frisaram-no. Mas falar de um verdadeiro debate talvez seja manifestamente exagerado e só na saúde é que as posições mais se distanciaram.
Madeira

Campanha da CDU na Madeira arranca no Funchal

O cabeça de lista da CDU (PCP/PEV) às regionais da Madeira deu o pontapé de saída da campanha eleitoral em São Roque, nas zonas altas do Funchal, as chamadas "ultraperiferias sociais".
Avante!

PCP. Um sobreiro plantado em jeito de crítica

Jerónimo plantou um sobreiro e aproveitou a deixa para criticar o planeamento florestal dos últimos governos. Deixou um alerta para questões ambientais, mas há muito plástico descartável no recinto.
Avante!

"Voto CDU conta para impedir maioria absoluta"

O secretário-geral apelou ao voto na CDU para impedir a maioria absoluta do PS. Jerónimo de Sousa recordou as conquistas da legislatura e as propostas do partido para as eleições de 06 de outubro.
Eleições Legislativas

Conheça o calendário dos debates das legislativas

A cinco semanas das eleições legislativas e a cinco dias do primeiro debate entre os partidos candidatos à Assembleia da República, o Observador explica-lhe onde e quando pode assistir aos debates.
Partidos e Movimentos

Jerónimo: PS não iria tão longe sem PCP e CDU

188
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que o Governo do PS "nunca iria tão longe se não fosse o PCP e a CDU", em resposta a Carlos César que pediu "maioria clara" nas eleições.
Eleições

Eleições na Madeira. Partidos rejeitam coligações

Partidos pedem o fim da maioria absoluta na região, no entanto não olham coligações com bons olhos. Se o CDS "não quer ir para um governo a qualquer custo" para a CDU “não basta que mudem as moscas”.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo acusa partidos de querer falsificar votos

O líder comunista adiantou que a revisão das leis eleitorais "é sempre pensada pelos partidos da política de direita para eternizar o seu mando".
PCP

Creches para todos e despenalização de reformas

Numa hora o PCP apresentou sete compromissos para as legislativas de outubro. Quer que a ACT possa fazer de vínculos precários contratos efetivos e garantir creches às crianças até aos três anos.
CDU

Heloísa recusa que PEV esteja a ser posto de parte

143
A deputada d'Os Verdes vai ser a cabeça de lista da CDU por Leiria, um distrito onde a coligação não elege desde 1985. Heloísa Apolónia nega que o PEV esteja a ser posto de parte. "Estou confiante".
CDU

Miguel Tiago quer voltar ao parlamento pela CDU

484
Deputado decidiu abandonar o hemiciclo ao fim de 13 anos para se dedicar à geologia e teceu duras críticas ao parlamento. Queria trabalhar na zona de Setúbal, mas agora vai candidatar-se por Viseu.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo critica PS por pensar em maioria absoluta

Jerónimo de Sousa reagia a declarações de Carlos César que disse ser fundamental uma vitória socialista com "maioria expressiva" nas legislativas para "evitar bloqueios" e libertar-se de "inércias".
Eleições

PCP alerta para "risco de retrocesso" com o PS

Jerónimo de Sousa alerta para o risco que o país corre de "retroceder nas conquistas dos direitos alcançados" porque para o PS as "imposições de Bruxelas serão sempre prioridades".
Política

Europeias: PS pinta mapa português de rosa 

A vitória é clara quando se olham as cores dos partidos: PS vence em todo o território continental, com excepção de Vila Real. Na Madeira o PSD continua a liderar e a CDU perdeu Beja e Setúbal.
Eleições Europeias

Europeias. CDU sem reforço em noite de desânimo

164
A noite da CDU, que perdeu um deputado, foi de desânimo — e não acabou mais cedo porque Jerónimo foi dos últimos a falar. Criticou as campanhas difamatórias e disse que a conjuntura em 2014 era outra.
Eleições Europeias

Comissão Nacional de Eleições recebeu 300 queixas 

Metade das queixas foram apresentadas por cidadãos e 50 foram apresentadas pelos partidos que têm deputados em Bruxelas. O BE foi o único desses partidos que não fez nenhuma participação.
Eleições Europeias

