CDU
PCP

Jerónimo acusa PS de denegrir CDU em Almada

374
O líder do PCP lança acusações duras ao PS, afirmando que os socialistas mancham a imagem de "honestidade e competência" dos comunistas na gestão de autarquias, em particular na de Almada.
Legislativas 2019

Há mais crime onde comunistas tiveram mais votos

Nos concelhos onde a CDU obteve melhores resultados nas eleições de domingo há mais crimes, a população é mais velha, as empresas geram mais negócio e há maior instrução.
Legislativas 2019

CDU. "Mau resultado" e negociações lei a lei

136
Um "mau resultado", nas palavras de Jerónimo de Sousa, com a perda de cinco deputados. PCP não irá inviabilizar governo do PS, mas quer negociar lei a lei com socialistas sem "acordos de papel".
Legislativas 2019

Por dentro da máquina. Como se fez esta campanha? /premium

102
O Observador teve acesso privilegiado aos bastidores das 6 principais campanhas. As rotinas, as estratégias, os momentos de tensão e os desabafos dos líderes e do seu staff mais próximo
Legislativas 2019

Fim da campanha marcado pelo incidente com Costa - como aconteceu

3759
É o tudo por tudo nas últimas horas até ao encerramento da campanha. Acompanhe aqui em direto durante todo o dia as principais ações e discursos dos seis principais partidos
Legislativas 2019

Jerónimo: "Estamos cansados? Vou ali e já venho"

Em dia de arruadas, a CDU transformou, por algum tempo, a Rua do Carmo na "Rua dos Comunistas". Numa arruada participada, mas com pouca interação com o secretário-geral.
Legislativas 2019

O dia em que a geringonça voltou a mexer /premium

Houve ameaças de agressões, amuos e trocas de mimos entre candidatos e altas figuras do Estado. Mas quando um dos pontos altos do dia foi uma manhã no Parlamento, é porque a campanha anda morna.
Legislativas 2019

CDU "sem PANpulismos" no comício de Setúbal

156
Uma sala cheia, depois de uma arruada, e uma noite que podia ter sido de Jerónimo, mas foi para o deputado e candidato dos Verdes. José Luís Ferreira atacou os "novos ecologistas".
Legislativas 2019

CDU. Salário mínimo, creches gratuitas, SNS

A CDU elege aumento do salário mínimo, rede de creches gratuitas e investimento no SNS como metas principais para a próxima legislatura. Acrescentámos animações para ilustrar as propostas.
Legislativas 2019

Jerónimo: "não tinha lógica" reunião da comissão

O caso Tancos não sai da campanha e a "geringonça" voltou a encontrar consenso numa matéria. A reunião da comissão permanente foi adiada uma semana.
Legislativas 2019

CDU: Na rua lei laboral, em casa a "vida difícil"

Em dia de aniversário da CGTP e de entrada em vigor das alterações às leis do trabalho, Jerónimo de Sousa insistiu na colagem do PS aos partidos de direita.
Legislativas 2019

Geringonça "afastou preconceitos contra comunismo"

234
De terreno pouco fértil para onde dominam com maioria absoluta. Jerónimo admite que os últimos quatro anos de "geringonça" também serviram para “afastar preconceitos”.
Legislativas 2019

Segunda temporada da Guerra dos Centenos /premium

Tancos chegou para ficar mas os socialistas querem combate em terreno menos hostil e reavivaram Guerra dos Centenos. Rio voltou a morder o isco, mas está a conquistar terreno na guerra das sondagens.
Legislativas 2019

CDU em Coimbra: "Não tem que ser sempre assim"

A CDU não tem deputado por Coimbra, mas na cidade dos estudantes, Jerónimo diz que “não tem que ser sempre assim” e que o "25 de abril era mais difícil" e conseguiram.
Legislativas 2019

Jerónimo: PS deixou-se "embriagar" pelas sondagens

A caravana comunista começa a semana onde não tem deputados: Viseu, Aveiro e Coimbra. A um dia da entrada em vigor das alterações à lei laboral, a CDU intensificou as críticas ao PS.
Legislativas 2019

Jerónimo: "Faltou estabilidade? Não faltou!"

O discurso de Santos Silva em Matosinhos não passou ao lado da CDU. Ainda que o ataque fosse mais para o BE, Jerónimo respondeu: "Não faltou estabilidade nestes últimos quatro anos".
Sondagens

Sondagem: PSD continua a subir

2335
A sondagem diária da Pitagórica indicia um crescimento ao centro. O PS, mesmo com o caso Tancos, também sobe, mais ligeiramente. CDS sobe mas continua sem chegar sequer aos 5%. BE desce.
Legislativas 2019

Legislativas. O melhor e o pior da primeira semana /premium

140
Com um escândalo político a marcar (ainda) a primeira semana da campanha, há vencedores antecipados a perder terreno e derrotados à partida a levantarem-se do chão. Quem disse que ia ser morno?
Legislativas 2019

Jerónimo "sem ilusões" no apoio à "geringonça"

Jerónimo de Sousa diz que não foi enganado pelos socialistas, que sabiam "quem era o PS" e que não havia "ilusões". Mas pouco é, afinal, melhor que nada.
Legislativas 2019

As dores de uma campanha que já vai a meio /premium

Costa saiu da rua, Rio foi a todas as que pôde. O caso Tancos mantém-se na agenda, com Cristas a denunciar pressões, César a pedir "maioria de valor reforçado" e Rio a sonhar o com taco-a-taco
Legislativas 2019

CDU: "Fiem-se nas sondagens e vão ver a surpresa"

As últimas sondagens que colocam a CDU abaixo dos 7% não preocupam Jerónimo. Reconhece que é "uma batalha difícil", mas com o trabalho até à eleição acredita que vai surpreender.
Legislativas 2019

