Um conjunto de bonecos de animação a discutir que tipo de filme hão-de fazer, espécie de brainstorming nonsense que só faria sentido com estas personagens. O filme sobre a popular personagem de humor Bruno Aleixo e seus comparsas — Renato e O Homem do Bussaco à cabeça — chegará aos cinemas nacionais em janeiro de 2020 e já tem um trailer, revelado esta segunda-feira.

É precisamente neste vídeo de antecipação que se vê uma discussão à volta da mesa sobre o que pode vir a ser este filme. As conclusões não são muitas, mas o tipo de humor é aquele que tornou Bruno Aleixo popular na internet: a figura idealizada por João Moreira e Pedro Santo começa por dizer “ligou-me um homem que tem uma empresa que faz filmes. E quer que eu lhe faça um filme, lá para a empresa dele”. Renato responde que tem uma ideia: dobrar as vozes de atores (Rogério Samora e Adriano Luz) com as suas próprias vozes. Segue-se uma discussão aleixiana sobre como é que o GPS deve ser montado no carro e a influência que o GPS deve ter ou não na condução. O melhor mesmo é ver o trailer:

O filme poderá ser visto nos “cinemas de jeito deste país e do mundo”, escreveu a conta oficial da personagem humorística no Twitter. Sabe-se, também, que nele estão envolvidos atores como Gonçalo Waddington, José Raposo e José Neto, além dos já mencionados Adriano Luz e Rogério Samora. Pelo trailer, adivinha-se que o filme misturará imagens e diálogos com atores de carne e osso com conversas entre as personagens criadas por João Moreira e Pedro Santo, também eles envolvidos no filme.

Este é o primeiro trailer verdadeiro revelado pelos criadores de “O Filme do Bruno Aleixo”, que foi produzido pela Som & Fúria em parceria com a SIC Radical. Isto porque o vídeo revelado esta segunda-feira segue-se a um “trailer” falso apresentado na feira e evento de cultura pop Comic Con, posteriormente divulgado na Internet, que não tinha qualquer diálogo, tinha apenas um plano e tinha como único momento de ação a altura em que o ator Adriano Luz largava um caderno com que se ocupava (aparentemente, para fazer palavras cruzadas) para se levantar. Esse primeiro vídeo seria uma espécie de mimetização satírica do cinema português — e não será bem isso que se esperará de “O Filme do Bruno Aleixo”.

TRAILER DE: O FILME DO BRUNO ALEIXO

A vossa atenção para: o trailer de O Filme do Bruno Aleixo.

Posted by Bruno Aleixo on Thursday, September 12, 2019

O filme será ainda exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, já este mês. De acordo com declarações de João Moreira, um dos criadores da personagem, à agência Lusa, aborda  “vários episódios” da vida da personagem ficcional, ao mesmo tempo que procura ser uma “homenagem ao cinema”, com referências à cultura pop da sétima arte.