"Nada está ganho", apela CDU antes de o sino tocar

Foi no largo da igreja do Seixal, ao lado do sino que à meia-noite dita o fim da campanha eleitoral, que João Ferreira e Jerónimo de Sousa gastaram os últimos cartuchos da campanha, já para lá das 23.
Eleições Europeias

CDU. O brinde final para manter os 3 eurodeputados /premium

O dia começou com um brinde e incluiu a enorme descida do Chiado, em Lisboa. Desvalorizando as sondagens até ao último minuto, a CDU precisa de manter os 3 eurodeputados, mas pode falhar o objetivo.
Eleições Europeias

Jerónimo brinda à campanha "20 valores" da CDU

O último dia de campanha começou com um brinde e bolo no Barreiro e com a atribuição de "20 valores" a João Ferreira. À noite, num jantar em Santa Iria de Azoia, recebeu o apoio de Luís Filipe Vieira.
Eleições Europeias

Jerónimo: Campanha da CDU não andou "ao colinho"

No comício que encerrou a passagem da caravana da CDU pelo norte do país, em Braga, Jerónimo de Sousa elogiou a "campanha de contacto direto, com grandes, pequenas, iniciativas muito diversas".
Eleições Europeias

A curta ida ao norte só valeu por Santa Catarina /premium

Depois de duas curtas arruadas na Maia e em Gondomar, João Ferreira e Jerónimo de Sousa mobilizaram algumas centenas de apoiantes na rua de Santa Catarina para ataques ao PS.
Eleições Europeias

Jerónimo ataca sondagens e o PS no Porto

O cortejo da CDU foi o primeiro a percorrer a rua de Santa Catarina, no Porto, esta quinta-feira. No fim, Jerónimo de Sousa deixou críticas ao PS, com Pedro Marques a poucos metros, na mesma rua.
Eleições Europeias

"Contrato social"? "É preciso muita lata", diz CDU

A campanha do PS promete um "novo contrato social para a Europa". João Ferreira ataca o pilar social da UE no que toca ao direito ao trabalho — e critica "embrulhos bonitos com conteúdo amargo".
Eleições Europeias

CDU. Tiro ao PS numa campanha que nunca aquece /premium

De manhã, arruada, panfletos, discurso. À tarde, arruada, panfletos, discurso. Só a introdução de algum tópico na agenda vai dando cor à campanha — hoje, o aeroporto do Montijo e as críticas ao PS.
Eleições Europeias

CDU em campanha contra novo aeroporto no Montijo

Depois da manhã na Baixa da Banheira, João Ferreira esteve no concelho do Seixal com o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, e disse que o país tem de recuperar a soberania monetária.
Eleições Europeias

Florestas. PS, PSD e CDS "têm culpas no cartório"

A Marinha Grande é simbólica para os comunistas por causa da revolta dos operários vidreiros de 1934. É também o concelho que perdeu o Pinhal de Leiria em 2017.
Eleições Europeias

CDU. Pescadores e igualdade de género na campanha /premium

Num dia passado entre os corredores da universidade, o porto de pesca em Peniche e as ruas de Coimbra, João Ferreira trouxe o tema da igualdade de género pela primeira vez à campanha.
Eleições Europeias

CDU propõe observatório da igualdade no trabalho

126
João Ferreira passou a manhã em Lisboa, a hora de almoço em Peniche e a tarde em Coimbra, onde anunciou a proposta de um organismo que monitorize as políticas de igualdade de género no trabalho na UE.
Eleições Europeias

Quem atacou quem no último debate das europeias /premium

106
Pedro Marques foi o candidato mais atacado, mas não o que saiu mais mal tratado. Rangel teve de jogar à defesa. Melo atacou todos. João Ferreira e Marisa praticamente ilesos. Os ataques foram assim.
Eleições Europeias

Marques usa Carlos Moedas contra Rangel - como aconteceu

Rangel acusou Pedro Marques de elogiar proposta que corta nos fundos comunitários. No debate na RTP, Pedro Marques respondeu que foi Carlos Moedas, mandatário de Rangel, a fazê-lo.
Eleições Europeias

CDU no Couço. Não se pode "trabalhar até morrer"