Houve campanha para além de Tancos? /premium

145
Pouca gente terá dado por isso, mas foi um dia onde André Silva, quase sem fazer nada, dominou a agenda mediática alternativa. A greve do clima ajudou. Os outros partidos também.
Legislativas 2019

CDU: Um berrante, um espantalho e laranja algarvia

Jerónimo diz que o PS "agita o espantalho do perigo da estabilidade" para pedir, subtilmente, a maioria absoluta. Quer que o Algarve seja mais que turismo e a chave é evitar um PS de mãos livres.
Legislativas 2019

Tancos: encenações e teorias da conspiração /premium

716
PS acredita que nem Marcelo nem Ministério Público estão inocentes na forma como o caso Tancos entrou na campanha. Direita promete não largar assunto, esquerda quer seguir em frente
Legislativas 2019

CDU: "Rio está desesperado e encontrou salvação"

Jerónimo de Sousa bem tentou, mas não conseguiu evitar que o assunto Tancos chegasse à campanha. No final de uma visita à Ria Formosa disse que "Rio está desesperado" e por isso "aproveitou o tema".
Legislativas 2019

O dia em que a bomba explodiu mesmo na campanha /premium

Foi uma espécie de bomba ao retardador. Depois de confirmadas as notícias da acusação no caso Tancos, a temperatura política subiu e Rio e Costa intensificaram os ataques. Os outros foram atrás.
Legislativas 2019

CDU: Situação difícil mas AR não pode ser cartório

A CDU não esconde que a tarefa de evitar a maioria absoluta do PS é “difícil”, mas Jerónimo quer impedir que o Parlamento “se transforme na caixa de ressonância do PS”.
Legislativas 2019

Jerónimo: “PS não pode ser de esquerda”

Ao contrário dos outros partidos, a CDU ruma a sul contra as caravanas partidárias e empenhada em esclarecer os hipotéticos prejuízos de uma governação socialista.
Legislativas 2019

A CDU entre Che Guevara e um jantar à luz de velas

Em duas horas Jerónimo de Sousa passou de um jantar atípico — depois de um dia pouco comum também — para um comício onde pediu aos militantes e apoiantes que se transformassem em embaixadores da CDU
Legislativas 2019

O dia em que Marcelo levou Tancos à campanha  /premium

Mesmo do outro lado do oceano, Marcelo Rebelo de Sousa acabou a entrar em todas as caravanas dos partidos. O assunto era tóxico e poucos lhe quiseram chegar próximo.
Legislativas 2019

CDU quer TC a "corrigir inconstitucionalidade"

A esquerda parlamentar entregou no TC o pedido de fiscalização da lei do trabalho e Jerónimo aproveita as ações de campanha para dar exemplos do que deve e não deve acontecer.
Legislativas 2019

CDU: "Não é uma campanha de tricas e mexericos"

A CDU queria manter-se à margem das polémicas entre BE e PS, mas António Filipe acabou a comentar as "tricas e mexericos" das outras campanhas. CDU quer justiça fiscal e aumentar produção nacional.
Legislativas 2019

O dia em que ninguém quis atravessar a ponte /premium

PS e BE passaram o dia em clima de guerra fria, a CDU pôs-se ao fresco e o CDS tentou a sorte em território hostil (não teve muita). Já o PSD insiste em provar que tem um Centeno melhor que o de Costa
Legislativas 2019

Jerónimo "não se quer meter" entre PS e BE

Já com algumas de centenas de quilómetros percorridos, Jerónimo prefere manter-se à distância dos problemas entre BE e PS, talvez por isso tenha chegado à Marinha Grande depois do BE já ter saído.
Eleições Legislativas

No confronto a seis, venceu a discussão paralela

O debate a seis ficou marcado por provocações e ataques em paralelo. Catarina Martins acusou o líder do PS de querer reescrever a história da "geringonça", Costa colou Assunção Cristas a Trump.
Legislativas 2019

Só Catarina e Cristas levaram Costa às cordas /premium

208
Não foi um K.O, mas Costa foi encostado às cordas. Catarina fez ajuste de contas, Cristas atacou em toda a linha. Rio assistiu "com gosto" a arrufo no canto esquerdo do ringue. Jerónimo discreto.
Legislativas 2019

Tensão no debate: "Não me estique o dedinho" - como aconteceu

254
Costa comparou Cristas a Trump e disse-lhe que "isto não é o país das herdades no Alentejo". Quanto a Rio, criticou as contas e a promessa de descida de impostos: "O meu amigo é ultra-otimista!"
Eleições

CDU reclama investimento na ciência e investigação

Jerónimo de Sousa acusa governo do PS de optar por "políticas de direita" que resultam na "perpetuação da precariedade nas áreas do ensino superior" e diz que investimento "tem de ser uma prioridade".
Madeira

A noite mais difícil do PSD acabou com uma vitória /premium

O PSD perdeu a maioria absoluta mas encontrou-a no CDS. O PS foi o único a crescer, à custa da queda do JPP, da CDU e do BE, que sai do parlamento regional. Assim foi a noite eleitoral na Madeira.
Madeira

Madeira. As contas do "day after"

PS ou PSD: um deles deve liderar o próximo governo regional da Madeira. Nenhum o deverá fazer sozinho. Há mais peões em jogo e neste difícil tabuleiro todas as peças contam.
Legislativas 2019

Debate Rio-Costa mais visto, longe de Passos-Costa

O debate entre Rio e Costa captou a atenção de 2,7 milhões de portugueses, o mais visto desta pré-campanha, mas ainda bem longe dos números de 2015 no debate que opôs António Costa a Passos Coelho.
Legislativas 2019

Jerónimo crítico com "novos ambientalistas"

801
O plano para o boicote não correu como esperado. Havia algumas pessoas à espera no Youtube e poucos no Twitter na entrevista feita em casa. Jerónimo criticou "visão repressiva" dos novos ecologistas.
Legislativas 2019

Rio e Jerónimo. Debate? Qual debate?

