A há muito anunciada recandidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa à presidência do Futebol Clube do Porto foi formalizada esta segunda-feira, noticia o jornal Record. A oficialização da recandidatura — às eleições de 2020 e a um 15º mandato à frente dos dragões — aconteceu numa sessão pública na Galeria dos Bancários do Norte, organizada pela Comissão de Recandidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa.

O presidente da Comissão de Recandidatura do atual líder dos dragões, Fernando Cerqueira, conduziu a sessão, que contou com a presença com alguns apoiantes. Pinto da Costa, atualmente com 81 anos, é presidente do F.C. Porto desde 1982.

Pinto da Costa e as 80 frases que explicam quem é o sócio 808 do FC Porto (e muito mais do que isso)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de uma análise ponderada aos últimos quatro anos, que não têm sido fáceis, sobretudo no que diz respeito ao futebol, com apenas um título nacional, bem como à situação financeira da SAD, consideramos que as próximas eleições são fundamentais para o FC Porto. Estes quatro anos não correram como pretendíamos, mas mantemos a absoluta confiança de que Pinto da Costa vai devolver a hegemonia plena do futebol português”, terá lido Fernando Cerqueira do manifesto de recandidatura, durante a sessão, segundo a TSF

Há uma semana, em entrevista à Rádio Observador, o antigo guarda-redes dos dragões Vítor Baía anunciava a ambição de vir a ascender a um cargo de relevo no clube. Questionado sobre se reafirmava a ambição de um dia ser presidente do clube, respondeu: “Sei que vou ser alguém importante naquilo que é futuro do futebol do FC Porto, disso não tenho dúvida absolutamente nenhuma”.

No entanto, Vítor Baía, que tem sido apontado como possível sucessor de Pinto da Costa — a par, por exemplo, do antigo treinador dos dragões André Villas-Boas, que já manifestou o desejo de chegar à presidência no futuro —, lembrou que o clube “tem um presidente e espero que continue durante mais tempo e vai chegar o momento de uma transição, vai chegar o momento de mudanças. Também digo que não vai ser nada fácil, vai ser muito complicada essa mudança”.

20 Supertaças, 60 títulos no futebol, 1.279 títulos conquistados (e a contar): a era Pinto da Costa no FC Porto

Já em janeiro o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, tinha dado a entender que a recandidatura do atual presidente dos dragões às eleições de 2020 estava em marcha: “Quero que o meu amigo Jorge Nuno Pinto da Costa continue à frente muitos anos. Acabo de subscrever — e acho que fui o primeiro a fazê-lo — a sua recandidatura e, portanto, acho que está muito bem entregue”, afirmou então.