João Ferreira foi ao histórico bastião comunista do Couço, para almoçar frijoca e apelar ao voto — mais que garantido na CDU. Antes, esteve em Moscavide a pedir mexidas nos fundos para habitação.
Eleições Europeias

CDU. Desafios na campanha sobre os males da Europa /premium

Numa semana, João Ferreira percorreu o Algarve, o Alentejo e a Grande Lisboa. Falou de muitos temas — sempre sob o ponto de vista dos males da Europa. E lançou muitos desafios ao PS, PSD e CDS.
Eleições Europeias

PSD e CDS são "tu cá, tu lá" com a extrema-direita

854
Depois de uma manhã passada no shopping a defender o fim do trabalho ao domingo e de um piquenique com apoiantes, João Ferreira recebeu de novo o reforço de Jerónimo de Sousa na campanha da CDU.
Eleições Europeias

CDS e o "blábláblá" de Costa que desperdiça fundos

195
Europeias são luta entre democracia e ditaduras. Melo põe CDS como "a voz da direita", e diz que "grande parte da sociedade portuguesa é de direita". Já Costa, desperdiça fundos. O resto é "bláblá".
Eleições Europeias

CDU. Desafios sem resposta e a ajuda de Jerónimo /premium

Foi mais um dia para a caravana da CDU na Grande Lisboa, com o reforço de Jerónimo de Sousa (mas só nos últimos metros da arruada) e com a "vitória" dos passes sociais como tema central.
Eleições Europeias

CDU contra o "blá blá blá" de PS, PSD e CDS

Depois de lançar reptos a PS, PSD e CDS para que se pronunciem sobre as suas posições relativamente ao orçamento e à PAC, João Ferreira lançou novos desafios e antecipou as respostas.
Eleições Europeias

CDU. "Não se pode servir dois amos ao mesmo tempo"

De regresso à Grande Lisboa, João Ferreira começou o fim de semana de campanha com uma arruada em Alcochete e um almoço na Quinta de Conde, onde criticou PSD e CDS por causa dos transportes públicos.
Eleições Europeias

Agricultura. CDU lança novo repto a PS, PSD e CDS

O candidato da CDU às eleições europeias, João Ferreira, encerrou esta sexta-feira a sua passagem pelo Alentejo com mais um desafio a PS, PSD e CDS: que digam o que pensam sobre a reforma da PAC.
Eleições Europeias

O ambiente, a obra feita e a espera por respostas /premium

No último dia da caravana da CDU no Alentejo o tema foi o ambiente e a agricultura. Enquanto espera por resposta de PS, PSD e CDS sobre os fundos, João Ferreira lançou novo desafio, agora sobre a PAC.
Eleições Europeias

CDU no Alentejo em campanha pelo ambiente

A caravana da CDU continua a apostar nos municípios liderados pela coligação — e por isso mantém-se a sul. Na Vidigueira, em Cuba, em Beja e em Serpa, falou de alterações climáticas e agricultura.
Eleições Europeias

CDU desafia PS, PSD e CDS a dizerem "ao que vêm"

O candidato da CDU disse em Faro que só a coligação PCP-Verdes tem provas dadas em Bruxelas e atacou o CDS por andar na praia a apanhar o lixo que recusou proibir no Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

A conversa com a peixeira antes da tarde tranquila /premium

No quarto dia de campanha, João Ferreira elegeu dois temas e parou em dois locais. Falou com os vendedores no mercado de Portimão e com os habitantes de Silves. Uma tarde calma no Algarve para a CDU.
Eleições Europeias

CDU no Algarve a defender a pesca e o turismo

João Ferreira dedicou a manhã ao mercado de Portimão e a tarde às ruas de Silves. Os temas do dia foram as pescas e o turismo, setores chave para o Algarve. Mas também comentou Berardo e Rangel.
Eleições Europeias

O cozido do camarada Quim Zé e o foco no essencial /premium

O almoço foi dos pontos altos do dia e serviu de pretexto ao discurso contra a desertificação. Em Évora, João Ferreira entregou panfletos e atacou a campanha de "questões acessórias" de PS, PSD e CDS.
Eleições Europeias