PCP e PSD têm "divergências de fundo" e os líderes frisaram-no. Mas falar de um verdadeiro debate talvez seja manifestamente exagerado e só na saúde é que as posições mais se distanciaram.
Madeira

Campanha da CDU na Madeira arranca no Funchal

O cabeça de lista da CDU (PCP/PEV) às regionais da Madeira deu o pontapé de saída da campanha eleitoral em São Roque, nas zonas altas do Funchal, as chamadas "ultraperiferias sociais".
Avante!

PCP. Um sobreiro plantado em jeito de crítica

Jerónimo plantou um sobreiro e aproveitou a deixa para criticar o planeamento florestal dos últimos governos. Deixou um alerta para questões ambientais, mas há muito plástico descartável no recinto.
Avante!

"Voto CDU conta para impedir maioria absoluta"

O secretário-geral apelou ao voto na CDU para impedir a maioria absoluta do PS. Jerónimo de Sousa recordou as conquistas da legislatura e as propostas do partido para as eleições de 06 de outubro.
Eleições Legislativas

Conheça o calendário dos debates das legislativas

A cinco semanas das eleições legislativas e a cinco dias do primeiro debate entre os partidos candidatos à Assembleia da República, o Observador explica-lhe onde e quando pode assistir aos debates.
Partidos e Movimentos

Jerónimo: PS não iria tão longe sem PCP e CDU

188
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que o Governo do PS "nunca iria tão longe se não fosse o PCP e a CDU", em resposta a Carlos César que pediu "maioria clara" nas eleições.
Eleições

Eleições na Madeira. Partidos rejeitam coligações

Partidos pedem o fim da maioria absoluta na região, no entanto não olham coligações com bons olhos. Se o CDS "não quer ir para um governo a qualquer custo" para a CDU “não basta que mudem as moscas”.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo acusa partidos de querer falsificar votos

O líder comunista adiantou que a revisão das leis eleitorais "é sempre pensada pelos partidos da política de direita para eternizar o seu mando".
PCP

Creches para todos e despenalização de reformas

Numa hora o PCP apresentou sete compromissos para as legislativas de outubro. Quer que a ACT possa fazer de vínculos precários contratos efetivos e garantir creches às crianças até aos três anos.
CDU

Heloísa recusa que PEV esteja a ser posto de parte

143
A deputada d'Os Verdes vai ser a cabeça de lista da CDU por Leiria, um distrito onde a coligação não elege desde 1985. Heloísa Apolónia nega que o PEV esteja a ser posto de parte. "Estou confiante".
CDU

Miguel Tiago quer voltar ao parlamento pela CDU

484
Deputado decidiu abandonar o hemiciclo ao fim de 13 anos para se dedicar à geologia e teceu duras críticas ao parlamento. Queria trabalhar na zona de Setúbal, mas agora vai candidatar-se por Viseu.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo critica PS por pensar em maioria absoluta

Jerónimo de Sousa reagia a declarações de Carlos César que disse ser fundamental uma vitória socialista com "maioria expressiva" nas legislativas para "evitar bloqueios" e libertar-se de "inércias".
Eleições

PCP alerta para "risco de retrocesso" com o PS

Jerónimo de Sousa alerta para o risco que o país corre de "retroceder nas conquistas dos direitos alcançados" porque para o PS as "imposições de Bruxelas serão sempre prioridades".
Política

Europeias: PS pinta mapa português de rosa 

A vitória é clara quando se olham as cores dos partidos: PS vence em todo o território continental, com excepção de Vila Real. Na Madeira o PSD continua a liderar e a CDU perdeu Beja e Setúbal.
Eleições Europeias

Europeias. CDU sem reforço em noite de desânimo

164
A noite da CDU, que perdeu um deputado, foi de desânimo — e não acabou mais cedo porque Jerónimo foi dos últimos a falar. Criticou as campanhas difamatórias e disse que a conjuntura em 2014 era outra.
Eleições Europeias

Comissão Nacional de Eleições recebeu 300 queixas 

Metade das queixas foram apresentadas por cidadãos e 50 foram apresentadas pelos partidos que têm deputados em Bruxelas. O BE foi o único desses partidos que não fez nenhuma participação.
Eleições Europeias

"Nada está ganho", apela CDU antes de o sino tocar

Foi no largo da igreja do Seixal, ao lado do sino que à meia-noite dita o fim da campanha eleitoral, que João Ferreira e Jerónimo de Sousa gastaram os últimos cartuchos da campanha, já para lá das 23.
Eleições Europeias

CDU. O brinde final para manter os 3 eurodeputados /premium

O dia começou com um brinde e incluiu a enorme descida do Chiado, em Lisboa. Desvalorizando as sondagens até ao último minuto, a CDU precisa de manter os 3 eurodeputados, mas pode falhar o objetivo.
Eleições Europeias

Jerónimo brinda à campanha "20 valores" da CDU

O último dia de campanha começou com um brinde e bolo no Barreiro e com a atribuição de "20 valores" a João Ferreira. À noite, num jantar em Santa Iria de Azoia, recebeu o apoio de Luís Filipe Vieira.
Eleições Europeias

Jerónimo: Campanha da CDU não andou "ao colinho"

No comício que encerrou a passagem da caravana da CDU pelo norte do país, em Braga, Jerónimo de Sousa elogiou a "campanha de contacto direto, com grandes, pequenas, iniciativas muito diversas".
Eleições Europeias

A curta ida ao norte só valeu por Santa Catarina /premium

Depois de duas curtas arruadas na Maia e em Gondomar, João Ferreira e Jerónimo de Sousa mobilizaram algumas centenas de apoiantes na rua de Santa Catarina para ataques ao PS.
Eleições Europeias

