771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

CDU

A História do Dia

Afinal, ainda é possível um Governo de esquerda?

Os partidos da esquerda estão a conversar. Juntos têm (até ver) mais deputados do que AD e IL. Onde vão dar estas negociações? Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
E o vencedor é...

BE soa os alarmes, o impasse continua

O Bloco de Esquerda quer um bloco estável à esquerda, o Chega quer interferir no Governo e a IL "mete-se em bicos de pés" e pisca o olho a uma "ADIL". Ou alguém cede ou vamos todos votar (outra vez).
Noticiário

00h. PR começa a ouvir partidos esta terça-feira

Marcelo vai ouvir todos os líderes partidários na sequência do resultado das eleições legislativas. Será à vez, do menos votado para o mais votado, o primeiro é o PAN.
Legislativas 2024

PCP: menos 100 mil votos no Alentejo desde 1976

Em 1976, o PCP conseguia 126.265 votos no Alentejo. Nas eleições deste domingo, a CDU obteve um total de 24.945 votos na região conhecida por ser um antigo bastião comunista.
Noticiário

15h. PCP reúne-se para analisar resultados

A CDU viu o grupo parlamentar reduzido de 6 para 4 deputados, o pior resultado de sempre em eleições legislativas. Ainda neste jornal, Medina não está preocupado com "estabilidade" depois de ontem.
Explicador

AD tem condições para governar sem apoio do Chega?

Quais as condições de governabilidade depois da vitória da AD pela margem mínima? O Chega pode interferir numa eventual solução governativa? Debate com os partidos que conseguiram assento parlamentar.
E o vencedor é...

Os votos no ADN foram mesmo um engano?

Rui Tavares ganha amigos na AR e a AD mostra "amadorismo" ao deixar para o último dia a confusão entre AD e ADN. Ventura dispara contra "sondagens erradas" e os comentadores que "maltrataram" o Chega.
Fora do Baralho

Chega é protagonista, Pedro Nuno ficou "aliviado"?

Confusão entre ADN e AD? Mostra o grau de amadorismo. Pedro Nuno entregou a vitória à AD e já está pronto para "ser oposição". Nuno Melo continua igual a si próprio, é "um atrelado de Montenegro".
Legislativas 2024

Na derrota, Raimundo vê outro lado: "CDU resiste"

A CDU não elegeu por Beja, o último bastião comunista. Apesar do "resultado negativo", Raimundo realça: "a CDU resiste" no Parlamento.
Emissão Especial

Raimundo fala em "desenvolvimento negativo"

Paulo Raimundo, líder da CDU, deixa duras críticas aos resultados obtidos pela AD. Reforça ainda que os trabalhadores  podem continuar a contar com a CDU para defender os seus direitos.
E o vencedor é...

Sondagens? É preciso ter cautela

A mensagem equilibrada de Marcelo que conseguiu voltar a ser o "presidente de todos os portugueses". E será que vale a pena "acreditar" nas sondagens quando ainda há tantos indecisos?
Resposta Pronta

"As eleições estão completamente em aberto"

João Pacheco garante que há eleitores que ainda não decidiram em quem votar. Sobre a declaração de Marcelo, o politólogo diz que o PR passou bem a mensagem, mas não tem efeito direto na participação.
Legislativas 2024

Sondagem. AD à frente com 29%, PS a cinco pontos

Última sondagem diária da CNN/TVI dá vitória à Aliança Democrática com 29% das intenções de voto. PS fica-se com 24%, Chega angaria 13%. IL em quarto com 5%. 14% não sabem em quem votar.
Emissão Especial

Raimundo faz sopa e lava roupa quando vai a casa

O jornalista João Gama conversou com o secretário-geral do PCP na noite de 4 de março. Paulo Raimundo confessa que tem saudades de casa, mas a luta fala mais alto.
Direto à Campanha

Vem aí o sprint final para conquistar os indecisos

No último dia de campanha, fazemos uma ronda pelos repórteres que andam na estrada e acompanham de perto as caravanas dos candidatos. Bruno Costa analisa os destaques e as linhas de cada partido.
E o vencedor é...

A terceira força política? Os indecisos

Os Óscares são no domingo, e por cá o óscar de "melhor maquilhagem" vai para os antigos líderes que apareceram a desfilar. O cardápio de partidos é grande. Será que é isso que aumenta a indecisão?
Legislativas 2024

Raimundo dramatiza e quer o voto de desalinhados

Raimundo despediu-se de Lisboa a dramatizar o voto à esquerda, desde os que "não concordam connosco em tudo", aos "indecisos" e a quem cedeu à "chantagem" do PS. Quer ser a surpresa de 10 de março.
Noticiário

12h. Penúltimo dia com AD e PS no norte do país

Em Gondomar, Pedro Nuno Santos voltou a pedir uma maioria. Já na arruada da CDU Paulo Raimundo garante não ter “linhas vermelhas” para negociar com o PS.
Direto à Campanha

Chuva vai estragar a festa de PS e AD no Porto?

Pedro Nuno e Montenegro querem um banho de multidão no Porto, mas a chuva pode estragar os planos aos candidatos. Jerónimo de Sousa discursou e garantiu que é errado apontar para uma "morte" da CDU.
E o vencedor é...