CDU não quer campanha de "questões acessórias"

João Ferreira almoçou cozido de grão no café de um camarada em Bencatel. À tarde, em Évora, disse que não se vai envolver nas trocas de acusações dos outros partidos, que são "questões acessórias".
Eleições Europeias

Regressar aos locais onde já se foi (mais) feliz /premium

A campanha de João Ferreira segue o guião e não arrisca. Fala de Europa de manhã, aparece na mudança de turno de uma empresa (pela segunda vez consecutiva) e depois há discursos.
Eleições Europeias

CDU quer UE a pensar no pleno emprego outra vez

João Ferreira recebeu quase dois mil postais de apoio de dirigentes sindicais. De manhã, disse aos eleitores que os eurodeputados da CDU fazem mais do que os outros todos juntos.
Eleições Europeias

CDU: Virgem Maria, Berardo, PS, CDS e PSD juntos

124
O Secretário-geral do PCP marcou presença no jantar de mulheres apoiantes da CDU, em Lisboa, e recordou políticas para as mulheres e pactos entre PS, CDS e PSD.
Eleições Europeias

Campanha quente em Palmela e fria na Autoeuropa /premium

Se o dia de hoje tinha ganho fôlego com o almoço na Sociedade Filarmónica Palmelense, a passagem pela Autoeuropa em Palmela veio quebrar novamente o entusiasmo da CDU.
Política

Jerónimo critica "cálculos eleitorais" do PS

Balões de hélio, gaitas de foles e muita água no último dia da pré-campanha da CDU. No Porto, Jerónimo de Sousa e João Ferreira apontaram baterias, sobretudo, ao PS.
CDU

Um dia na estrada com João Ferreira /premium

Almoçou com militantes, passou por uma festa à beira Tejo e terminou a discursar para vinte pessoas. Não faltaram os ataques à direita e ao PS. Pelo meio, admitiu que coloca o BE "num saco diferente".
Eleições Europeias

Melo diz que Marques é o "candidato das fake news" - como aconteceu

152
Os principais candidatos às Europeias voltaram a encontrar-se, desta vez na TVI, depois de um primeiro debate há uma semana. Temas nacionais voltaram a ser o principal destaque.
PCP

Jerónimo: "Não há governo à esquerda" sem a CDU

533
"Esta é a força patriótica e de esquerda que não vacila nas opções que faz pelo povo e pelo país", afirmou o secretário-geral da CDU, apelando ao voto nas eleições europeias.
Parlamento Europeu

CDU quer aumentar deputados no Parlamento Europeu 

596
O cabeça de lista europeu da CDU, João Ferreira, afirmou que "mais do que um objetivo é uma necessidade do país" aumentar o número de deputados do partido no Parlamento Europeu.
CDU

CDU. Eleições são ''mentira imensa''

954
Jerónimo de Sousa, afirmou que as eleições servem para eleger deputados e não "falsos primeiros-ministros" e garantiu que os comunistas estão empenhados em desmontar esta "mentira imensa".
Luís Marques Mendes

Marcelo tem "tiques de populismo bom"

673
"Melhor era impossível", diz o comentador político sobre visita de Marcelo a Angola. As "relações pessoais ajudam muito às relações políticas" e Marcelo melhorou-as sendo Marcelo. "Não é postiço".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo desafia portugueses a "avançar" com a CDU

Para Jerónimo de Sousa, a escolha pelo PS seria "andar para trás", apelando ao voto na coligação que junta comunistas e "Os Verdes" nos sufrágios europeu, da Madeira e legislativo.
Sondagens

Legislativas: PS à frente mas sem maioria absoluta

1.562
Uma sondagem SIC/Expresso com ISC/ISCTE coloca o PS como o partido mais votado, com 37%, mas sem maioria absoluta. PSD fica com apenas 25%, BE cai e Aliança surge com 2% atrás do PAN.
Eleições Europeias

João Ferreira. Governo nem sequer é de esquerda

1.500
O cabeça-de-lista da CDU às europeias sublinha que os quatro últimos Orçamentos foram do PS, apesar dos votos de PCP, PEV e BE, e diz que o Governo é um executivo minoritário dos socialistas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)