Jerónimo ataca sondagens e o PS no Porto

O cortejo da CDU foi o primeiro a percorrer a rua de Santa Catarina, no Porto, esta quinta-feira. No fim, Jerónimo de Sousa deixou críticas ao PS, com Pedro Marques a poucos metros, na mesma rua.
Eleições Europeias

"Contrato social"? "É preciso muita lata", diz CDU

A campanha do PS promete um "novo contrato social para a Europa". João Ferreira ataca o pilar social da UE no que toca ao direito ao trabalho — e critica "embrulhos bonitos com conteúdo amargo".
Eleições Europeias

CDU. Tiro ao PS numa campanha que nunca aquece /premium

De manhã, arruada, panfletos, discurso. À tarde, arruada, panfletos, discurso. Só a introdução de algum tópico na agenda vai dando cor à campanha — hoje, o aeroporto do Montijo e as críticas ao PS.
Eleições Europeias

CDU em campanha contra novo aeroporto no Montijo

Depois da manhã na Baixa da Banheira, João Ferreira esteve no concelho do Seixal com o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, e disse que o país tem de recuperar a soberania monetária.
Eleições Europeias

Florestas. PS, PSD e CDS "têm culpas no cartório"

A Marinha Grande é simbólica para os comunistas por causa da revolta dos operários vidreiros de 1934. É também o concelho que perdeu o Pinhal de Leiria em 2017.
Eleições Europeias

CDU. Pescadores e igualdade de género na campanha /premium

Num dia passado entre os corredores da universidade, o porto de pesca em Peniche e as ruas de Coimbra, João Ferreira trouxe o tema da igualdade de género pela primeira vez à campanha.
Eleições Europeias

CDU propõe observatório da igualdade no trabalho

126
João Ferreira passou a manhã em Lisboa, a hora de almoço em Peniche e a tarde em Coimbra, onde anunciou a proposta de um organismo que monitorize as políticas de igualdade de género no trabalho na UE.
Eleições Europeias

Quem atacou quem no último debate das europeias /premium

106
Pedro Marques foi o candidato mais atacado, mas não o que saiu mais mal tratado. Rangel teve de jogar à defesa. Melo atacou todos. João Ferreira e Marisa praticamente ilesos. Os ataques foram assim.
Eleições Europeias

Marques usa Carlos Moedas contra Rangel - como aconteceu

Rangel acusou Pedro Marques de elogiar proposta que corta nos fundos comunitários. No debate na RTP, Pedro Marques respondeu que foi Carlos Moedas, mandatário de Rangel, a fazê-lo.
Eleições Europeias

CDU no Couço. Não se pode "trabalhar até morrer"

João Ferreira foi ao histórico bastião comunista do Couço, para almoçar frijoca e apelar ao voto — mais que garantido na CDU. Antes, esteve em Moscavide a pedir mexidas nos fundos para habitação.
Eleições Europeias

CDU. Desafios na campanha sobre os males da Europa /premium

Numa semana, João Ferreira percorreu o Algarve, o Alentejo e a Grande Lisboa. Falou de muitos temas — sempre sob o ponto de vista dos males da Europa. E lançou muitos desafios ao PS, PSD e CDS.
Eleições Europeias

PSD e CDS são "tu cá, tu lá" com a extrema-direita

854
Depois de uma manhã passada no shopping a defender o fim do trabalho ao domingo e de um piquenique com apoiantes, João Ferreira recebeu de novo o reforço de Jerónimo de Sousa na campanha da CDU.
Eleições Europeias

CDS e o "blábláblá" de Costa que desperdiça fundos

195
Europeias são luta entre democracia e ditaduras. Melo põe CDS como "a voz da direita", e diz que "grande parte da sociedade portuguesa é de direita". Já Costa, desperdiça fundos. O resto é "bláblá".
Eleições Europeias

CDU. Desafios sem resposta e a ajuda de Jerónimo /premium

Foi mais um dia para a caravana da CDU na Grande Lisboa, com o reforço de Jerónimo de Sousa (mas só nos últimos metros da arruada) e com a "vitória" dos passes sociais como tema central.
Eleições Europeias

CDU contra o "blá blá blá" de PS, PSD e CDS

Depois de lançar reptos a PS, PSD e CDS para que se pronunciem sobre as suas posições relativamente ao orçamento e à PAC, João Ferreira lançou novos desafios e antecipou as respostas.
Eleições Europeias

CDU. "Não se pode servir dois amos ao mesmo tempo"

De regresso à Grande Lisboa, João Ferreira começou o fim de semana de campanha com uma arruada em Alcochete e um almoço na Quinta de Conde, onde criticou PSD e CDS por causa dos transportes públicos.
Eleições Europeias

Agricultura. CDU lança novo repto a PS, PSD e CDS

O candidato da CDU às eleições europeias, João Ferreira, encerrou esta sexta-feira a sua passagem pelo Alentejo com mais um desafio a PS, PSD e CDS: que digam o que pensam sobre a reforma da PAC.
Eleições Europeias

O ambiente, a obra feita e a espera por respostas /premium

No último dia da caravana da CDU no Alentejo o tema foi o ambiente e a agricultura. Enquanto espera por resposta de PS, PSD e CDS sobre os fundos, João Ferreira lançou novo desafio, agora sobre a PAC.
Eleições Europeias

CDU no Alentejo em campanha pelo ambiente

A caravana da CDU continua a apostar nos municípios liderados pela coligação — e por isso mantém-se a sul. Na Vidigueira, em Cuba, em Beja e em Serpa, falou de alterações climáticas e agricultura.
Eleições Europeias

CDU desafia PS, PSD e CDS a dizerem "ao que vêm"

O candidato da CDU disse em Faro que só a coligação PCP-Verdes tem provas dadas em Bruxelas e atacou o CDS por andar na praia a apanhar o lixo que recusou proibir no Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