Livramo-nos dos bidés, mas não do dia de reflexão

No sábado só se fala de marte e flores. Porquê? O Estado acha que pode confundir os eleitores a falar de política. Ainda os comentadores de televisão e o "mau exemplo" que dão ao estarem em campanha.
Noticiário

20h. Jerónimo ataca "construtores de cenários"

Durante um discurso em Évora, esta tarde, Jerónimo de Sousa apontou o dedo a quem está a escolher "vencedores antecipados" e pede um reforço de votação na CDU para lhes "trocar as voltas".
Direto à Campanha

A força da rua e o comício com percalços

Pedro Nuno na rua a mostrar "a viragem face às sondagens" e Montenegro em êxtase com mais duas figuras de destaque: Rui Rio e Marques Mendes. De Espanha, chega um "reforço de peso" para Ventura.
Noticiário

9h. CDU quer ser a "surpresa" da noite eleitoral

Paulo Raimundo mostra-se confiante num bom resultado no dia 10 de março e diz que a CDU vai ser a "surpresa da noite eleitoral". Ainda neste jornal, o rescaldo da "super terça-feira" nos EUA.
Legislativas 2024

"Este não é um partido de velhos"

Antes da arruada no Rossio, membros da JCP preparavam a ação. Paulo Raimundo elogiou a "criatividade", que, em forma de cartolina, atingiu Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro.
Direto à Campanha

PS e AD à caça dos indecisos

Pedro Nuno, de capacete e colete, a mostrar a obra e Montenegro, de arruada em arruada, a mostrar que é do povo. IL dá tudo por tudo para contrariar o voto útil na AD que acusa de "pressão ilegítima".
Noticiário

6h. Professores aposentados? "Não é solução"

Num comício da CDU, Mário Nogueira diz que “andam aí” aqueles que prometem e não cumprem. FENPROF considera proposta do PS "insuficiente".
Noticiário

4h. Raimundo. "Voto na CDU é hat trick"

Paulo Raimundo encontra três razões para os eleitores votarem na CDU: por propor soluções, por ter poder para condicionar outros partidos a e para combater a direita. "Um hat trick",
Noticiário

13h. AD acredita em "vitória inequívoca"

O líder social-democrata refere que está em marcha uma mudança política em Portugal. Ainda neste jornal, o secretário geral do PCP defende a construção de um novo hospital público em Santo Tirso.
Direto à Campanha

A "arrogância" da AD e a "fuga de cérebros"

A norte, Pedro Nuno defende o legado da ferrovia e Montenegro intensifica a campanha e direciona o discurso para os jovens. Raimundo, com um dia cheio, mostra-se confiante com apoio de Jerónimo.
E o vencedor é...

Ilegalidades no Chega? Ventura "chuta para canto"

Candidatos em entrevistas divertidas? Claro. Com jornalistas? A conversa é outra. O financiamento do Chega pode ser sido ilegal e Ventura atira-se às autoridades que "não sabem fazer o seu trabalho".
A História do Dia

Como querem os partidos convencer os indecisos?

Que estratégias vão adoptar os partidos para a derradeira semana de campanha? E que peso têm as sondagens para definir o rumo? Uma conversa com o editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes. 
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: "Está tudo em aberto" nas eleições

Para Marques Mendes, última semana da campanha será "decisiva" e tudo pode acontecer, devido a indecisos. Comentador elogia postura "moderada" de Montenegro e diz que Costa é "trunfo eleitoral" do PS.
Legislativas 2024

Raimundo e Jerónimo juntos para "uma batalhazinha"

Jerónimo de Sousa e Carlos Carvalhas foram os "pesos pesados" que a CDU trouxe à campanha. Jerónimo defende "convergência" de causas como salários e o SNS. Raimundo vê CDU com as "ganas todas".
Noticiário

12h. Jerónimo de Sousa junta-se à campanha da CDU

Não vai discursar, nem vai participar na arruada que começa na Praça do Município, mas vai estar presente. Tiago Oliveira, sucessor de Isabel Camarinha na CGTP, vai também discursar pela 1ª vez.
Noticiário

4h. PCP: PS deve ter "peso na consciência"

Secretário-geral do PCP defende que o voto na CDU é o único voto capaz de combater PS absoluto e direita com saudades da Troika. E diz que encontra no PS um "aparente remorso" pelo estado do país.
Comentário

"Comunistas de Portugal, uni-vos"

Raúl de Almeida alerta para o perigo do enfraquecimento de um partido fundador da democracia. Um cenário em que o colunista do dia apela para a união entre os comunistas portugueses. 
PCP

Raimundo passa (por pouco) teste de popularidade

Será Paulo Raimundo, João Ferreira ou Bernardino que estão à frente das arruadas da CDU? O Observador mediu o pulso às pessoas que se cruzaram com o líder comunista. A nota positiva é por pouco.
Noticiário

16h.BE acusa Montenegro de "esconder" candidatos

A líder do BE acusa Montenegro de "esconder" candidatos que trazem para a AD ideias do Chega. Ainda neste jornal, o PCP diz que Eduardo Oliveira e Sousa não serve os agricultores.
Direto à Campanha

AD tem mais um reforço de peso na campanha

Montenegro está feliz por ver Durão Barroso juntar-se à campanha e Pedro Nuno anda pelo interior onde foi bem recebido. Na Guarda, Ventura continua a enaltecer os "trunfos" que tirou à concorrência.
Explicador

Debate Setúbal: governabilidade, saúde e economia

O debate entre as candidatas pelo círculo de Setúbal ficou marcado pelas divisões quanto aos cenários de governabilidade, a visão económica e o exemplo da Autoeuropa e ainda a sobrevivência do SNS.
Legislativas 2024

Sondagem: AD e PS com empate técnico, Chega desce

A coligação encabeçada por Montenegro lidera intenções de voto, mas mantém empate técnico com PS numa altura em que a maioria de direita encolheu. O número de indecisos continua a crescer.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos