Os rumores já existem desde 2018: será que a Apple vai lançar uma nova versão do iPhone SE, um dos modelos da marca que fez que mais vendeu (e tinha o preço mais acessível)? Agora, foi a vez de Ming-Chi Kuo, um analista da Apple sediado em Taiwan, na ilha Formosa, que tem fama de acertar nos futuros lançamentos da empresa, avança a 9to5Mac, a publicação digital de notícias especializado em Apple .

A parte mais relevante sobre este rumor de Kuo é o preço: 399 dólares (que equivale a cerca de 362 euros). Se a previsão for verdade e o smartphone chegar a Portugal, o valor do equipamento em euros pode ser superior a 500 euros. Contudo, mesmo assim, será o iPhone mais barato lançado pela Apple nos últimos anos. Segundo o 9to5Mac, este lançamento vai ocorrer no primeiro trimestre de 2020.

O analista Kuo avança que o smartphone vai ser lançado em prateado, cinzento e encarnado e vai utilizar os novos processadores A13 da Apple, já utilizados nos novos iPhone 11. Para quem esperava um iPhone SE com ecrã de canto a canto, que tinha ecrã 4 polegadas, os rumores não são os melhores. Segundo Kuo, o iPhone SE 2 vai ter um design semelhante ao do iPhone 8, mantendo o botão físico de menu que funciona como sensor de impressões digitais, e vai ter versões de 64GB e 128 GB.

O iPhone SE — SE é de Special Edition — foi anunciado em 2016 e a versão de 16GB custava 399 dólares. Este foi o último telemóvel anunciado por Steve Jobs, o fundador da Apple, que seguia a filosofia de que “um telemóvel deve caber confortávelmente na mão [do utilizador]”.