A conversa com a peixeira antes da tarde tranquila /premium

No quarto dia de campanha, João Ferreira elegeu dois temas e parou em dois locais. Falou com os vendedores no mercado de Portimão e com os habitantes de Silves. Uma tarde calma no Algarve para a CDU.
Eleições Europeias

CDU no Algarve a defender a pesca e o turismo

João Ferreira dedicou a manhã ao mercado de Portimão e a tarde às ruas de Silves. Os temas do dia foram as pescas e o turismo, setores chave para o Algarve. Mas também comentou Berardo e Rangel.
Eleições Europeias

O cozido do camarada Quim Zé e o foco no essencial /premium

O almoço foi dos pontos altos do dia e serviu de pretexto ao discurso contra a desertificação. Em Évora, João Ferreira entregou panfletos e atacou a campanha de "questões acessórias" de PS, PSD e CDS.
Eleições Europeias

CDU não quer campanha de "questões acessórias"

João Ferreira almoçou cozido de grão no café de um camarada em Bencatel. À tarde, em Évora, disse que não se vai envolver nas trocas de acusações dos outros partidos, que são "questões acessórias".
Eleições Europeias

Regressar aos locais onde já se foi (mais) feliz /premium

A campanha de João Ferreira segue o guião e não arrisca. Fala de Europa de manhã, aparece na mudança de turno de uma empresa (pela segunda vez consecutiva) e depois há discursos.
Eleições Europeias

CDU quer UE a pensar no pleno emprego outra vez

João Ferreira recebeu quase dois mil postais de apoio de dirigentes sindicais. De manhã, disse aos eleitores que os eurodeputados da CDU fazem mais do que os outros todos juntos.
Eleições Europeias

CDU: Virgem Maria, Berardo, PS, CDS e PSD juntos

124
O Secretário-geral do PCP marcou presença no jantar de mulheres apoiantes da CDU, em Lisboa, e recordou políticas para as mulheres e pactos entre PS, CDS e PSD.
Eleições Europeias

Campanha quente em Palmela e fria na Autoeuropa /premium

Se o dia de hoje tinha ganho fôlego com o almoço na Sociedade Filarmónica Palmelense, a passagem pela Autoeuropa em Palmela veio quebrar novamente o entusiasmo da CDU.
Política

Jerónimo critica "cálculos eleitorais" do PS

Balões de hélio, gaitas de foles e muita água no último dia da pré-campanha da CDU. No Porto, Jerónimo de Sousa e João Ferreira apontaram baterias, sobretudo, ao PS.
CDU

Um dia na estrada com João Ferreira /premium

Almoçou com militantes, passou por uma festa à beira Tejo e terminou a discursar para vinte pessoas. Não faltaram os ataques à direita e ao PS. Pelo meio, admitiu que coloca o BE "num saco diferente".
Eleições Europeias

Melo diz que Marques é o "candidato das fake news" - como aconteceu

152
Os principais candidatos às Europeias voltaram a encontrar-se, desta vez na TVI, depois de um primeiro debate há uma semana. Temas nacionais voltaram a ser o principal destaque.
PCP

Jerónimo: "Não há governo à esquerda" sem a CDU

533
"Esta é a força patriótica e de esquerda que não vacila nas opções que faz pelo povo e pelo país", afirmou o secretário-geral da CDU, apelando ao voto nas eleições europeias.
Parlamento Europeu

CDU quer aumentar deputados no Parlamento Europeu 

596
O cabeça de lista europeu da CDU, João Ferreira, afirmou que "mais do que um objetivo é uma necessidade do país" aumentar o número de deputados do partido no Parlamento Europeu.
CDU

CDU. Eleições são ''mentira imensa''

954
Jerónimo de Sousa, afirmou que as eleições servem para eleger deputados e não "falsos primeiros-ministros" e garantiu que os comunistas estão empenhados em desmontar esta "mentira imensa".
Luís Marques Mendes

Marcelo tem "tiques de populismo bom"

673
"Melhor era impossível", diz o comentador político sobre visita de Marcelo a Angola. As "relações pessoais ajudam muito às relações políticas" e Marcelo melhorou-as sendo Marcelo. "Não é postiço".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo desafia portugueses a "avançar" com a CDU

Para Jerónimo de Sousa, a escolha pelo PS seria "andar para trás", apelando ao voto na coligação que junta comunistas e "Os Verdes" nos sufrágios europeu, da Madeira e legislativo.
Sondagens

Legislativas: PS à frente mas sem maioria absoluta

1562
Uma sondagem SIC/Expresso com ISC/ISCTE coloca o PS como o partido mais votado, com 37%, mas sem maioria absoluta. PSD fica com apenas 25%, BE cai e Aliança surge com 2% atrás do PAN.
Eleições Europeias

João Ferreira. Governo nem sequer é de esquerda

1500
O cabeça-de-lista da CDU às europeias sublinha que os quatro últimos Orçamentos foram do PS, apesar dos votos de PCP, PEV e BE, e diz que o Governo é um executivo minoritário dos socialistas.
CDU

João Ferreira pede uma "outra Europa"

155
O cabeça de lista da CDU às eleições europeias defendeu uma mudança de fundo para alcançar uma "outra Europa". Na apresentação oficial, negou ser anti-europeísta e atacou a direita - onde inclui o PS.
CM Porto

CDU: Rio "só podia saber" de obra na Arrábida

A CDU/Porto acredita que o ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, "só podia saber" do processo que viabilizou uma obra na Arrábida como "condição negocial" para os acordos do Parque da Cidade.
CDU

"Temos que recuperar a soberania monetária do País

870
Em entrevista ao Público, João Ferreira fala na zona euro e de como Portugal deve fazer prevalecer as suas políticas em relação às da União Europeia. Fala ainda do Brexit e de novas alianças.
Eleições Europeias

João Ferreira volta a encabeçar a CDU às Europeias

108
O eurodeputado comunista João Ferreira é atualmente um dos três deputados eleitos da CDU para Bruxelas e Estrasburgo. O próximo sufrágio para o Parlamento Europeu está marcado para 26 de maio de 2019.
CDU

Quem é a "mini Merkel", a nova líder da CDU?

AKK, como é conhecida, era secretária-geral do partido que agora lidera. A sucessora de Merkel, que recusa ser chamada de "mini", conquistou cargos políticos que nunca outra mulher tinha conquistado.
Sondagens

BE e PSD perdem intenções de voto na rentrée

185
Um verão marcado pelo caso Robles e críticas a Rui Rio terão custado, respetivamente, 1,7% e 3,1% das intenções de voto no Bloco de Esquerda e Partido Social Democrata entre julho e setembro.
Parlamento

Siga aqui o debate quinzenal em direto

É o primeiro frente-a-frente na Assembleia da República, depois da conturbada eleição de Fernando Negrão como líder parlamentar do PSD. Acompanhe o debate quinzenal em direto
Alemanha

CDU aprova coligação e elege secretária-geral

Annegret Kramp-Karrenbauer, conhecida na Alemanha como "mini-Merkel", foi designada há uma semana por Merkel e eleita esta segunda-feira secretária-geral da CDU.
Alemanha

Angela Merkel criticada dentro do próprio partido 

A vida da chanceler não está fácil. Depois da magra vitória eleitoral e do falhanço nas negociações com FDP e Verdes, Merkel é agora criticada dentro da CDU pelas pastas importantes que cedeu ao SPD.
Eleições Legislativas

Sondagem. PS continua tendência de queda

3223
Os incêndios retiraram popularidade a António Costa: se as eleições fossem hoje, o PS ganharia as legislativas, mas sem maioria absoluta. À esquerda houve ligeiras quedas, à direita pequenos ganhos.
Autárquicas 2017

PCP não vai "alimentar arranjos artificiais"

151
O secretário geral do PCP afirmou que não vai contribuir para "replicar" soluções para as autarquias como as do Governo e acusou a comunicação social de "criar falsos conflitos" entre o PCP, PS e BE.
Almada

Inês de Medeiros: as polémicas antes da vitória

Inês de Medeiros, nova presidente da Câmara de Almada, foi alvo de polémica em 2010 por o Parlamento lhe pagar viagens semanais para Paris. E por ter desvalorizado uma eventual mentira de Sócrates
Jerónimo De Sousa

"Hostilização" do PCP provocou resultado eleitoral

555
"Não se pode omitir o quadro de hostilização que acompanhou a intervenção do PCP e da CDU ao longo dos últimos meses e a sua negativa influência na afirmação do nosso trabalho", afirmou.
Autárquicas 2017

Lisboa à beira de uma "geringonça"

462
O PS ficou a um mandato da maioria na Câmara. O CDS ultrapassou o PSD, mas juntos têm mais lugares do que tiveram coligados. A CDU manteve e o BE conquistou um lugar. A noite e as contas em Lisboa.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: e agora, Passos?

Pedro Passos Coelho admitiu não se recandidatar à liderança. Miguel Pinheiro e Vítor Matos comentam os possíveis efeitos do resultado eleitoral na cúpula do PSD
Autárquicas 2017

Caça ao voto: Cristas em alta e descalabro do PSD

O mau resultado do PSD, a vitória de Cristas e o polémico discurso de Rui Moreira na hora da vitória no Porto. Comentário em direto do diretor, Miguel Pinheiro, e do editor de Política, Vítor Matos
Autárquicas 2017

Caça ao voto: Cristas em alta e descalabro do PSD

O mau resultado do PSD, a vitória de Cristas e o polémico discurso de Rui Moreira na hora da vitória no Porto. Comentário em direto do diretor, Miguel Pinheiro, e do editor de Política, Vítor Matos.
Autárquicas 2017

Comparómetro em vídeo das 3 arruadas no Chiado

Fernando Medina e António Costa, do PS, João Ferreira e Jerónimo de Sousa, da CDU, e Assunção Cristas, do CDS, desceram o Chiado com poucas horas de diferença no fim da campanha. Compare as imagens
Autárquicas 2017

Arruadas. O que fica quando a caravana passa

Depois da arruada passar há quem fique enervado, quem fique a sorrir ou quem fique a chorar por não ter emprego. Mas a julgar pelos eleitores não é na rua que se ganham votos.
Autárquicas 2017

Os melhores momentos dos 14 Carpool Autárquicas

Sustos, polémicas, gargalhadas e outras peripécias das entrevistas do Observador aos candidatos enquanto viajavam pelos seus concelhos. Um best of com as tiradas de Isaltino, Leal Coelho e companhia
PCP

OE 2018. PCP resiste por mais 10 euros nas pensões

O líder comunista insistiu num novo aumento de 10 euros em todas as pensões para 2018 para recompensar as rugas de "vidas de trabalho e luta" nas caras de reformados.
Autárquicas 2017

Bernardino adjudica milhares a ex-vereador da CDU

3419
O município de Loures, liderado por Bernardino Soares, e mais três juntas de freguesia da CDU, contrataram por ajuste direto uma empresa de comunicação de um antigo vereador da CDU na autarquia.
Autárquicas 2017

BE vs CDU: troika, a raposa e as uvas em três atos

Começou com uma crítica às autarquias por Catarina Martins, incluiu o recurso a uma fábula por parte de Jerónimo de Sousa e acabou (até ver) com um discurso conciliador da coordenadora do Bloco.
Autárquicas 2017

Ilda Figueiredo: "O Bloco pode dizer o que quiser"

O adversário do BE "não é homem que esteja na rua diariamente como os candidatos da CDU". E Moreira e Pizarro não usaram o saldo de 66 milhões "por incompetência e incapacidade", acusa Ilda Figueiredo
Sondagens

Sondagem. PS perde terreno para o PSD

992
O PSD sobe 0,6% no barómetro SIC/Expresso de setembro, em sentido contrário ao PS, que perde meio ponto. Mesmo assim, os partidos à esquerda recolhem 56% das intenções de voto.
Loures

Bloco critica "jobs for the boys" em Loures

972
Caso do jurista do PSD no lugar de veterinário, noticiado pelo Observador, leva candidato do Bloco de Esquerda, Fabian Figueiredo, a denunciar política de "jobs for the boys" no município de Loures.
Loures

Loures. Um jurista no lugar do veterinário

2654
Câmara de Loures colocou jurista do PSD a chefiar unidade de serviços veterinários. Sindicato diz que cargo tem de ser ocupado por um veterinário. CDU e PSD negam nomeação partidária.
Autárquicas 2017

CDU apresentou candidaturas a 304 municípios

A CDU apresentou candidaturas para as eleições autárquicas de 1 de outubro a 304 dos 308 municípios, de acordo com dados fornecidos pela coligação esta terça-feira.
Parlamento

Aprovado projeto de lei do CDS "anti-eutanásia"

1170
CDS apelou ao consenso “sem preconceitos ideológicos", PSD votou a favor, esquerda criticou "lei anti-eutanásia" mas absteve-se. Diploma é sobre os direitos das pessoas doentes e em fim de vida.
CDU

Sesimbra. Morre presidente Augusto Pólvora

O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, morreu este domingo em Azeitão, vítima de doença, disse à agência Lusa a vice-presidente do município
Política

Jornadas parlamentares, karaoke, dardos e jantares

Trabalho é trabalho, cognac é cognac. O que acontece quando os grupos parlamentares fazem as malas e vão dois dias para fora? As jornadas parlamentares têm trabalho mas também gin. E até karaoke.
Autárquicas 2017

Heloísa Apolónia candidata-se à Câmara de Oeiras

A deputada do Partido Ecologista "Os Verdes", Heloísa Apolónia, é a candidata da Coligação Democrática Unitária à Câmara de Oeiras nas autárquicas de outubro, anunciou esta sexta-feira a CDU.
Autarquias

Autárquicas: CDU recandidata vereador Queirós

Francisco Queirós, professor de história e atual vereador a tempo inteiro, vai encabeçar a lista da CDU (Coligação Democrática Unitária) à Câmara de Coimbra, anunciou esta força política.
Sondagens

Sondagem. PS reforça vantagem sobre PSD

853
Quase 10 pontos separam, em março, os dois partidos. A maior distância é ajudada quer pela subida do PS quer pela descida do PSD. Só o BE não mexe.
Assembleia Da República

Sondagem. PSD obtém pior resultado desde eleições

1872
Quase nove pontos separam o PS do PSD. E nem juntos sociais-democratas e centristas conseguiriam alcançar a votação do PS, caso as eleições fossem hoje. É o resultado da sondagem SIC/Expresso.
Eutanásia

Eutanásia. Verdes, BE e PAN anunciam propostas

CDS antecipou-se à discussão e mudou a agulha: em vez de falar de eutanásia quer falar de direitos em fim de vida. BE "sem pressa" avança com anteprojeto que ficará em debate. PEV e PAN também avançam
Eleições

CDU quer "fecho de ciclo" na Câmara de Lisboa

João Ferreira, que foi anunciado hoje como candidato oficial da CDU às autárquicas em Lisboa, defende que as eleições deste ano podem ser "o fecho de um ciclo" na gestão da capital.
Sondagens

Sondagem. PS reforça liderança

298
Socialistas mantêm a tendência de crescimento, no estudo de opinião para o Expresso/SIC. O partido de António Costa já só precisaria de um partido à sua esquerda para obter a maioria absoluta.
Política

O que eles disseram há um ano (e ninguém percebeu)

120
Faz um ano sobre uma estranha noite eleitoral. Os discursos dos líderes tinham mensagens subliminares que só eles sabiam ler. O Observador descodifica o futuro a partir do que foi dito naquela noite.
Sondagens

PS distancia-se do PSD

277
A sondagem da Eurosondagem do início deste mês mostra uma maior distância entre o PS e o PSD. Cristas registou salto de popularidade e o BE a maior queda.
Galp

Autarcas do PS e da CDU aceitaram convites da Galp

6270
À lista onde já constam governantes e um deputado do PSD, juntam-se também dois autarcas, de Sines (PS) e de Santiago do Cacém (CDU), que viajaram com a Galp para ver o Hungria-Portugal, em Lyon.
Legislativas 2015

PR não quer Governo à esquerda e desafia deputados - como aconteceu

2267
Cavaco lamenta falta de acordo de Bloco Central e "interesses conjunturais" e avisa que tradição manda nomear Passos como PM. PS indica Ferro para presidente da AR e César para líder parlamentar.
Legislativas 2015

PR deve exigir por escrito três condições a Costa

488
Marques Mendes está convicto que PR empossa Passos e que este deve formar Governo "forte", mas, se vier a acabar na oposição, será fácil ter "maioria absolutíssima" em novas eleições.
Legislativas 2015

PCP: votar caso a caso (e nem sombra de orçamento)

1296
Editorial do Avante! perspetiva o PCP fora do Governo, a analisar medida a medida as propostas do PS. Dirigente comunista garantiu hoje que negociações com o PS não passaram pelo 1º orçamento.
Legislativas 2015

Nas aldeias das esquerdas. "Então, temos Governo?"

303
Nas freguesias onde CDU e Bloco tiveram maior percentagem de votos, poucos estão convencidos de que vai haver Governo à esquerda. Desconfiam do PS. Os que acreditam, querem um ministro PC no trabalho.
Presidenciais 2016

Deixou a batina pelo PC, mas "o marxismo não é fé"

619
Edgar Silva foi padre, saiu desiludido do sacerdócio e é o candidato presidencial do PCP. Defende, no entanto, que marxismo e cristianismo não são antagónicos e recebe elogios dos adversários.
Legislativas 2015

7 dados que faltam para saber que Governo teremos

285
Até onde cedem PCP e BE? Como fica o programa de Centeno? Que hipóteses tem ainda Passos? E que papel terá o Presidente - este e o próximo? Sete dados em aberto que vão determinar que Governo teremos.
Legislativas 2015

Direita vira-se para Belém: "O PR dá-lhes posse?"

561
À direita, todos os olhos estão postos no Presidente. Há quem espere que Cavaco não dê posse a um Governo PS+PCP+BE ou, no mínimo, que os obrigue a um acordo escrito. Virá aí um governo de gestão?
Legislativas 2015

"Se começar a cheirar a Syriza", mercados reagem

7299
Dois bancos de investimento de Londres mandaram analistas a Lisboa para saber se Costa admite mesmo um Governo com PCP e BE. Os avisos chegaram cá: a crise pode voltar se houver conflito com a troika.
Legislativas 2015

5 pontos em que há acordo. E o que está em aberto

384
António Costa chamou-lhe uma reunião "largamente inconclusiva", mas as 2h45 de reunião não foram tempo totalmente perdido. PSD, PS e CDS chegaram a acordo em 5 pontos. E sim, deixaram muito por fazer.
Legislativas 2015

A lógica da batata

6066
Querem vender-nos esta lógica: não pode haver um governo que 61,5% do eleitorado não escolheu. E que é melhor um liderado por um partido em que 67,6% dos eleitores não votaram. Chamam-lhe democracia.
Legislativas 2015

Esquerda unida: 13 leis para cair. 28 para impor

4544
Alterar a lei das rendas, baixar o IVA da restauração, repor as 35 horas e dois feriados. Votos da maioria de esquerda na AR podem revogar 13 leis deste Governo. E impor 28 que antes não passaram.
Legislativas 2015

Um bocadinho de cinismo a mais, não?

960
O Presidente da República fez o que tinha de fazer. É a hora de forçar Passos a um consenso interno, de devolver o PS ao discurso do centro. Os próximos dois anos não podem ser deitados à rua.
Legislativas 2015

Costistas preocupados com a 'pasokização' do PS

352
Porfírio Silva e Manuel Alegre alertam que se o PS for responsável pela continuação deste governo, correrá o risco de ser comido pelos partidos da extrema-esquerda, à semelhança do caso grego.
Legislativas 2015

O que negociaram, onde se aproximam e o mais difícil

144
Pensões, IVA e educação são linhas vermelhas entre PS e coligação. Mas, no último ano, foram vários os diplomas do PSD/CDS que os socialistas viabilizaram.
Legislativas 2015

Onde a coligação perdeu mais e menos votos

272
A coligação Portugal à Frente perdeu votos em todos os distritos. Braga e Algarve são distritos com os resultados mais distintos.
Legislativas 2015

PS deve viabilizar programa de governo de Passos - como aconteceu

1543
Reações no Eurogrupo às eleições portuguesas. Schäuble felicita, mas adverte. Por cá, Costa anuncia que vai propor congresso. BE volta a chamar PS para o diálogo.
Legislativas 2015

O povo falou, ganharam todos, perderam todos

397
O óbvio deve ser dito e reconhecido. Ganhou a coligação, venceram Passos e Portas. Mas perderam quase 700 mil votos e 26 deputados. Votaram na coligação os convertidos e os mesmos de sempre.
Legislativas 2015

7 coisas a saber para poder discutir as eleições

718
Partidos do arco da governação sofrem erosão, Passos não vai ter vida fácil com Costa e Costa não vai ter vida fácil com críticos. O que estas eleições nos dizem sobre o futuro.
Legislativas 2015

Paulo Ferreira: "Não vem nos manuais. Mas aconteceu"

372
Na hora da verdade, António Costa teve sentido de Estado e recentrou o PS depois de o ter encostado mais à esquerda.
Legislativas 2015

A Avenida separou o êxtase da resignação

O discurso do PCP era de grande vitória e esperança. Mas o ambiente vivido no número 170 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, era morno quando se olhava para o lado de lá da rua.
Legislativas 2015

As 6 tarefas mais urgentes de Passos

153
Formar um novo Governo, aprovar o Orçamento, escolher um candidato a presidente da AR, definir a estratégia presidencial. Estas são algumas das prioridades (e dores de cabeça) do primeiro-ministro.
Legislativas 2015

Marina Costa Lobo: "É agora o consenso?"

Neste momento, a grande clivagem definidora de coligações e compromissos é a europeia. Sendo assim, o PS estará mais próximo dos partidos da coligação. Desde que estes sejam capazes de moderar também.
Legislativas 2015

Os vencedores e os derrotados. Em fotos /premium

149
No deve e haver das contas eleitorais, há quem tenha ganho e quem tenha perdido de forma clara. Aqui fica a nossa lista.
Legislativas 2015

Helena Matos: "E é assim"

263
Depois de ter perdido as eleições por não ter colocado o PS ao centro, Costa tem duas hipóteses: ou negoceia com Passos e Portas ou coloca o PS a reboque do BE. Mas talvez já não tenha tempo.
Legislativas 2015

Luís Bernardo: "Derrota humilhante. Perda de respeito"

6763
A forma como conquistou o partido, a contradição de líder que vence por poucochinho ter que sair e líder que perde claramente querer continuar (...) é do político que perde o respeito por si próprio.
Legislativas 2015

Vitor Cunha: "A verdade dos resultados. E Marcelo"

Nas circunstâncias atuais, a Presidência não pode ser ocupada por líder de facção e só um português que o País respeite tem condições para conduzir um processo político atribulado
A página está a demorar muito tempo.